Feira de Santana

Expofeira pode ser realizada entre os dias 3 e 10 de setembro, afirma secretário

O investimento para o evento está estimado em mais de 2 milhões de reais.

20/01/2023 às 21h32, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Expofeira de Feira
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade (Arquivo)

A tradicional Exposição Agropecuária de Feira de Santana (Expofeira) já pode ter data confirmada em breve. Após o município definir a realização da Micareta de Feira para o mês de abril, o secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, Pedro Américo informou em entrevista ao Acorda Cidade que os preparativos já foram iniciados.

Segundo o gestor, é provável que o evento seja realizado entre os dias 3 e 10 de setembro.

“Nós estamos com uma expectativa muito grande para a Expofeira 2023. No final do ano passado tentamos modular uma Expofeira fora da data tradicional, que geralmente é em setembro, tentamos fazer um diálogo para fazer no final do mês de novembro, início de dezembro, mas por questões sanitárias e também de orçamentos que a prefeitura estava enfrentando, a gente não conseguiu realizar o evento. Então decidimos que agora no mês de janeiro, já iríamos nos organizar, até porque é um evento que deve ser feito com antecedência, já que precisa entrar em contato com os expositores, com quem participa dos leilões, além do calendário nacional dos equinos, bovinos e caprinos. Então estamos colocando a data de 3 à 10 de setembro deste ano, e que seja uma grande retomada, um resgate do sentimento de amor e paixão que a população tem pela festa”, destacou.

Secretário Pedro Américo
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Segundo o secretário, o investimento para o evento será de mais de 2 milhões de reais.

“Nossa expectativa é que a prefeitura faça um investimento de 2 milhões e 400 mil reais. Estamos modulando os finais dos processos licitatórios da infraestrutura, mas já aproveito o espaço para fazermos um debate importante sobre o evento. Esta é uma festa que atrai milhares de pessoas, e existem empresários que são de Feira de Santana, amam esta cidade e podem colocar a sua marca vinculada na festa, principalmente no intuito desta festa crescer cada vez mais, pois é um comércio da agricultura, da pecuária, do agronegócio. Está na hora também da iniciativa privada participar junto com a prefeitura”, disse em entrevista ao Acorda Cidade.

Situação do Parque de Exposições

Durante o período de pandemia em que o Parque de Exposições João Martins da Silva, na BR-324, ficou fechado, fiações foram furtadas, segundo o secretário.

“Nós abrimos um calendário desde o ano passado, inclusive continua aberto, em que produtores de festa, utilizam o nosso espaço do parque, como encontro de paredões, estamos fazendo uma parceria com a área esportiva e já existe um grande número de pessoas utilizando o nosso equipamento. Infelizmente durante este período de pandemia, fiações e cercas foram furtadas, então perdemos esses materiais elétricos, mas com estas parcerias que estamos fazendo, aos poucos, estamos arrumando o espaço. Inclusive o prefeito autorizou a colocação de lâmpadas de LED, o que aumenta a segurança e iluminação do local”, afirmou.

Shows e atrações da Expofeira

Pedro Américo deixou claro que não existe mais a possibilidade de trazer atrações nacionais, nem que sejam realizados grandes shows, pois o objetivo do evento é de cunho comercial.

“Em nosso entendimento, a gente não pensa em trazer grandes atrações para o público, porque já existia um debate quando cheguei nesta secretaria, pois o objetivo da festa é criar um ambiente de negócios, um ambiente de lazer para as famílias. Embora você tenha um espaço grande como é o Parque de Exposições, ao mesmo tempo se torna pequeno com o grande público que vai para o espaço de shows. Então essa multidão também acaba criando um certo estresse para o animal, perde peso, e faz com que o produtor não venha mais expor os seus animais. A gente entende que trazendo atrações, festas, isso gera um risco para o animal que está ali exposto para negócio. Mas nós pensamos sim em trazer pequenos grupos musicais, grupos da terra, que sejam originais, como a Quixabeira da Matinha, uma banda autêntica, e que faça parte da tradição da Expofeira”, explicou.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Todo dia a Prefeitura vai às radios dizer que não tem dinheiro pra pagar, construir hospital, calçamento de rua, merenda escolar, enfim, diz que não tem dinheiro pra nada, mas colbert e sua equipe só fala em festa, principalmente micareta e exposição.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade