Feira de Santana

Eleição para conselheiro tutelar acontece neste domingo (1º); 28 candidatos concorrem em Feira de Santana

O local de votação será no Centro Integrado de Educação Municipal Professor Joselito Falcão de Amorim.

29/09/2023 às 11h02, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Foto: Secom

Acontece neste domingo (1º), a eleição para novos conselheiros tutelares em todo o Brasil. Em Feira de Santana, 28 candidatos estão concorrendo 20 vagas, espalhadas pelos quatro Conselhos Tutelares que existem no município.

Neste ano, a Justiça Eleitoral irá apoiar o processo de escolha de membros do Conselho Tutelar em todo o território nacional, por meio da realização de eleição parametrizada.

Votação dos Conselheiros Tutelares
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O apoio prevê o empréstimo e a preparação de urnas eletrônicas, o treinamento das pessoas que irão compor as mesas receptoras de votos, a prestação de suporte técnico ao voto informatizado e a cessão das listas de eleitores, mediante solicitação prévia dos municípios.

Na manhã da última terça-feira (26), no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), houve a lacração de todas as urnas que serão utilizadas no domingo. Ao todo, 85 equipamentos estarão disponíveis para a votação, sendo que mais 26, foram reservadas em casos de substituição.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Caique Barreto, informou que a votação, é a última etapa do processo de seleção dos novos conselheiros, e aqueles aprovados, tomarão posse no dia 10 de janeiro de 2024.

Votação dos Conselheiros Tutelares
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Essa é a última etapa que vai acontecer no próximo domingo no Colégio Joselito Amorim, lembrando que a primeira etapa foi constituída pela inscrição, depois tivemos a prova objetiva e por fim, a votação. São 28 candidatos aqui em nosso município, onde o eleitor terá a oportunidade de votar apenas em um. Sabemos que são mais de 427 mil eleitores aptos para votar, o TRE disponibilizou 85 urnas, além das estruturas como uma eleição política, então teremos o apoio também do Ministério Público, o próprio TRE, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, SMT, é um processo que acontece em todo o Brasil, e quando for no dia 10 de janeiro, todos os 20 conselheiros, irão tomar posse”, explicou.

Votação dos Conselheiros Tutelares
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

De acordo com o presidente, cada Conselho Tutelar trabalha com cinco conselheiros.

“Feira de Santana atualmente, contém quatro Conselhos Tutelares, e cada conselho tem cinco conselheiros, totalizando 20. Neste ano, nós temos 28 candidatos, então oito deles, ficarão como suplentes, caso alguém desista. Bom lembrar que a eleição tem início às 8h da manhã e segue até 17h, e no final nós iremos fazer a apuração de todas as urnas e nos próximos dias, divulgaremos no Diário Oficial a relação de todos os candidatos aprovados neste processo eleitoral”, afirmou.

A promotora da Infância e do Adolescente Idelzuith Freitas, do Ministério Público, também esteve presente no momento da lacração das urnas. Ao Acorda Cidade, ela destacou o principal papel do Conselho Tutelar.

Votação dos Conselheiros Tutelares
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“O Conselho Tutelar é o guardião do direito da criança e do adolescente, portanto, a comunidade deve e pode escolher o seu eleito. É importante que o candidato seja o reflexo do voto da comunidade, a comunidade escolhe e eles estarão aptos a serem empossados como conselheiros tutelares. Esta é uma eleição nacional porque a lei o Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece que é obrigatório a existência de um Conselho Tutelar para cada município. Os municípios de maior porte, isso vai depender do índice populacional, têm mais de um Conselho Tutelar, mas nenhuma cidade do interior do nosso contexto nacional pode ficar sem o conselheiro”, concluiu.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade