Feira de Santana

Dia do Trabalhador: representantes sindicais realizam mobilização na Avenida Getúlio Vargas

Com faixas e cartazes, as pessoas se concentraram próximo da pista de skate e um trio elétrico animou quem estava presente.

01/05/2023 às 17h42, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Ato Unificado
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Em comemoração ao Dia do Trabalhador nesta segunda-feira, 1º de maio, vários grupos se reuniram na Avenida Getúlio Vargas em Feira de Santana, com o objetivo de realizar um ato unificado.

Com faixas e cartazes, as pessoas se concentraram próximo da pista de skate e um trio elétrico animou quem estava presente.

Ato Unificado
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Adroaldo Santos, que faz parte do fórum de saúde de Feira de Santana, destacou as ações desenvolvidas pelos grupos e enfatizou a terceirização.

Ato Unificado
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Hoje é o Dia Internacional dos Trabalhadores, um dia de reinvindicação, dia de mobilização, um dia de luta, de levantar as bandeiras em defesa da vida. Nós estamos aqui junto com outras entidades e a população de Feira de Santana sabe a situação que vem vivenciando os trabalhadores das unidades de saúde daqui da cidade. Questão de terceirização, atraso de salários e só para que as pessoas tenham uma ideia, a cada 10 pessoas, pelo menos 8 utilizam o SUS, que é uma conquista da população brasileira”, afirmou.

Ato Unificado
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Segundo a diretora do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feira de Santana, Adriana Lima, esta segunda-feira é um dia para celebrar.

Ato Unificado
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“O dia de hoje é um dia para a gente comemorar, é o Dia do Trabalhador, onde engloba todas as categorias, onde nós estamos aqui unindo forças e buscando os nossos objetivos, onde cada vez mais, as categorias buscam os direitos para que venham ter um direito digno para todas as classes sociais. A vida do trabalhador rural apresenta diversas dificuldades, por isso que hoje é um dia da gente reivindicar e lutar, principalmente pelo fim do segurado especial”, abordou.

Ato Unificado
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Quem também estava presente foi o vereador Jhonatas Monteiro (Psol). Ao Acorda Cidade, ele destacou a presença da população no ato e pontuou a revogação da reforma previdenciária.

Ato Unificado
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Este é um 1º de maio que ocorre depois de um período de pandemia, então é sempre um desafio juntar as pessoas ainda mais para este tipo de atividade. Como é possível perceber, tem uma participação expressiva de diferentes representações sindicais, expressões artísticas, bairros, comunidades rurais, então é um momento muito importante porque cumpre uma dupla missão, por um lado celebrar uma alegria, uma data que é nossa, mas por outro lado tem também uma segunda missão que é um sentido de protesto, de luta ao chamar atenção para as necessidades que nós temos de alguns enfrentamentos do ponto de vista nacional. A dita reforma trabalhista que facilitou a precarização do trabalhador e da trabalhadora ficou mais descoberta ainda do ponto de vista da lei, uma dita reforma da previdência que não foi para garantir o devido direito ao descanso de toda uma vida de trabalho, foi para dificultar o acesso à aposentadoria”, afirmou.

Ato Unificado
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Ainda de acordo com o vereador, é necessário buscar alternativas para que não haja mais perseguições contra vendedores ambulantes.

“Do ponto de vista aqui da realidade, chamar a atenção para o conjunto de ataques que o governo municipal tem conduzido aí contra os diferentes grupos de categorias profissionais, como os ambulantes que continuam sendo perseguidos pelo rapa de modo geral. Profissionais de Saúde com salários atrasados, a educação com cortes de salários parcelados, então tem uma série de situações que também precisam ser alvo de atenção e que o 1º de maio cumpre este papel de dar uma chamada nas pessoas para a importância de protestar contra essas questões”, concluiu.

Atrações musicais como Quixabeira da Matinha, Balanço Gostoso, Banda Pé de Lajedo, Reggae de Papel de Seda e Cescé e Banda, fizeram parte da programação.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tudo querendo a obrigatoriedade do pagamento do imposto sindical para não trabalhar e viver na mamata as custas do suor do trabalhador, tenham calma que aquele tribunal partidário já está julgando a ação.

  2. Os sindicatos que representa os trabalhadores precisa urgente ser mais atuante, oferecer serviços a seus filiados, com acessas ações vai ganhar mais filiados. O sindicato patronal se organiza extremamente bom e sabem muito bem seus objetivos.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade