Feira de Santana

Funcionários de cooperativa protestam na Câmara Municipal contra falta de pagamento

De acordo com eles, há cerca de dois anos não recebem o 13º salário.

22/11/2022 às 11h53, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Atualizada em 23.11.22 às 7h35

Os funcionários da cooperativa Ativacoop (Cooperativa de Trabalho de Atividades Gerais da Bahia), estiveram na manhã desta terça-feira (22) na Câmara Municipal de Feira de Santana, para protestarem contra a falta de pagamento dos salários.

A maioria dos servidores trabalham na área de serviços gerais nas escolas do município, e segundo eles, os salários já estão atrasados há cerca de dois meses.

“Isso é uma vergonha, porque nós trabalhamos todos os dias, damos o nosso suor, trabalho na parte de serviços gerais, mas tem momento que preciso ficar tomando conta das crianças, tenho que fazer a comida, tenho que dar conta de todo o colégio, eu sou uma pessoa que poucas vezes reclamei do meu trabalho, mas agora está impossível ficar desta forma. Chega no final do mês, e a gente não tem o nosso dinheiro, era para pagar no dia 7, e até hoje nada. Já vai completar dois meses desta forma”, informou um funcionária

Um porteiro que preferiu não se identificar, explicou que as contas estão atrasadas e declarou que não irá mais trabalhar a partir desta quarta-feira (23).

“Eu sou porteiro de uma escola, trabalho todos os dias, chego cedo para abrir a escola, e também fecho a escola. Em respeito aos pais dos estudantes e aos professores, eu trabalhei durante todos estes dias, mas a partir de amanhã, não irei mais trabalhar enquanto não houver o pagamento. As contas na minha casa estão atrasadas. Em todo o município, são quase 400 trabalhadores divididos pelas escolas como no Parque Ipê, Feira IX, Campo Limpo, toda a cidade de Feira de Santana, e estamos passando por isso”, lamentou.

Uma outra funcionária que também preferiu não se identificar, informou que a Cooperativa não pagou o 13º salário dos dois últimos anos.

“Nós temos também o chamado rateio, eles chamam desta forma, mas é como se fosse o 13º salário. Não recebemos esse dinheiro de 2020, nem de 2021 e estamos já preocupados com este ano. Quando a gente pergunta, dizem que não sabem nos responder, mas estamos passando por muitas dificuldades em casa, luz sendo cortada, água sendo cortada. Eu trabalho como assistente administrativo e também vim aqui protestar, porque já são dois meses sem salários, dois anos sem o rateio, e só queremos o que é de nosso direito”, informou.

Ao Acorda Cidade, a secretária de Educação do município, Anaci Paim, informou que todo pagamento é de responsabilidade das empresas que contrataram os funcionários.

“Os salários dos contratados pelas empresas que prestam serviços terceirizados à secretaria de educação e as demais secretarias da prefeitura, são pagos diretamente pela empresa. Então nós só temos aqui agora na secretaria de Educação, uma cooperativa que vence o contrato no dia 22 de janeiro, é o prazo máximo, a não ser que tenha alguma manifestação contrária. Nós estamos trabalhando exatamente para buscar e realizar outras alternativas que possibilite a integralização do quadro de pessoal, a exemplo de seleção pública que a secretaria de administração está organizando. Para o caso específico, as empresas que atuam aqui, que contratam pessoas, onde os serviços são terceirizados, o contrato é feito pela empresa e o pagamento também é feito pela empresa, a secretaria não paga esses funcionários porque eles são contratados dessas empresas. Uma cooperativa que atrasou o pagamento neste mês e está adotando as medidas para a solucionar a questão. Pagou parcialmente alguns, mas ainda não efetivou o pagamento da totalidade dos funcionários que são empregados da empresa”, disse.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eu queria saber se tem previsto de quando vão fazer o pagamento porque conta não espera não viu meu Deus que humilhação e essa que estamos passado jesus

  2. O que está acontecendo com a prefeitura da nossa cidade quase todos as semanas ultimamente estamos vendo noticiários de pessoas que prestam serviços aos órgãos públicos da nossa cidade paralisando as suas atividades por falta de pagamento dos seus salários é preciso o prefeito Colbert Martins da Silva tomar as medidas cabíveis para organizar o setor de prestação de serviços junto à prefeitura só lembrar que o orçamento destinado aos compromissos da prefeitura ele é disponibilizado para cumprir as obrigações necessárias na gestão da cidade

  3. O mais errado é o povo. Que nas próximas eleições votam nesses mesmos vereadores da oposição que votaram contra o repasse da verba para a prefeitura e acabam se elegendo de novo.

  4. Aqui na UBS do irmã Dulce os funcionários estão a mesma coisa salários atrasados
    Sempre quem sofre somos nós que dependemos de atendimento nas unidades

  5. É sempre a mesma coisa, isso não acaba nunca, e o povo só sofre…….
    Enquanto isso os vereadores se agridem na Câmara.
    ISSO É UMA VERGONHA!!!!

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade