Feira de Santana

Este ano, 400 pessoas foram beneficiadas pelo Auxílio Moradia em Feira de Santana

Para garantir o bom uso do benefício e evitar irregularidades, a Sedeso realiza visitas periódicas às casas dos beneficiários.

25/06/2024 às 21h02, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Sedeso
Foto: Jorge Magalhães/Secom

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedeso), intensificou o programa Aluguel Social em 2024, ampliando o número de famílias beneficiadas. Entre janeiro e maio deste ano, foram firmados 101 novos contratos, totalizando mais de 400 pessoas contempladas com moradia digna.

📲 NOTÍCIAS: siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp

O Aluguel Social é um auxílio eventual direcionado a famílias em situação de vulnerabilidade social, para as quais a moradia precária agrava as condições de vida. A iniciativa demonstra o compromisso da atual gestão com as famílias mais necessitadas, em um contexto de acentuadas desigualdades sociais no país e no município, que impactam diretamente a qualidade de vida da população mais vulnerável.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Denilton Brito, a mudança na modalidade de pagamento, substituindo a contratação direta pela Prefeitura por um auxílio em dinheiro depositado diretamente na conta do beneficiário, resultou em maior agilidade nas contratações e no interesse do mercado imobiliário. Outro fator que contribuiu para o aumento da adesão foi a atualização do valor mensal do aluguel, que passou de R$ 350,00 para até R$ 470,00.

Para garantir o bom uso do benefício e evitar irregularidades, a Sedeso realiza visitas periódicas às casas dos beneficiários para verificar as condições da moradia, a situação socioassistencial da família e as condicionalidades de saúde e educação dos dependentes menores de idade. “Essa medida preventiva tem sido eficaz, com apenas 4 contratos suspensos por descumprimento das exigências até o momento, um número considerado baixo para uma cidade do porte de Feira de Santana”, considera o secretário.

Os bairros com maior concentração de casas alugadas para o programa Aluguel Social são George Américo, Lagoa Grande e Baraúnas. “Reconhecendo que Feira de Santana conta com cerca de 1.400 pessoas em situação de rua, a Prefeitura segue atenta para garantir condições dignas de moradia, alimentação, saúde e educação para essa população”, completa Denilton.

As informações são da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade