Feira de Santana

Governador da Bahia destaca a necessidade de ofertar alimentação escolar também aos sábados e domingos

O governador Jerônimo Rodrigues pontuou que as crianças precisam ter suas barrigas e sonhos alimentados.

14/03/2023 às 16h56, Por Iasmim Santos

Compartilhe essa notícia

Foto: Freepik

Nesta terça-feira (14), durante o evento de abertura das plenárias do Plano PluriAnual (PPA), realizado no Centro de Cultura Amélio Amorim, em Feira de Santana, o Governador do Estado Jerônimo Rodrigues (PT), destacou em seu discurso a importância de viabilizar ambientes escolares que forneçam alimentação de qualidade não somente de segunda a sexta, mas também aos fins de semana. Além disso, Jerônimo apontou a necessidade de mais proatividade dos gestores públicos.

Jerônimo Rodrigues
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Aqui na Bahia precisamos acertar na veia a forma de dinamizar os movimentos sociais, a forma de fortalecer as nossas entidades, a forma de compartilhar essa relação entre o movimento e os gestores públicos. Ninguém está pedindo para mudar de partido, mudar de lado. Eu estou pedindo que a gente se encontre, debata, tome proposições. A gente já caminhou demais, nós já amadurecemos. Nós temos muitas coisas planejadas, prontas, experimentadas, a gente precisa continuar debatendo o que for preciso. Temos que ser mais proativos, resolutivos, e eestou pedindo aonde eu vou, pedindo na condição de companheiro, e não na condição de governador que determina. Eu não cheguei a essa fase, se for preciso eu farei, porque o meu lugar exige isso, mas eu quero compartilhar”, abordou.

Jerônimo reiterou que a alimentação escolar precisa ser servida também aos fins de semana, com o propósito de alimentar as crianças e oferecer mais possibilidades.

“As nossas escolas da rede estadual vão ser abertas aos sábados e se eu puder também aos domingos, quem está na escola, quem está na universidade está em um lugar seguro. Ali não é tia ou tio que está cuidando é um profissional, mas o trato, o jeito, o gesto é de quem é um pai ou mãe cuidando dos nossos. É um ambiente seguro, de aprendizagem, mas a escola é um lugar que tem que ser cada vez mais afirmado como um lugar de inclusão. E uma das inclusões que nós estamos tratando é que durante a semana inteira nós não estamos servindo merenda. Está proibido, na Bahia, o termo merenda na Rede Estadual, é alimentação escolar. Quando o aluno chega de manhã na escola, ele toma um café da manhã com cuscuz, com ovo frito, com banana, com batata, com suco. Ao meio-dia ele tem um almoço de verdade: feijão com arroz, macarrão, carne, seja o que for. Mas aos sábados e domingos nem todos eles têm isso em casa e a escola vai botar comida para eles. Vamos ter que alimentar essa criançada, alimentar a barriga e os sonhos, quem está na escola pode sonhar, com a profissão, com a arte, com o esporte, com uma cultura”, pontuou o governador.

O governador pediu às autoridades presentes mais união, e citou a educação como um dos caminhos prioritários.

“Aonde vocês encontrarem situação de resistência para que a gente possa está com a escola de manhã, aos sábados, para que possa estar funcionando, para fazer um reforço, um debate, um projeto cultural, esportivos, me ajudem. Convençam ‘de boa’, com um convencimento positvo. A escola que a grande maioria não teve, as nossas escolas ou têm ou terão teatro, quadra coberta, campo society, restaurante, salas com ar-condicionado, laboratórios, mas não é só a estrutura física. É professor que gosta de ensinar, que são competentes, que serão melhores remunerados. E eu quero compartilhar com os prefeitos… Se você tiver no seu município, 30 a 40 escolas, comece com uma, abra aos sábados. Pegue aquela comunidade mais carente, viabilize condições de mais professores de mais cozinheiras, para que a gente possa garantir que naquela comunidade a mãe ou o pai saberão que vamos estar cuidando, nós precisamos fazer o nosso papel de gestores”, frisou.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Teve no Amélio Amorim e nem coragem teve de mandar iniciar uma reforma naquele lugar totalmente abandonado. E ainda diz que vai abrir escola sábado e domingo kkkkkkkkkk

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade