Aniversário de Feira

Em homenagem a Feira, monumento do vaqueiro será entregue segunda-feira (18)

Obra faz referência aos vaqueiros e início da história da Princesa do Sertão.

15/09/2023 às 16h37, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: ACM

O monumento do vaqueiro homenageia os primórdios da história de Feira de Santana, quando os vaqueiros e as boiadas tinham o município como ponto de parada. A peça será entregue pelo prefeito Colbert Martins Filho nesta segunda-feira (18), às 9h, e marca os 190 anos de Feira de Santana. A escultura será instalada no canteiro central da rua Olímpio Vital – prolongamento da avenida Getúlio Vargas.

Foto: ACM

De autoria do arquiteto Danilo Freitas, o aço contorcido que dá forma à figura do vaqueiro montado a cavalo permite que a obra aparente estar em movimento, ao ser observado em diferentes ângulos. 

Conforme o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jairo Carneiro Filho, a obra representa a cultura e história da Princesa do Sertão. 

Foto: ACM

“Esse é um momento especial. A história do município desde o início possui a passagem de boiadas e vaqueiros que tinham nossa cidade como ponto de parada. Então é uma valorização e presentatividade da nossa cultura”, observa.

Ainda de acordo com o secretário, o monumento estava pronto desde 2021, mas devido à pandemia da Covid-19 e o cronograma de intervenções de infraestrutura do projeto Novo Centro, a instalação precisou ser adiada para evitar que a escultura fosse danificada durante os procedimentos.

Foto: ACM

Enquanto isso, a peça foi preservada pelo criador da obra. De acordo com Danilo Freitas, o monumento permaneceu em segurança. “Demos a garantia que a peça permaneceria íntegra e só sairia para o local de instalação”, lembra o arquiteto.

Para instalar o monumento, a Superintendência de Operações e Manutenção (SOMA) precisou construir uma estrutura em granito adequada às dimensões da peça que pesa em torno de 500 kg. Outra adaptação foi a substituição do piso em pedra portuguesa para o piso intertravado. 

Monumento

Foto: ACM

O objeto feito em aço patinável, conhecido como corten, contém elementos anticorrosivos e de alta duração. Desenvolve naturalmente a pátina protetora, uma espécie de ferrugem que proporciona maior durabilidade à peça. Além disso, foram utilizados telha de zincalume (é utilizada para serviços de alta resistência à corrosão atmosférica) e chapa fina.

Vencedor do prêmio Cultura de Arte Popular, Danilo levou quase trinta dias para construir a escultura que tem dois metros de altura por três e meio de comprimento. A montagem da obra começou pelos membros do cavalo, dando sustentação para seguir com a montagem dos arreios e por último, o vaqueiro.

O monumento também possui uma versão em miniatura, o protótipo do projeto, que será doada pelo artista ao Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo.

As informações são da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom).

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Concordo com você. Realmente, há muitas coisas na nossa cidade que urgentemente precisam ser feitas.
      Porém, classificar um trabalho artístico e cultural, sim, como um “amontoado de ferro”, realmente o seu senso crítico, com o qual eu concordei inicialmente, caiu por terra.
      Desculpa, mas reveja os seus conceitos. Você se revela um superado.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade