Feira de Santana

Dia Mundial das Zoonoses: saiba por que o Centro de Feira de Santana não acolhe animais abandonados

O Acorda Cidade conversou com o médico veterinário Leonardo Silva, que contou o que significa uma zoonose.

06/07/2023 às 12h59, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Centro de Zoonoses
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Nesta quinta-feira, dia 6 de julho, é celebrado o Dia Mundial das Zoonoses, data que foi designado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em comemoração a primeira vacina aplicada na França contra a raiva em 1885.

A primeira pessoa a receber a vacina, foi uma criança de 9 anos de idade, após ter sido mordida por um cachorro infectado.

Centro de Zoonoses
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Em Feira de Santana, existe o Centro Municipal de Controle de Zoonoses (CCZ). O órgão está localizado na Avenida Eduardo Fróes da Mota, e recebe cerca de 80 animais por mês para serem avaliados.

O Acorda Cidade conversou com o médico veterinário Leonardo Silva, que contou o que significa uma zoonose.

“Zoonoses na forma mais simples de explicar, seriam doenças que são transmissíveis do animal para o homem, como a raiva, a leptospirose, a leishmaniose que é o calazar, a esporotricose, são doenças que os animais apresentam lesões, em sua maioria com secreção, e estas lesões podem ser transmissíveis ao homem e caso ele tenha alguma porta aberta que seriam os poros, uma ferida, ele vai se contaminar com aquela doença”, explicou.

Centro de Zoonoses
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Segundo o veterinário, o Centro tem como objetivo apenas atuar no controle de prevenção.

“O objetivo do Centro de Zoonoses, é ter o controle da saúde pública. A gente trabalha com controle e prevenção de doenças zoonóticas, esta é a definição do Centro de Zoonoses. Durante o mês, nós temos aqui uma média de 60 até 80 animais, tanto para serem vacinados, quanto para que os tutores possam receber orientações. Nós temos atendimento aqui de segunda a sexta, as pessoas podem trazer os animais para serem vacinados, mas também nós temos uma equipe volante que está em cada semana em um bairro para aplicar estas vacinas nos postos de saúde”, destacou.

Para Leonardo Silva, um dos grandes desafios encontrados pelo órgão, é a falta de conscientização da população.

Centro de Zoonoses
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Nós recebemos aqui diversos casos e até mesmo, casos graves por conta de abando dos animais, abandono de animais de grande porte, em que as pessoas soltam para que eles se alimentem do mato em torno da via, e com isso, acaba gerando acidente, atropelamentos e são casos delicados. Nós atuamos como um Centro de Controle, não temos um centro cirúrgico, aparelho para raio-x, não é da nossa competência está com estes procedimentos. Nestes casos, as pessoas devem procurar uma clínica particular, onde este animal vai ter todo o aparato”, informou à reportagem do Acorda Cidade.

De acordo com o médico veterinário, muitas pessoas deixam animais abandonados na porta do órgão, mas ele enfatizou que o Centro de Controle não é um abrigo.

Centro de Zoonoses
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Nós não fazemos acolhimento, porque o Centro de Zoonoses não é um abrigo. Nós temos animais aqui com doenças zoonóticas ou aqueles animais que de forma errada, as pessoas abandonam aqui na porta do Centro. Essa semana nós tivemos um caso de um animal lindo, uma fêmea da raça husky que foi abandonada aqui. Na realidade, ela foi jogada por cima do muro, isso para que as pessoas possam imaginar o nível de crueldade, e nós encontramos ela pela manhã, fizemos a avaliação, foi medicada para dor, porque no momento da queda, bem provável que ela tenha machucado a pata, então fizemos os primeiros socorros e ela está com a gente, mas infelizmente ainda existem outros casos, como pessoas que amarram os animais aqui durante a madrugada e depois vão embora”, pontuou.

Centro de Zoonoses
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Prevenção

Segundo Leonardo Silva, um dos métodos para diminuir a população animal abandonada nas ruas da cidade, é a campanha de castração.

Centro de Zoonoses
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Este é um agravante que a gente vem observando sempre, vem tentando diminuir. Houve um período em que campanhas eram realizadas de castração pelo município, para contribuir na diminuição dos animais”, concluiu.

Centro de Zoonoses
Foto: Ney Silva/Acorda Cidad

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Boa tarde
    Muito blá blá blá blá blá e nenhuma ação
    A sociedade civil tinha a obrigação de exigir da prefeitura um canil, um gatil e um local que acomodasse os animais abandonados. Lá eles seriam vermifugações, castrados, vacinados e aptos para uma adoção consciente e responsável
    Ocorre que de um modo geral falta amor, compreensão, responsabilidade e solidariedade das pessoas para o convívio com pets já que eles são da família, como se fossem nossos próprios filhos
    Além disso, existem muitos psicopatas que maltratam, torturam e matam os animais. Esses elementos fazem o mesmo com crianças, idosos mulheres e deficientes visuais mentais e auditivos. SAO TIPOS BANDIDOS DE ALTA PERICULOSIDADE
    Ninguém toma providências quanto ao abandono canino, felino, equino etc
    É preciso que os protetores sejam ajudados pelos governos estadual e municipal no cuidado e proteção dos mesmo
    CHEGA DE OMISSÃO E ACHAR QUE SÓ OS PROTETORES TÊM ESTA OBRIGAÇÃO
    SÍLVIA MAGALHÃES
    Protetora, ativista da causa animal e vegana

  2. Lendo a reportagem, não sou daí mas em TDS as cidades é sempre a mesma desculpa do Centro de zoonoses TD igual, pra mim um órgão Inútil, já que não tem Ação, mas tem Verbas, e poderia fazer a diferença para os Animais, se fosse de interesse político ( animais não votam, mas a gente sim) pensem nisso! Existem sim lugares que são exemplos de Ajuda para os Animais tanto abandonados como tutelados, mas quando há uma Política Humanitária a favor de ajudar tanto humanos como animais! Aí sim é um Órgão Público de Utilidade! Obrigada! E é tão fácil fazer ações de ajuda, quando se quer fazer!

  3. Na verdade toda cidade deveria ter um hospital público para os animais, sabemos que a maioria das pessoas q pega os animais para criar não tem condições nem de pagar uma consulta veterinária que por sinal não é nada barato…e em relação ao centro de zoonoses deveria ter uma forma mas eficiente de trabalho, não recolhe nem os animais que estão com doenças zoonoticas que pode contaminar outros animais de rua

  4. O bairro do Zoonoses,fica localizado na Eduardo Fróes da Mota, no bairro Bem ti vi Jussara,Av Fróes da Mota não é bairro doa Muchila não

  5. A Prefeitura não está acolhendo gente nos postos de saúde, seria um milagre atender animais no CCZ.
    A única coisa que faz é publicar sobre regulação. Por que no site da Prefeitura também não tem providências sobre o que estão fazendo para recuperar o dinheiro desviado da saúde?

  6. Infelizmente a incompetência impera e não há uma política pública que atue na redução do sofrimento dos animais de rua e nem punição adequada aos irresponsáveis q abandonam

    1. O centro de zoonoses em relação ao surto de esporotricose felina nada tem feito pois não tem nem medicação e com isso o número de animais infectados só aumenta!
      O prefeito sanciona leis para coibir ações de abondono / maltrato contra animais porém não implementa políticas públicas para abrigar/cuidar de animais abandonados e doentes nas ruas da cidade; Não dá suporte aos APAs…

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade