Feira de Santana

Em visita a Feira de Santana, ministro da Educação destaca retomada do diálogo com estados e municípios

De acordo com o chefe da pasta da educação, durante a pandemia o governo federal não ofereceu nenhum tipo de ajuda.

17/07/2023 às 18h00, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Ministro da Educação
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O ministro da Educação Camilo Santana, esteve na manhã desta segunda-feira (17) no município de Feira de Santana, juntamente com o governador Jerônimo Rodrigues e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, onde participaram da inauguração de uma Escola de Tempo Integral no bairro Aviário, construída pelo governo do estado.

A convite do governador Jerônimo Rodrigues, o ministro participou da apresentação do Pacto pela Retomada de Obras da Educação. Na ocasião, foi assinado um protocolo de intenções para firmar a parceria entre o Governo Federal e o Governo da Bahia, visando ampliar os investimentos na área educacional.

Durante coletiva de imprensa, o ministro Camilo Santana destacou que o Ministério da Educação voltou a ter diálogo com os estados e municípios, após um período de quatro anos.

“Nos últimos anos aqui no Brasil, os governadores e prefeitos tiveram muitas dificuldades de darem encaminhamentos e ações com o Ministério, porque portas foram fechadas. Não havia diálogo, não havia prioridades, haja vista que em quatro anos, praticamente cinco ministros que o Brasil teve, houve ministros com problemas de escândalos de nível nacional. Então esta retomada do presidente Lula traz a esperança, não só do povo brasileiro, mas também para os governadores e prefeitos, pois a primeira determinação do presidente foi de abrir as portas do MEC, voltar a ter diálogo, fortalecer o pacto federativo entre municípios, estados e governo federal”, comentou.

De acordo com o chefe da pasta da educação, durante a pandemia o governo federal não apoiou estados e municípios.

“Eu faço aqui um lembrete da época da pandemia, qual foi o apoio que o Ministério da Educação deu aos estados e municípios nas escolas que precisaram ser fechadas? Ao contrário, muitas iniciativas foram feitas pelos governadores, pelos prefeitos, que deram apoio, alimentação aos nossos alunos, puderam colocar aulas remotas, deram um apoio à infraestrutura, enfim, e agora nós estamos reconstruindo esses laços. Eu fiquei muito encantado porque não é todo lugar que tem uma escola bonita com esta, o que a Bahia está fazendo aqui é uma revolução na educação, e é isso que nós estamos querendo fazer no Brasil inteiro, e o MEC vai apoiar a Bahia, vai apoiar todos os estados da federação, porque esta é uma determinação do presidente Lula que coloca a educação como prioridade do seu governo”, disse.

Ministro da Educação
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Segundo o ministro Camilo, o Pacto visa possibilitar a conclusão de mais de 3.500 obras de infraestrutura escolar paralisadas ou inacabadas em todo o país. A ação pode criar cerca de 450 mil vagas nas redes públicas de ensino no Brasil, com um investimento previsto de quase R$ 4 bilhões, entre 2023 e 2026.

Sobre o pacto que prevê a retomada de obra de creches e escolas no país, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, detalhou as metas do programa que vai contemplar 203 municípios baianos.

“São quase quatro mil escolas no Brasil. Na Bahia, esse número chega a quase 400 unidades que estavam aí paralisadas, e nós vamos retomar essas obras, para que, em cerca de um ano, crianças e adolescentes possam ter escolas novas onde estudar e possam sonhar e projetar o seu futuro”, frisou.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade