Feira de Santana

Estudantes cobram abertura de turmas 4 e 5 do EJA em escola do bairro Novo Horizonte

Desde o ano passado, a escola abriu turmas do estágio 1, 2 e 3. Segundo o diretor, há demanda para as modalidades 4 e 5.

25/03/2024 às 20h29, Por Jaqueline Ferreira

Compartilhe essa notícia

Estudantes da Escola Otaviano Ferreira Campos cobram abertura de turmas 4 e 5 do EJA 
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Um grupo de estudantes se organizaram para realizar uma manifestação em frente à Escola Municipal Otaviano Ferreira Campos, localizada no bairro Novo Horizonte, em Feira de Santana, para cobrar a adesão da Educação para Jovens e Adultos (EJA) na unidade, no turno noturno e ofertando as modalidades do estágio 4 e 5.  

Ao Acorda Cidade, o vice-diretor da unidade escolar, Edwilson da Conceição, explicou que a comunidade tem cobrado constantemente uma turma do EJA. Desde o ano passado, a escola abriu turmas do estágio 1, 2 e 3. Segundo o diretor, há demanda para as modalidades 4 e 5, mas por conta de dificuldades com a Sedur (Secretaria de Educação), não conseguiu ofertar. 

“Inicialmente, tinham informado a gente que era por conta da baixa quantidade de alunos. A gente conseguiu juntar mais. Comunicaram a falta de professores, a gente conseguiu professores suficientes para dar aula, mas aí, disseram que tem uma dificuldade para abrir a turma, mas a gente não entende o porquê?”, destacou. 

Estudantes da Escola Otaviano Ferreira Campos cobram abertura de turmas 4 e 5 do EJA 
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Isa Cláudia é moradora do Novo Horizonte e relata que precisa das aulas à noite porque trabalha durante o dia, situação essa que acomete outras pessoas da localidade.

“Estamos aqui pedindo para abrir a turma do quarto e do quinto. Estamos no terceiro, mas ano que vem, queremos continuar estudando. O que queremos é estudar, a oportunidade é única. Nós ganhamos cursos no Senai, mas só podemos participar se estivermos matriculados na escola”, pontuou. 

Estudantes da Escola Otaviano Ferreira Campos cobram abertura de turmas 4 e 5 do EJA 
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Outra estudante da escola e moradora do bairro, Geniele Silva Cruz, também estava protestando.

“Eu quero que abra o EJA 4 e 5, porque eu preciso estudar, estamos aguardando abrir. E que venha abrir, porque eu mesmo preciso estudar no 4, e estou dependendo disso. Então, peço ao pessoal da Seduc, que venha entender a nossa situação. Estamos aqui buscando a melhoria para nós, que é a educação e o estudo”, pontuou.

A moradora Rosineide ressaltou que muitas pessoas não tiveram oportunidade de estudar quando eram mais jovens e agora que há essa alternativa de continuar os estudos, as pessoas não devem perder essa oportunidade por falta de incentivo público. 

“Peço a Anaci Paim, juntamente com o Prefeito, que venha tomar providência e reabrir essa sala, porque o colégio tem estrutura e não falta mais nada, só eles dois”, pontuou Rosineide. 

Estudantes da Escola Otaviano Ferreira Campos cobram abertura de turmas 4 e 5 do EJA 
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Outra moradora chamada Diana também reforçou que só resta a adesão da Sedur para abrir as turmas que restam. Muitos alunos foram aprovados no ano passado e necessitam concluir os estudos. 

“Peço que eles abram com urgência, porque até mesmo a gente ganhou o curso do Senai, estamos preocupados de a gente perder este curso, uma grande oportunidade para nós, mães de família, voltar à escola e ganhar o direito de fazer um curso. Então eu peço a eles que venham abrir nossa turma 4 e 5. Eles falam que não tem professor, mas já conseguimos o professor. A diretora já correu atrás. Tem professores, então, só tá dependendo deles lá”, reforçou. 

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade