Feira de Santana

Ex-funcionária de loja diz que termo bomba se refere a cartões e nega ter se referido a criança autista

Em vídeo publicado nas redes sociais, ela disse também que está passando dificuldades e que foi acusada injustamente.

17/11/2023 às 20h18, Por Andrea Trindade

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ex funcionária da Riachuelo pronunciamento
Foto: Reprodução/Instagram

A ex-funcionária da loja Riachuelo, do Boulevard Shopping, em Feira de Santana, usou as redes sociais nesta sexta-feira (17) para se pronunciar sobre o episódio ocorrido ontem (16) na loja durante o atendimento no caixa a uma mãe que estava com o filho autista, de 3 anos e 11 meses (veja aqui).

Um vídeo que viralizou nas redes sociais, também nesta sexta, mostra a cliente afirmando que ouviu a atendente dizer para a colega “não passar essas bombas para ela”, e que estaria se referindo a criança. (Veja o vídeo no final da matéria e também o posicionamento da Riachuelo).

A ex-funcionária, por sua vez, afirma que não estava se referindo à criança, mas ao fato de a colega ter passado uma cliente que não estava usando cartão da loja, mas sim de terceiros, e que segundo ela, é chamado de bomba, um tipo de jargão interno.

“Eu sou operadora de caixa lá há mais de um ano. A situação ocorreu porque uma colega minha do trabalho, Tati, passou essa cliente preferencial para mim lá na ponta, sendo que ela não me explicou o que estava acontecendo com a cliente. Ela simplesmente jogou no meu caixa para eu passar. E eu perguntei, Tati, por que você está passando essa cliente para mim? E ela simplesmente me deu as costas e saiu. Até então eu atendi a mãe e a criança super bem e em nenhum momento eu destratei ela. Quando ela saiu do meu caixa eu virei para Tati. E eu falei, Tati, não traga mais essas bombas”, contou a operadora.

Ela continua o pronunciamento explicando o que quer dizer o termo bomba.

“Bombas, lá na Riachuelo a gente quer dizer cartão de terceiros. A gente não está se referindo ao cliente, a gente não está se referindo a ninguém. A gente está se referindo a cartão, porque lá dentro da empresa, todas as Riachuelos trabalham com metas. Se a gente passa um cartão Riachuelo a gente fica dentro da meta. Se você passa um cartão de terceiro, que não seja da loja, sua P.A. cai. E, por Tatiana trazer essa cliente pra mim com cartão de terceiro, eu achava que ela estava querendo passar o terceiro para mim e ficar com a P.A. E eu, por isso, interroguei a Tati, por que você está passando essa cliente pra mim? Em nenhum momento eu referi que a cliente era uma bomba, que a criança dela era uma bomba. Até porque eu não sabia que a cliente dela, a criança dela, tinha problema de autismo”, declarou.

Por fim, a ex-funcionária da loja de departamento disse que está passando dificuldades porque o marido dela está desempregado e que foi acusada injustamente.

“Eu vim por meio deste vídeo pedir para você, mãe, pra você pensar e ver a situação que você está fazendo comigo. Você sabe que eu não falei nada com você, nem com seu filho. Você sabe que eu te atendi muito bem no caixa. Eu fui prejudicada. Fui demitida injustamente. Tenho duas filhas, estou passando dificuldade. Meu esposo está desempregado. Eu estou sendo acusada injustamente por algo que eu que não cometi, que não falei”, concluiu.

A reportagem do Acorda Cidade conversou com a mãe da criança, Karla Gurgel (confira aqui).

Nota da Riachuelo

Nós da Riachuelo lamentamos o ocorrido em nossa loja em Feira de Santana e pedimos desculpas. O comportamento da ex-colaboradora no atendimento não condiz com os valores defendidos e praticados por nós da Riachuelo. A empresa hoje conta com ciclos obrigatórios e periódicos de treinamento ao atendimento ao cliente, sempre em evolução e atualização, reforçando acima de tudo que o respeito a todos é inegociável. A partir desse caso, e em busca de que situações como essa não voltem a ocorrer, já está em implantação uma nova rodada extraordinária de treinamentos e capacitação da nossa força de vendas. Reforçamos nosso compromisso constante com o cuidado para que todos se sintam bem-vindos e acolhidos em nossos espaços.

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  1. Ambas devem processar a loja . Principalmente a funcionária que foi demitida por justa causa, se a empresa cria as regras internas delas e diante das duas próprias falhas pune a funcionária que só estava fazendo valer o que eles determinam.

  2. Sou terrivelmente contra linchamento virtual. Destruir alguém para promover outra pessoa. Porque é isso que vai acontecer. Essa mãe, ***. Daqui um dia estará com carro de luxo, cása mansão de luxo, tudo ***.
    Infelizmente essas pessoas, já andam no automático, traumatizadas.
    As vendedoras da loja, tem código de linguagens entre elas . A única coisa, que a vendedora precisava ser e ter, era, sabedoria, discernimento para compreender, que aquela mãe, devido já andar assustada e atribulada, iria interpretar errado.
    A loja é terrivelmente desorganizada. Já movir ação na esfera jurídica contra a Riachuelo. Ganhei e fui indenizado financeiramente.
    Outro dia, fui fazer uma compra grande com meu cartão de débito. A vendedora são intuidas a procederem de diversas formas, obedecendo normas da gestão. Daí a vendedora, deu um tempo, chamou uma mulher. Daí ela falou: O senhor está com um débito com a loja . Quer efetivar o pagamento agora. Eu olhei educadamente e disse: Não ! Porque não vim aqui para ser constrangido. Como trabalho no judiciário, sei que é crime , eles me abordarem publicamente. Daí tratei a vendedora educadamente. Porque sei que *** gestão. Por sinal, a má gestão que demitiu e estão tentando destruir a menina.

  3. Eu tenho prioridade em algumas situações específicas,mas jamais gritaria tanto e além de me expor e expor a criança que nem foi citada,direito se exige,com educação e se não for respeitado faz um vídeo com calma e processa a empresa até divulga mas de forma justa.pois nesse caso a moça foi que saiu como se fosse bandida,que isso?Sou a favor de se ver os dois lados.E moça nem te conheço mas chama por Deus processa a empresa para reverter a justa causa,e procura outro emprego e sempre com cliente bom dia,ou boa tarde em que posso ajudar e no mais internamente se resolve.E direito não se discute cumpre e ponto.

  4. Me solidarizo com a mãe que passou por uma situação difícil. Situação essa que foi o gatilho para toda a situação. Também me solidarizo com a funcionária por ter passado por toda essa situação e ter o prejuizo que está tendo.

    Creio que o ponto mais importante dessa situação toda é o sistema (a loja, a rede) que impõe metas absurdas para os funcionários, com punições severas como essas. Quem sabe a primeira atendente já estava na iminência de ser demitida por não atingir a meta absurda, e transferiu o atendimento para essa funcionário que acabou pagando o preço.
    Que culpa o funcionário tem, para ter suas metas prejudicadas, se o cliente não tem o cartão da loja?

    Quem aí nunca se sentiu constrangido ao dizer um não ao profissional que oferece o cartão da loja??? Sinto-me constrangido sim porque sei que esse não, acaba prejudicando o resultado desse profissional. Por outro lado, é meu direto e meu dever recusar, já que não é de meu interesse possuir tal cartão.

    Conclusão: o pivô de toda a situação (o sistema, a loja, a rede) está saindo como o inocente na história punindo sumariamente a profissional. Essa atitude fez com que ela perca mais um cliente (eu) devido tal atitude que não contribui em nada para solucionar o caso. Pelo contrário, criou mais uma pessoa, uma família prejudicada.

  5. Acredito na versão da funcionária . Até pq eu já trabalhei nas lojas grandes do shopping e sei como são essas metas absurdas . A mãe por já viver fragilizada com a situação do filho , que não é fácil recebeu a situação como se fosse pra ela .
    Achei a atitude da amiga que passou o atendimento negativa ( pq se ela sabe que tem metas indiretamente ela quis tirar do caixa dela e prejudicar a colega na meta da colega )
    Mas em fim
    Te desejo boa sorte e corra atrás dos seus direitos em relação a essa loja

  6. A empresa cobra metas absurdas aos funcionários, aí quando a bomba estoura simplesmente demite o funcionário ao em vês de acolhe-lo.
    Agora temos mais um problema. Quem vai provir o sustento dos filhos dessa mãe de família?

  7. Li todos os comentários e resolvi deixar o meu. As lojas precisam treinar os funcionários, principalmente os que trabalham diretamente com o público, no caixa, crediário e etc, a respeitar os direitos de seus clientes. Todos os portadores de doenças oculta, ou que não são visível aos olhos, possuem uma carteira, que por lei dar direito a ela ter prioridade. Na verdade, é aconselhado usar o cordão girassol 🌻, que identifica tais portadores de doenças oculta como: AUTISMO, FIBROMIALGIA, TRANSTORNOS MENTAIS E OUTROS. Conheçam a lei e respeite os direitos de quem tem. Porque eu também já fui maltratada na Av. Riachuelo da Senhor dos Passos. Só quem passa é que sabe. Essa mãe teve uma reação de acordo a forma como a trataram. Tá estressada vai pra casa. Não desconta nos clientes. Tá dado o recado.

  8. Acho que se deve evitar certas expressões como essa de”bomba”pra não soar duplas interpretações.Também acho que o estabelecimento deveria e deve procurar saber dessa outra funcionária o motivo pelo o qual ela repassou pra colega esse atendimento que seria,dela.
    Se ela transferiu o tendimento que seria pra outra colega,ela também deveria arcar com as mesmas consequências que a colega sofreu que foi por sinal muito cruel e muito radical por parte da empresa.
    Repito: e estabelecimento deve questionar a outra funcionária que repassou um atendimento que seria pra ela.
    Quanto a você,querida que foi demitida eu só tenho a lamentar e sentir muito por esse momento triste que você está passando.Lhe digo uma coisa: Quando Deus fecha uma janelinha ele abre várias portas e eu não tenho dúvida que ele já vai está abrindo essas portas pra você.Te desejo boa sorte nesse novo recomeço da sua vida.Tudo na vida é aprendizado.A gente aprende com os nossos próprios erros.Tenho certeza que está preparado algo maravilhoso pra você porque você merece.Um abraço!.

  9. Só a coisa me chamou a atenção nesse caso: no vídeo o qual a mãe faz a denúncia, a mãe fala que perguntou se o termo “bomba” foi usado para o seu filho! E a atendente diz QUE ESTAVA COBRANDO UM DINHEIRO DA OUTRA VENDEDORA. Agora que foi demitida, essa atendente vem com essa conversa de cartão????? Mesmo que fosse sobre um cartão, como ela faz um comentário dessa natureza após atender uma cliente?????? Deu nisso…

  10. A desculpa dessa senhora não faz nenhum sentido, o cliente está pagando a mercadoria, nao importa se for no cartão da loja ou cartão de outro banco, se fosse pelo cartão nenhuma atendente iria querer atender clientes que não tivessem cartões Riachuelo. Usou um termo inadequado e foi demitida, tudo normal, já serve de aprendizado.

  11. Quem vai à esta loja, lá no shopping, sabe que o guichê preferencial é exatamente aquele, ao qual cliente se dirigiu primeiramente. Por qual motivo a cliente foi direcionada para um outro guichê, não sendo atendida no primeiro momento, talvez aí resida toda a origem do problema que, infelizmente, foi gerado…
    Creio, que talvez tenha havido excesso por parte da empresa, com a demissão sumária da funcionária, ao mesmo tempo, sabemos que ninguém que ouvir um “termo” que nos desagrade e que venha de encontro à uma situação na qual somos envolvidos, cotidianamente.
    Ou seja, uma situação inesperada pode chegar pra qualquer um, a qualquer momento e sem prévio aviso.
    Melhor não julgar. Nos dias atuais, o mundo está cheio de julgadores ultracorretos.

  12. Eu acredito que essa funcionária realmente não sabia que essa criança é autista, o erro dela foi ter questionado a colega no termo que ela usou na frente da cliente, poderia esperar o momento em que estivesse só as duas e falar….acabou se prejudicando.

  13. Não estou aqui para Julgar ,não tenho este direito , agora como Consumidor a nossa Cidade os comerciantes não preparam seus funcionários como manda a Lei ,já passei por isto também a insanos atrás aí no Boulevard com meu filho numa loja de vídeo Games atendimento péssimo , funcionários viram as costas para Clientes não estão nem aí , então Jovem funcionária que lhe Sirva de Lição para o Futuro Boca Fechada serve de Remédio como falava minha Mãe, se Cartões em sua Loja é uma Bomba atendesse a Cliente depois em Particular falasse com sua colega ,

  14. Lamentável o que as mídias sociais tem tornado as pessoas, todo mundo agora julga e condena. Muito cuidado com nossas ações por causa da proporção que podem tomar, as pessoas estão tão a flor da pele que qualquer mal entendido vira ofensa. Anode vamos parar?

    1. Não se culpe minha querida por algo que vc não fez se vc tem sua consciência limpa peça força a Deus que ele lhe justificará mas corra atrás dos seus direitos que a loja está errada de simplesmente lhe demitir e ainda lhe colocar em uma situação dessas sem averiguar a situação e a verdade confie no senhor Jesus e corra atrás dos seus direitos

  15. Agora é processar a mãe por calúnia e difamações, e a empresa por danos morais.
    A empresa tinha que ouvir a funcionária, nem sempre o cliente tem razão.
    Hoje o ser humano quer se aproveitar em tudo, fazendo estardalhaço, sensacionalismo pra querer alguma coisa.
    Agora a empresa vai ser processada pela mãe e pela funcionária.
    O que tem a ver a funcionária de um lado da bancada e a mãe do outro sendo atendida o que tem a ver com o autismo, e o termo bomba?
    Tem que ouvir o lado A e o lado B.
    E deixar de mimimi.

  16. Bom.dia. pelo que diz a funcionária existe tratamento diferenciado para clientes com cartão da loja e de outros cartões. Prova também que funcionários despreparados para atender o public0. Ela poderia ter comentado com a colega depois , nunca na vista de clientes seja qual for. Não cabe justa causa, mas demissão correta. Se não receber as verbas rescisórias procure a justiça.

    1. Acho que a pessoa já anda extremada e a primeira situação fez todo esse barraco,quis aparecer e conseguiu,eu acredito na funcionaria e você está sendo acusada injustamente,procure um bom advogado e exija retratação e outros mais.

  17. Não se deve julgar a funcionária sem saber o que realmente ocorre por trás dos bastidores na loja. O termo bomba existe sim entre os funcionários da loja e se refere a cartões de terceiros como a moça falou. Antes de julgar, temos que saber como vivem esses funcionários que precisam bater meta: em tremenda tensão, pq ou bate meta ou é demitido. Entendo a mãe, pois a sociedade é preconceituosa mesmo e ela já deve viver armada para tal situação, mas a verdade precisa ser divulgada pelo responsável por todo esgotamento fisico e mental dessa funcionária que vive dias de terror para bater meta.

  18. Indiferente do que você quis dizer, que sirva de lição que jamais reclame de qualquer bo, na frente de cliente. Se não gostou do que a colega fez, converse nos bastidores com ela e seu supervisor. Se coloca no lugar dessa mãe.
    Que isso tenha servido de lição.

  19. Eu acho baixaria fazer esse barraco todo mesmo se sentido ofendida, pelo menos da forma como foi, resultado a moça foi prejudicada, demitida do seu emprego, e a Riachuelo n se preocupa com os funcionários só com a sua imagem, pois n ouviu nem o lado dela, acredito na versão da ex funcionária.

  20. Que fique de exemplo aos demais, pois se ela estivesse tido educação e ética no trabalho ela nao estaria reclamando é sem executando sua função na qual ela é paga pra Isso, nao reclama na frente de cliente. Se nao gostou espera o expediente acabar é vai conversar com o coléga de trabalho e nao destratar o cliente. Enfim Feira de Santana é uma cidade carente de profissionais qualificados que preste um atendimento de verdade.

  21. Abriu a boca quando deveria e pagou como deve ser punido todo funcionário que não sabe se comportar no ambiente de trabalho.
    A indiferença e falta de respeito e falta de atenção com que estes vendedores de shopping costumam atender, já passou do limite.
    Vá procurar outro emprego na fila da casa do trabalhador.
    ***

  22. vamos lá ….. Se o termo “bomba” for realmente isso que a funcionária falou por qual motivo a Riachuelo demitiu ela, história muito mal contado

    1. Simples: pra atender ao apelo social.
      Assim como outrora (Jesus x Barrabás), alguém tinha que ser crucificado: empresa ou funcionária.
      A diferença, aqui, é que o direito de escolha foi de um dos candidatos à crucificação, e não do povo.

  23. Que a própria Riachuelo e amigas,colegas, funcionários da loja se manifestem em favor da colega afim de esclarecer isso tudo,para que não haja julgamentos antecipados como muitos estão fazendo,não temos o direito de julgar ninguém sem ampa defesa.

  24. Acredito nas palavras dela, porém como diz a musica do Xande de Pilares, “brincadeira tem hora” e infelizmente foi em um péssimo momento e agora tem repercussão nacional, deve passar até no Fantástico na rede Globo

  25. Alguns atendentes gostam de desrespeitar o cliente, e se a colega que ela tá falando que mandou a bomba prá ela tem que ser demitida também, agora não adianta chorar, ficar desempregada mesmo, e saber o que fala.

  26. NÃO JULGEM PARA NÃO SEREM JULGADOS, JESUS CRISTO TAMBÉM FOI JULGADO E CRUSCIFICADO PELO SER HUMANO QUE ELE AMAVA
    EU ACREDITO NA FUNCIONÁRIA, NINGUÉM QUE ENVIOU MENSAGEM AQUI ESTAVA LÁ,NEM VIU NEM OUVIU NENHUM ÁUDIO OU VÍDEO DE FORMA DIRETA OU INDIRETA.

  27. Acredito na moça .
    Nessa onda de lacração tem pessoas que adoram fazer *** e no caso expôs a criança.
    Rede social está destruindo a Sociedade, quando se pessoas queimando BMW, Ferrari , ou até mesmo Tomando Banho de Gasolina para dizer que está podendo algo está errado, e agora como vai ficar a vida dessa moça ?

    1. NÃO CONHEÇO A FUNCIONÁRIA, MAS REALMENTE QUE ESTÃO JULGANDO ELA SEM NENHUMA PROVA ESTÃO, SÓ PORQUE ALGUÉM GRITA ,NAO QUER DIZER QUE ALGUÉM PODE SER CRUSCIFICADO

  28. Ao meu haver ouve sim mal entendido , creio que pois a mãe já estava estressa interpretou errado a fala , e a loja em sim também foi errada , creio que uma loja enorme tem câmeras né? Porque não averiguou antes de tudo.Meu bem procure um advogado pra de auxiliar,E mãe reveja aí toda essa questão pois infelizmente você deixou uma mãe de família marcada, acho que os dois lados tem que ser verificado. Nem sempre o cliente tem razão !!

  29. Já fui atendida por esta funcionária muito amável e educada.A mãe nao devia está num dos seus melhores dias e infelizmente desabafou na 1° pessoa que teve oportunidade .As pessoas estão confundindo muitas coisa hoje para Todo dizer esta sendo racismo.

  30. ACREDITO QUE NINGUÉM QUE JULGOU A FUNCIONÁRIA TEM NENHUMA PRIVA DE QUE ELA FALOU PARA A MÃE DA CRIANÇA,POIS, NÃO TEM NENHUM VIDEO OU ÁUDIO DELA FALANDO DE FORMA DIRETA OU INDIRETA PARA A MÃE DA CRIANÇA,O POVO GOSTA DE EMPRENHAR PELOS OUVIDOS,E QUERER SE UNIR PARA PREJUDICAR OUTRAS PESSOAS, NENHUM DESSES ESTAVAM LÁ DURANTE A SITUAÇÃO E SÓ SERVEN PARA ACUSAR E CRUSCIFICAR SÓ PARA SE SATISFAZER COM COMENTARIOS DEMOLIDORES DE VIDAS, A EMPRESA DELA COM CERTEZA OPRIMIU ELA A ASSINAR A JUSTA CAUSA, ESSAS EMPRESAS FAZEM ISSO COM OS FUNCIONÁRIOS PARA SE LIVRAREM DE UM PROCESSO, E SE EU FOSSE ESSA FUNCIONÁRIA, NÃO ASSINARIA NENHUMA JUSTA CAUSA E IRIA ATE O MINISTÉRIO PÚBLICO E DO TRABALHO PARA MOVER UM PROCESSO, NÃO PARA A MÃE DA CRIANÇA,MAIS PARA A EMPRESA JÁ QUE A EMPRESA ASSUMIU A CULPA DEMITINDO A FUNCIONÁRIA A MÃE DA CRIANÇA PODE ACIONAR A JUSTIÇA E SE ELA TIVER ALGUMA PROVA CONCRETA COM AUDIO OU VIDEO COM A FUNCIONÁRIA FALANDO ALGUMA COISA DIRETA OU INDIRETA PARA ELA , TENHO CERTEZA QUE FOI MAIS UMA AÇÃO IMPENSADA NA FORÇA DE EMOÇÃO DESSA MÃE…AO POVO JULGAR SEM PROVAS TAMBÉM É CRIME E INJUSTIÇA.

    1. NÃO JULGEM PARA NÃO SEREM
      JULGADOS, JESUS CRISTO TAMBÉM FOI JULGADO E CRUSCIFICADO PELO SER HUMANO QUE ELE AMAVA
      EU ACREDITO NA FUNCIONÁRIA, NINGUÉM QUE ENVIOU MENSAGEM AQUI ESTAVA LÁ,NEM VIU NEM OUVIU NENHUM ÁUDIO OU VÍDEO DE FORMA DIRETA OU INDIRETA.

  31. Acho que houve um grande mal entendido. E acredito que a fala dela realmente foi em relação ao cartão. Quem trabalha na mesma empresa sabe do que tô falando. Espero de verdade que tudo se esclareça e que se a vendedora realmente não tenha descriminado a criança que Deus seja por ela tbm. Muita gente tá vendo só um lado, do outro tbm tem uma mãe de família sofrendo.

  32. Já passei várias vezes no caixa dessa funcionária e fui super bem atendida, acho q infelizmente houve um equívoco. Infelizmente a loja tratou logo de descartala.

  33. Acredito em você, infelizmente temos esses modos de denominar as coisas nos locais que trabalhamos para facilitar nossa vida e diversificar um pouco para poder sair da rotina que vivemos, mas esse termo assim como os “latera” que é muito comum no centro entre outros têm que ser moderado e fora da visão de cliente, pois pode surgir atritos e confusões como essa infelizmente ninguém e santo, mas foi um mole gigantesco..

  34. Toda história tem dois lados… Não duvido que exista esta práxis dentro da Riachuelo assim como uso do termo em questão. A empresa para não ter sua imagem maculada quebrou a corda do lado mais fraco; será que apurou toda a situação com imparcialidade? Todavia se a funcionária agiu de forma preconceituosa de fato que arque com as consequências; se não que constitua um bom advogado e processe a empresa e até a senhora que acusou!

  35. A empresa fez bem em demitir. Foi uma conduta anti ética e grosseira, mesmo se for a respeito do cartão. O cliente não vai a loja pra ser chamado de bomba. E como ela diz isso após realizar um atendimento prioritário?
    Da pra ver a cara de deboche no vídeo, em nenhum momento se desculpou.
    O mundo tá cheio de gente assim.. ofende os outros e depois se vitimiza. Agora terá de aprender a ser profissional no próximo emprego.

    1. Ela não imaginava a proporção que o video tomaria. Faria a mesma coisa se fosse meu filho. A primeira tinha que atender .
      Falta de ética, o certo seria finalizar o atendimento e chamar a supervisão para compreender .

  36. Infelizmente o que deveria ser luta pelos direitos dos autistas virou ativismo, como tudo hoje em dia, daí tudo é motivo oatabas pessoas partirem para o ataque, fazendo escândalo, por pensar ser mãe de autista a põe numa categoria especial, mas, todos temos problemas, então vamos conversar e não gritar e dar escândalo. Nem sequer procurou saber o significado do que a atendente falou, só deu escândalo. Sempre comprei na Riachuelo e nunca fui maltratado ou percebi mau atendimento nos caixas. Agora é recorrer à justiça e ver como fica.

    1. Nossa q falta de empatia. Vc olha para o problema do outro partindo da sua falta de problema da mesma natureza. Só pq vc não passa, então o outro está exagerando? É por causa de pessoas como Vc que o mundo não muda e o preconceito permanece.
      Empatia é colocar se no lugar do outro. Fica a dica.

    2. Caro Jorge, discordo em partes da sua opinião. Não vejo a luta pelo direito dos autistas como ativismo. Sou pai de um menino autista, e sei que até chegarmos ao ponto de termos uma lei, foram anos de luta e sofrimento por parte de quem sabe o que é a luta diária contra a discriminação de pessoas desinformadas cuja condulta é guiada pelo preconceito primário. Então quando uma mãe dessa desabafa daquela maneira, existe todo um contexto pelo qual nossa sociedade doente pela ansiedade, depressão e tantos outros males passa. Concordo que é preciso diálogo para resolver situações conflituosas como essa, mas sem deixar de ser firme na defesa de um filho. Desejo que essa moça que perdeu o emprego possa reconquistar seu lugar no mercado de trabalho, agindo com mais prudência. E expresso minha solidariedade a essa mãe que sofreu naquela situação com seu filho autista. Com certeza o desabafo dela foi a “ponta do iceberg” de tantas outras situações.

  37. As pessoas vivem expressadas, não pensam duas vezes antes de dar um show! Pelo amor de Deus orem antes de sair de casa, como fica agora uma mãe de família desempregado minha senhora, ***? Parece que o mundo tem culpa dos seus problema, deveria se retratar pq não é só vc que tem problemas Senhora

  38. um estresse que poderia haver uma simples conversa. Gente, vamos conversar, não gritar!!! Quem grita não é escutado! Menos grito, mais conversa! Todos precisam trabalhar!

    1. Com certeza, também acho que existe muito vitimismo em alguns casos, que fazem escândalos por besteira. Logico que tem casos de racismo, assédio, homofobia e etc que realmente as pessoas que tem que ser punidas mas muitas pessoas de aproveitam disso também para querer propagar algo e querer de aparecer. É muito mimimi

  39. Acredito na opinião da funcionaria até porque ela não tinha como olhar para criança e diagnosticar, só por olhar. A riachuelo era pra ter ouvido a funcionária.As pessoas andam estressada, já estão na cabeça referente ao preconceito aí pronto puxa tudo pra si.Creio querida que assim como eu outras pessoas virão sua veracidade e Deus colocará outro trabalho em suas mãos.

    1. Ela apresentou sim o cartão que identifica a criança autista para a primeira funcionária por estar na fila preferencial. Por conta disso ele foi encaminhado a outro caixa. Esse cartão foi criado pela lei que leva o nome do filho do Marcos Mion. Também tenho filho autista, e entendo o estresse dessa mãe porque só quem tem filho autista sabe o que é a luta diária contra situações de discriminação através de olhares, gestos e comentários maudosos de pessoas mal informadas e sem empatia. Daí o instinto de defender um filho acaba sobressaindo. Mas discordo de demissão sumária, até porque a primeira funcionária não deve ter passado a informação sobre o autismo do menino. Isso deve ser apurado, pois se ela sabia daí a demissão é justa. Mas como disse, a demissão somente depois de bem apurado o caso.

    2. Ela apresentou sim o cartão que identifica a criança autista. Esse cartão foi criado pela lei que leva o nome do filho do Marcos Mion. Também tenho filho autista, e entendo o estresse da mãe porque a luta contra a discriminação é diária, as pessoas olham com preconceito, julgam o comportamento da criança e fazem comentários maudosos. Muitos comentários inclusive acontecem quando se pega a fila preferencial, o autista quando hiperestimulado pelo ambiente pode ficar muito impaciente e estressado. Nesse caso a primeira funcionária para quem ela mostrou o cartão deveria ter repassado a informação, se ela não o fez. Mas deveria ser apurado no detalhe antes de qualquer tipo de sanção.

  40. Tô de apoio a você., sei que você não teve intuito nenhum de descriminar ninguém., *** e procura indenização da empresa. Pena que a justiça não foi feita e você perdeu se emprego mais Deus tá vendo tudo.

      1. Infelizmente a funcionária usou uma frase que deu margem a outras interpretações e a mãe explodiu sem ao menos deixar a moça se explicar. Talvez se ela tivesse chamado a mulher e perguntado com calma a quem ela tava se referindo com o termo “bomba” tudo isso teria sido resolvido numa boa. Agora, filmar a pessoa, expor dessa maneira é muita irresponsabilidade! Essa mulher pode sofrer retaliações, pode ficar desempregada por muito tempo e passar até fome! Mas tá na moda filmar o q acha conveniente e jogar na internet, né?!

    1. Concordo plenamente essas empresas sobrecarregam os funcionários com metas de cartão de crédito da loja por dia e por mês,seguros de cartão de crédito, e são psicologicamente pressionados a cumprir essas metas para poder continuar trabalhando….ela tem que ir ao ministério público e no ministério do trabalho e procurar mover uma ação contra essa empresa.

  41. Agora cada uma com a sua versão , creio eu que se a mãe não tivesse a certeza que seria com ela , não se revoltaria , essas atendente de lojas temos que chegar como se estivesse pedindo favor , por que realmente são grossas ,estressadas ,é muito difícil você chegar e ser bem atendido , você até se surpreende . Agora que está a coisa , não justifica ela usar o termo “bomba” o significado com certeza não é coisa boa , temos que ter responsabilidade e profissionalismo no ambiente de trabalho .

    1. Nunca fui mal atendido em loja alguma, até pq tenho empatia e educação com o atendente. Não cabe a ninguém julgar, pois essa história tem três lados, o lado da mãe, o lado da vendedora e a verdade.

        1. Eu tambem chego com super Educação, mas tem muito funcionarios que se quer responde seu bom dia e ate mesmo lhe trata mal, recentemente tive um problema na compra de uma tv que na loja que os vendedores um ficava passando para o outro e quando eu pedir para falar com supervisor no instante tive um outro atendimento.
          Eu trabalho com publico e sem bem como é mais tem que aprender uma coisa, se ta no dia ruim em casa deixa em casa no trabalho não é lugar, o cliente não tem nenhum problema com oque ta passando, não precisa bajular o cliente e sim fazer o basico ter um bom atendimento.

    2. Não acho que seria motivo de chegar a demitir a funcionária. Poderia ter tomado uma advertência, ter sido transferida de setor, de loja…etc, mais demissão? Já vi coisas piores em atendimento, e não foi preciso esse extremo. A funcionária pode estar falando a verdade, quando se refere ao cartão. Ela ( funcionária) é mãe, acho que não se dirigiu a criança. Mais amor e compreensão, é a solução, para tudo.O mundo, está totalmente estressado.

      1. Concordo, empresa demitiu a coitada por justa causa sem nen nem mesmo ter conhecimento dos fatos de como realmente aconteceu. Mais Deus é justo e vai mostrar a verdade

      1. Quem não têm pecado atire a primeira pedra. Alguém te acusou mulher? Ninguém meu Senhor, eu também não te acuso, vai em paz e não peques mais. Reflexão: porque o ser humano gosta tanto de acusar e jogar pedras? Sendo que o senhor Jesus dono de tudo sempre foi e é perdoador.

    3. Faço entregas e as vezes uso o termo bomba/ laranjada/ cada termo é de acordo as situações. Sou a favor da atendente. Essa cliente***

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