Feira de Santana

Empresário é condenado a 2 anos de prisão e multa de R$ 800 mil por furto de energia em Feira de Santana

O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena que pode chegar a oito anos de reclusão.

24/11/2023 às 16h20, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Equipe da Coelba
Foto: Neoernergia Coelba

Um empresário foi condenado, na última quinta-feira (23), a dois anos de prisão pelo crime de furto de energia em Feira de Santana, após identificação de fraude pela Neoenergia Coelba. Confirmando a Denúncia do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), o juiz do caso determinou, ainda, o pagamento de uma multa no valor mínimo de, aproximadamente, R$ 800 mil.

A unidade flagrada com a ligação clandestina trata-se de uma fábrica de reciclagem e produção de plásticos. A Neoenergia Coelba calculou que a energia recuperada na ação foi de 3,4 milhões de quilowatt/hora, que seria suficiente para abastecer 60 mil residências ou todo município de Cruz das Almas por 15 dias.

Em nota, o Departamento Jurídico da Neoenergia Coelba destacou que “a sentença reforça a condição de ilegalidade do furto de energia que consta no Código Penal Brasileiro. Seguiremos combatendo as fraudes e denunciando os responsáveis pelos imóveis com ligação clandestina, que serão submetidos ao mesmo processo que o empresário passou”, finaliza.

Para identificar o furto, a Neoenergia Coelba utilizou softwares e equipamentos inteligentes na rede elétrica, que constataram que a manipulação acontecia à noite. Com estas informações, a distribuidora montou uma operação noturna, em parceria com a Polícia Civil, para atestar a fraude em campo. Cerca de 20 profissionais da Neoenergia Coelba foram ao local acompanhados de peritos criminais e policiais e constataram a irregularidade.

Após confirmação em campo, a equipe jurídica da Neoenergia Coelba realizou a notícia crime e, após denúncia do MP, deu início ao processo judicial que resultou na condenação do proprietário.

“Estamos atuando firme no combate ao furto de energia na Bahia em parceria com os órgãos públicos, como MP e Polícia Civil para que a prática ilegal seja cada vez menos realizada. Quem possui ligação clandestina será identificado e responderá a processo como o empresário de Feira de Santana”, afirmou Rodrigo Almeida, gerente da Receita da Neoenergia Coelba.

Crimes e prejuízos

O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena que pode chegar a oito anos de reclusão. Além de crime, as ligações clandestinas geram riscos à população, já que são realizadas por profissionais sem a qualificação necessária para realizar o serviço, não seguindo as normas técnicas de segurança. A prática também prejudica o fornecimento de energia devido ao aumento indevido e não dimensionado de carga na rede elétrica.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Aqui onde eu moro.se fizer uma inspeção do início da rua até o final.vcs vão descobrir muitos gato.porem são feitos por ex funcionário de terceirizadas.e aqui em salvador águas claras ***

  2. Deve sim, combater todo tipo de ilícito. Se o cidadão age errado em apenas um momento em toda sua vida e constantemente, ele não é melhor do quê qualquer outro criminoso.

  3. Qual o procedimento para fiscalização das residências dentro de condomínios, principalmente nos de luxo?
    Se começar a fiscalizar estes, puts! Vão faltar presídios!

  4. Tem de saber quem foi o “eletricista” que fez o gato e colocar para pagar também.Existe quem cobra para fazer a ligação clandestina.

  5. Quando a gato,o custo é dividido entre os usuários regular,e quando é pego ,a coelba recebe novamente.o certo seria esse valor da multa,ser ratiado entre a população,e abatendo no valor da conta mensal!

  6. tem q fazer gato mesmo o judiciário guando e pra punir as empresas pareci uma tartaruga guando puni.na Coelba não existe economizar vc economiza aconta vem piada ,agora fazer um gato pra usar permanente.e burrice ,tem q usar em intervalos

  7. Meu nobre e os demais internautas a PL do senador Randolf Rodrigues restringe os meios de comunicação,site policiais e etc,colocar a imagem dos acusados a vista. Na realidade foi feita pra proteger eles (políticos).

  8. Essa lei que não permite a divulgação de nomes é somente para proteger as “figuras excêntricas” da sociedade falida. Se fosse um qualquer , com certeza que o nome e foto do bandido já estaria vista nos quatro cantos do mundo!

    1. Meu nobre e os demais internautas a PL do senador Randolf Rodrigues restringe os meios de comunicação,site policiais e etc,colocar a imagem dos acusados a vista. Na realidade foi feita pra proteger eles (políticos).

    1. Pois é Feira tem destas, deve ser conhecido amigo do amigo da RADIA, DO SITE, DA EMISSORA ETC. Imagine se fosse um pobre por dificuldades etc, estaria estampado aqui neste e em outros meios de comunicação PARCIAL desta cidade. Vcs enganam outros, a mim não.

  9. Engraçado que RICO fica impune sempre, o cara deve ter roubado MILHÕES de energia elétrica e “vai pagar” 800 mil (obs. certamente nao vai nem pagar a multa) e a PENA vai ser convertida em FIANÇA. Cade a CARA do ladrão na primeira página do jornal? Com certeza a pele clara, o cabelo liso e o dinheiro no bolso te faz IMPUNE a qualquer coisa. Vai você pé rapado roubar uma galinha que no outro dia tá nos maiores procurados do Estado kkkkkk

    1. Verdade. Aqui no residencial onde moro se conta de dedo quem paga conta de energia o restante é tudo energia furtada. Denunciamos e nunca fizeram nada.

  10. Que bom, parabéns pela ação!
    Agora vamos falar das taxas abusivas, das quedas de energia que queimam aparelhos eletrodomesticos e quando voce vai atras do seus direitos é uma humilhação!
    Não justifica o erro do roubo! Conheco empresas que tem placas solares instaladas e nao conseguem usar porque a coelba nao quer deixar de ganhar a arreccardação!

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade