Feira de Santana

Estudo socioeconômico consolida crescimento de Feira de Santana

Pesquisa foi realizada pela Universidade Federal de Uberlândia.

23/05/2022 às 16h47, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: ACM/Secom
Foto: ACM


Um estudo comparativo socioeconômico da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) acaba de apontar o município de Feira de Santana consolidado com o maior crescimento da Bahia entre 2002 e 2018.

O levantamento revela que a economia feirense desponta com a melhor variação pontual do PIB (Produto Interno Bruto), acumulando 150,08%, e a maior taxa de crescimento anual de 5,9%. Este desempenho foi comparado a Camaçari (3,73%), Vitória da Conquista (5,76%) e Salvador (2,52%), selecionados para integrar o projeto de pesquisa.

Considerando o mesmo período, Feira de Santana também supera quase o dobro do percentual de crescimento da Bahia – limitada a 79,94% no acumulado e 3,74% ao ano.

Em seis volumes, a pesquisa realizada através do Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico Sociais (CEPES) do Instituto de Economia e Relações Internacionais da UFU levou em consideração as similaridades e diferenças dos municípios baianos analisados, bem como dados demográficos, dinâmica produtiva, emprego e mercado de trabalho, finanças públicas municipais e comércio internacional.

A cidade de Feira também figura entre as que obteve a mais elevada taxa de crescimento por grande setor, com destaque na indústria (162,8%) e serviços (180,7%). A partir de 2016, assumiu definitivamente a liderança com a maior concentração de empregos formais ativos, alcançando 35% – especialmente nas microempresas com marca histórica de 60%. Camaçari, Vitória da Conquista e Salvador possuem índices semelhantes, porém com quadro de queda, estagnação ou concentração em grandes empresas, respectivamente.

Administração pública

O panorama das contas públicas, nos últimos 20 anos, anterior à pandemia da covid, é animador e projeta a administração municipal em vantagem às demais, revelando taxas de crescimento nas receitas (364,22%) e despesas orçamentárias (363,04%). Vale salientar que estes índices apresentam médias maiores que a dos demais municípios baianos e do país.

O prefeito Colbert Filho, que coordena o Grupo de Atração de Investimentos com o vice Fernando de Fabinho, afirma que a pesquisa é uma importante ação para conhecer a realidade de Feira, além de ajudar no crescimento e desenvolvimento dos municípios envolvidos no projeto.

“São informações que podem subsidiar estudos, ações a instituições acadêmicas, órgãos públicos, empresas, pesquisadores, profissionais de diversas áreas, estudantes e a população”.

As informações são da Secom de Feira de Santana.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A administração pública foi avaliada positivamente pelo que li. Há mais de 20 anos, ou seja a velha política que falam mal vem fazendo um bom trabalho. 2018 já era o atual prefeito.

  2. A ROÇA TA CRESCENDO! ONCHAR É DOFERENTE DE DESENVOLMMENTO. TALVEZ NUM FURURO PRÓXIMO A FEIRA SE TORNE CIDADE. POR ONDE COMECAR? BORA CONVERSAR SOBRE ISSO? disse:

    Bora conversar sobre Feira?

  3. Não adianta esse crescimento todo e as ruas todas esburacadas, calçamentos horríveis de malfeitos, segurança pública praticamente nula e um trânsito que só piora… Essa mudança da noide que fizeram, só serviu de melhoria para os donos de posto de gasolina.

  4. NÓS MORADORES DO BAIRRO CONCEIÇÃO QUE TEM COMO FINAL DE LINHA O PONTO DA QUADRA EXIGIMOS DO ILUSTRISSIMO PREFEITO COLBERT MARTINS, ASSIM COMO, SECRETÁRIO DE TRANSPORTE DE FEIRA DE SANTANA UMA RESPOSTA: QUANDO QUE MORADORES QUE MORAM ABAIXO DO PONTO DE ÔNIBUS DA QUADRA PRECISAMENTE NA TRAVESSA GAMELEIRA VAMOS TER DIREITO ÔNIBUS, VISTO QUE, A MAIS DE CINCO MESES ESTA POPULAÇÃO QUE PAGA PASSAGEM DE VALOR INCÁBIVEL PARA UTILIZAR TRANSPORETE COLETIVO PRECÁRIO, SEM FROTA PARA ATENDER A DEMANDA DE UMA CIDADE DESTE PORTE, ÔNIBUS SUCATEADOS, ETC., ETC., ETC., QUANDO QUE AS LINHAS CONCEIÇÃO VIA PQ STA. BARBÁRA, LINHA PARQUE BRASIL E CASEB IRÃO DESCER ATÉ A TRAVESSA GAMELEIRA? POR QUE ESSE DESCASO? OS EMPRESÁRIOS DONOS DA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇO SABEM
    DA CONDUTA DOS MOTORISTAS MEDIANTE ESTA INCONSTITUCIONALIDADE? NÓS MORADORES PACÍFICOS (ESTAMOS NO LIMITE) AGUARDAMOS FISCALIZAÇÃO SOBRE A ROTA QUADRA X GAMELEIRA. JÁ AGUENTAMOS DEMAIS.

      1. A administração pública foi avaliada positivamente pelo que li. Há mais de 20 anos, ou seja a velha política que falam mal vem fazendo um bom trabalho. 2018 já era o atual prefeito.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade