Feira de Santana

Em situação de vulnerabilidade, moradores de comunidade carente do bairro Pedra do Descanso passam frio e fome

Cerca de 30 famílias residem na Comunidade Sonho Real.

10/08/2023 às 10h05, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Comunidade Sonho Real
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

A reportagem do Acorda Cidade foi solicitada para acompanhar de perto a atual situação que os moradores da Comunidade Sonho Real, localizado no bairro Pedra do Descanso em Feira de Santana, estão passando.

Com casas produzidas com lonas, madeiras e restos de materiais de construção, os moradores passam fome e frio, principalmente neste período do inverno.

Comunidade Sonho Real
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Líder da comunidade, Daniel Lacerda procurou a produção do Acorda Cidade no objetivo de ter um retorno da própria sociedade em se solidarizar com as condições precárias que todos vivem.

“Sonho Real, para que um dia se torne realidade, um sonho de todos terem a casa própria, uma moradia digna, pois estas famílias não possuem uma moradia digna, vivem em situação vulnerável, vejamos estas calamidades de pobreza, de fome, eu sou morador daqui, estou nesta liderança sempre acompanhando todas as famílias e procurando uma forma de ajudar. As principais dificuldades enfrentadas por todos aqui, é a fome e o frio, e nem todos aqui possuem um emprego fixo. Infelizmente as crianças não possuem uma segurança alimentar, as famílias estão com dificuldades cada vez mais e é dessa forma que vamos sobrevivendo”, informou.

Comunidade Sonho Real
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Segundo Daniel, alguns grupos ajudam a comunidade.

“Já existem algumas ONGs que nos ajudam, tem a Teto Brasil, o vereador Galeguinho sempre vem aqui nos ajudar, porém estamos precisando de mais ajuda. Aqui é uma área onde tinha muito lixo, nós limpamos tudo isso aqui, era uma área alagada, as casas são de madeira, então acaba fazendo muito frio durante a noite. O que mais precisamos neste momento, são roupas, agasalhos, lençóis, cobertores ou quem também puder nos ajudar através de PIX, e quem também quiser conhecer a comunidade de perto”, informou.

De acordo com Daniel, cerca de 30 famílias residem na Comunidade Sonho Real.

Comunidade Sonho Real
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Nós não temos energia aqui legalizada, só mesmo a água que conseguimos através de um ofício. Quem quiser entrar em contato comigo, podem ligar através do (75) 98294-5154, este também é o número do PIX”, finalizou.

Nailton Silva dos Santos é morador da comunidade. Ele contou à reportagem do Acorda Cidade que não tem emprego fixo, e atualmente está morando sozinho.

Comunidade Sonho Real
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Eu morava aqui junto com minha esposa e meus dois filhos, um casal, só que ela se separou de mim, foi morar no Viveiros, então eu estou aqui morando sozinho, eu e Deus. Não trabalho, não tenho emprego fixo, faço carreto lá no Centro de Abastecimento e quando surge algum serviço de pedreiro, eu pego, mas no momento, essa é a minha vida”, informou.

Comunidade Sonho Real
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O Acorda Cidade entrou em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso) e a seguinte nota foi enviada.

NOTA

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social informa que a referida comunidade é assistida pelo CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) Jussara. Estas famílias estão inscritas no CadÚnico, o que possibilita a participação de programas sociais, como o Bolsa Família. A SEDESO informa que sempre atende a comunidade com serviços de proteção social. Caso algum morador ainda não tenha cadastro no CadÚnico, a orientação é se dirigir até o CRAS.

Comunidade Sonho Real
Foto: Paulo José/Acorda Cidade
Comunidade Sonho Real
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. o bom de tudo isso e q o deputado q eles votaram tem auxílio palito auxílio aluguel auxílio combustível auxílio correspo dencia para o pobre só promessa

  2. Pesso obrigado a todos que estão ajudando de coração ficamos muito felizes…qua as famílias forem beneficiadas..com as doações postarei no estragaram da comunidade..que e sonho real

  3. Pessoal vamos ajudar, criticar e falar do governo atual não vai resolver nesse momento, política só no próximo ano, agora é ajudar do jeito que cada um pode, vamos pegar roupas que não usamos dar uma passada lá e ajudar.

  4. Mas estas situações não acabaram com o novo governo que prometia mudar tudo?
    O pai dos pobres tem conhecimento ?
    Ninguém vai comentar ou fazer nada à respeito?

  5. Parabéns ao Acorda Cidade, pinhoneiro em descobrir e mostrar as “mazelas” “submundo da misséria”. A 2a maior cidade do Estado, onde os vereadores alimentam honrarias a quem venceu na vida e esquecem quem os honrou nas eleições. Absurdo! Peço que vcs e autoridades responsaveis por este serviço saiam de seus “eternos” gabinetes e vão em busca de spcorrer a quem precisa. Nós enquanto sociedade é quem vêm “arcando” com as obrigações dos poderem competences. É certo isso?
    A Fome, o desemprego e as drogas não acabam por falta de pessoas comprometidas em resolver. O dinheiro que “esses politicos” compram suas belas casa ,carros. fazendas e a mesa farta é nosso,
    é o suor de sangue do trabalhador brasileiro.Total falta de respeito.Perdõe-me o desabafo. Bom dia a todos!

    1. Parabéns pelo seu comentário, Vc não tem q pedi desculpas de nada, quem deveria tá pedindo desculpas aqui são esses políticos sangue e suga.

  6. E agora a imprensa vai atribuir a culpa também ao governo atual ou somente o governo anterior que era responsável por situações assim?
    Mas vamos deixar de lado os interesses ocultos de alguns e ajudar como pudermos a quem precisa neste momento, lá tem crianças e pessoas carentes.

  7. Tem de colocar essas pessoas no minha casa minha vida do governo federal,além disso a prefeitura e os órgãos públicos tem de da alimentação a eles, e coloca-los no cadastro de empregos.

    1. É preciso um olhar mais humanitário por parte dos poderes públicos em relação a estas pessoas que vivem em situação humilhante

    2. Você acha que eles estão ligando para o povo pobre? O governo federal infelizmente só quer lacração e comprar deputado com pix. Na região tem vereador eleito pode ajudar mais.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade