Feira de Santana

Feirantes da Marechal Deodoro relatam falta de espaço para colocar bancas em calçadas: "Vamos trabalhar na rua"

Segundo eles, as bancas já estão nas extremidades do meio-fio.

12/12/2023 às 12h24, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Feirantes da Marechal Deodoro
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

A reportagem do Acorda Cidade flagrou na manhã desta terça-feira (12), um desentendimento entre feirantes, que trabalham na Rua Marechal Deodoro, e agentes que prestam serviço para a Secretaria de Prevenção à Violência de Feira de Santana.

Feirantes da Marechal Deodoro
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Segundo os feirantes, foi determinado que todas as bancas fiquem nas extremidades do meio-fio, deixando um amplo espaço para que os pedestres possam trafegar pelo passeio, mas na manhã desta terça, os agentes pediram para que as bancas fossem mais recuadas.

Feirantes da Marechal Deodoro
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Ao Acorda Cidade, Edneide Ribeiro, presidente da Associação dos Feirantes da Rua Marechal Deodoro, citou que uma colega quase foi atropelada recentemente, pelo fato da banca ficar na ponta do passeio.

Feirantes da Marechal Deodoro
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Nós já conversamos com o major Moacir, ele pediu que a gente recuasse as bancas e organizasse, e como observamos aqui, está tudo organizado, recuado, já estamos na ponta do meio-fio, próximo onde os carros, motos, caminhões passam. Ou seja, eles querem que a gente desça mais ainda e não tem condições. Tem uma colega ali na frente por exemplo, que ela quase foi atropelada pelo fluxo de caminhão que passa por aqui, nossas barracas já estão praticamente na rua”, afirmou.

Feirantes da Marechal Deodoro
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Melinda Santos Jesus, também é feirante e trabalha na Rua Marechal Deodoro há cerca de 12 anos. Ela contou à reportagem do Acorda Cidade, que além das determinações, existem ameaças por parte dos agentes.

Feirantes da Marechal Deodoro
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“A gente não aguenta mais essa perseguição, a gente quer organização, mas perseguição não. Precisamos trabalhar e levar o nosso sustento para casa, não queremos ficar recebendo ameaças do rapa. Todos os dias eles pedem para encostar mais e mais, mas dessa forma, a gente vai parar na rua? Vai ser acidentado pelos carros? Nós tivemos uma reunião com o secretário, eu tirei fotos e ficou combinado que seriam três metros de recuo. Nós queremos respeito, mas eles vêm com truculência”, declarou.

O secretário de Prevenção à Violência, Moacir Lima esteve presente conversando com os feirantes.

Ao Acorda Cidade, ele informou que este foi um acordo feito com os próprios trabalhadores, por conta do grande fluxo de transeuntes neste período do Natal.

“A princípio, nós iríamos colocar estas pessoas ali na pista, mas houve uma ponderação deles, que poderíamos organizar aqui no alinhamento do passeio, deixando um espaço de quatro metros de distância da porta da loja. Com este acordo, não traz dificuldades nem para os lojistas, muito menos para os feirantes. Fizemos isso pois é momento de Natal, um momento que há a necessidade de incrementar as vendas e o interesse do município não é prejudicar ninguém, o que o município quer, é organizar para que todos possam comprar e todos possam vender”, afirmou.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Comércio NÃO é lugar de feira, de feirantes, tem o centro de abastecimento, , faz o mesmo que foi feito na Sales Barbosa,, acaba com essa desordem, muita sujeira

  2. Prefeito, o Sr. É autoridade na cidade, limpa essa marechal,os donos de loja pedem socorro, não dar pra conviver com tanta sujeira e baixaria

  3. Uma grande bagunça na Marechal , infelizmente o prefeito não conseguiu e não quis resolver e toda a população sofre com está desordem ,comerciantes ,feirantes e consumidores .

    1. Quem não precisa levar o pão pra mesa??? Todos precisamos.
      Lá no texto, foi falado que já existe o centro de abastecimento com essa finalidade. Já pensou se cada pessoa resolve colocar uma barraca na marechal? Se você pode, eu também posso, o outro também, todos podemos.
      Sai todos os feirantes do centro e vão todos para a marechal.
      Isso é a permissividade que foi comentada. Se não fosse deixado acontecer ao longo dos anos, não teria essa bagunça de agora.
      Não é desejar o mal pra ninguém.
      Deu pra entender?

  4. Essa polêmica toda, só mesmo pelo simples motivo que querem ajustar uma coisa que não tem ajuste.
    A permissividade ao longo dos anos, onde de um lado políticos com medo de perder a eleição, enquanto que do outro lado, políticos que querem ganhar a eleição, acabam produzindo esta confusão.
    Por mais desagradável que possa parecer, a verdade é que não deveria ter nenhuma feira livre bem no centro de uma cidade, onde desde o ano de 1977, existe o Centro de Abastecimento, exatamente com a finalidade de abrigar todos os feirantes.
    Quando da sua inauguração, todos seguiram para lá, e com pouquíssimo tempo alguns voltaram para a Mal. Deodoro, sob a alegação de que o movimento estava fraco, a prefeitura foi deixando, ao mesmo tempo outros foram voltando, para então vivermos o caos atual.
    Os feirantes lá no “Centro”, continuam por lá. Enquanto os que voltaram, não aguardaram os seus cliente por lá, optando em retornar à esta situação, que atrapalha a eles mesmos. Se os outros ganham o seu pão lá pelo “Centro”, por que motivo estes também não podem?
    Todos duvidamos que alguém resolva isto.
    Aquelas duas faixas de trânsito da Marechal Deodoro, observei hoje ao passar por esta rua, e pude presenciar carro e moto transitando nos dois sentidos, nas duas faixas.
    Fábrica de malucos, aquilo ali.

  5. Os lojistas estão tirando as coisas de dentro das lojas e pondo na rua , a center móveis mesmo sábado ali na conselheiro tava com varia camas na calçada , a casa do sofá pós fogão mesas camas na calçada , e várias outras lojas tbm estão fazendo isso , fora os ambulantes que andam com carros de mão com verduras param vários uns pertos dos outros , e o pedestre q se vire , fora os carros na marechal estacionados de qualquer jeito, a SMT passa lá e finge q não vê nada

  6. Isso não é vdd, eu vi o pessoal trabalhando e organizando a feira da marechal, até comentei com um feirante e o pessoal do “rapa” estão agindo com muita educação e tentando organizar, o problema é que pra alguns nada está bom e sempre querem mais. Um local que já não era pra eles estarem e ainda tá ruim. Infelizmente só pensam no seu umbigo

  7. Eu sou aí de feira ,faz muito tempo faz 33 anos q sair daí vir pra sp.mad sempre q vou aí e vejo q nada mudou e muito vendedor ambulnte ,aliás a em toda grande cidade .e falta de organização do poder público.

  8. Os feirantes rdclamam como se tivesse direito ao espaço, mas não tem. Os feirantez deveriam estar em feiras livres, nos baorros ou em pontos adequados, como ruas internas. Em algum momento um orefeito de verdade vai partir pra c8ma e acabar com isso; o adpecto do centro é muito feio com essas barracas tomando toda a rua. Estão cobrando um direito que não lhes assiste.

  9. Vai ter q relocar os lojistas para o shopping popular e deixar os feirantes na Marechal.
    Pois se tirar os feirantes a arrecadação da cidade vai cai..

  10. Eu apenas acho que esses feirantes não tem direito algum de tá pondo barracas onde pessoas passam e provavelmente tem mães de família com crianças recém nascidas e entre outras que passam e mal mente tem espaço para passa em ir nas lojas e tal por conta de barracas…. Então esses feirantes tem q procurar tomar vergonha na cara e se por no lugar deles e por em mente q eles estão errados

  11. Esta galera não tem jeito mesmo. Ocupa espaço indevido, não pagam nada pra estar ali, sujam tudo que tem direito, colaboram para o desordanenamento da cidade e ainda colocam queixo. Lugar de feirante é na feira e não no centro da cidade!

  12. Enche a marechal de polícia, quero vê não sair, oxe não fica um, ninguém gosta desse povo, bagunceiro, gritando o tempo todo nas ruas , só falam palavrão, fora

  13. Falta vontade das autoridades, exercer seu papel de poder moderador e mantenedor da ordem. É mandar retirar as barracas e realocar elas para o centro de abastecimento, que é o local de vender frutas. Quem não quiser obedecer abordem, que seja punido no rigor da lei.

  14. “DESORDEM, BAGUNÇA E LIXÃO NO CENTRO DA CIDADE: É deprimente. Só em Feira de Santana mesmo pra ter uma coisa dessa. Centro da cidade e o tal do Prefeito permite um caos desse. É omissão. E olha que gastou nosso dinheiro pra restaurar toda Rua. Calçada para PEDESTRE e via publica para TRANSITO INVADIDA/OCUPADA por uma “FEIRA”. É falta de ação e determinação de um Prefeito. E quando for IMPLANTADA a ZONA AZUL, como ficará esse ESPAÇO INVADIDO/OCUPADO por essa “FEIRA”? E essa CIDADE é uma METROPOLE, e não uma cidadezinha qualquer nos cafundó do Judas. Falta um Prefeito, um Gestor, um Administrador para agir como se deve e acabar com isso aí,

  15. Todo mundo precisa trabalhar, porem esta muito melhor agora porque antes a gente não tinha como andar na calçada sem espaço nenhum e tbm tinha os carros de mão rasgando as pernas

    1. Não é passar s mão na cabeça eh que esse povo aí tem família tem que levar o sustento para casa eu não sou feirante entendo que tem que ter organização sim agora certas pessoas que não pensa no seu próximo é egoists

    2. Não é passar s mão na cabeça eh que esse povo aí tem família tem que levar o sustento para casa eu não sou feirante entendo que tem que ter organização sim

  16. Todo mundo quer trabalhar e levar o seu pão de cada dia para dentro de casa, porém eu como pedestre AMEI a organização feita ali na Marechal ficou ótimo, agora dá pra andar sem se bater nas coisas e nem em ninguém ótimo trabalho aí do pessoal, ficou massa a calçada livre para o povo andar…

  17. SEJAMOS SINCEROS, A RUA É PARA VEÍCULOS E A CALÇADA PARA PEDESTRES. BARRACA NÃO CABE NUM ORDENAMENTO URBANO, ESSE ABSURDO ACONTECE PORQUE FEIRA SE DEIXOU LEVAR PELO AMADORISMO DOS GOVERNANTES E PELA FALTA DE EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO. FEIRAS DEVEM EXISTIR EM ESPAÇOS PÚBLICOS RESERVADOS PARA ESTE FIM, NÃO EM CALÇADAS. NUNCA EVOLUIREMOS ASSIM.

    1. Exatamente. E outra situação também, nós como pedestres, queremos atravessar a rua e subir na calçada não conseguimos porque os feirantes fecham todo o espaço com as banquinhas e os carros de mão com uma roda enorme ocupa a calçada toda. Todo mundo quer ganhar o pão mas também tem que ter bom senso. Tomam todo o espaço e nós ficamos disputando onde subir correndo risco de ser atropelado. Fora a lixarada que eles deixam nas ruas.

    2. Concordo contigo. Mas fato é que os cidadãos desta cidade preferem comprar dos feirantes da marechal, e os feirantes precisam do sustento deles. A prefeitura deveria construir uma estrutura e alojar os feirantes ali de maneira organizada, sem barracas improvisadas e espaços demarcados

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade