Parabéns Feira de Santana

Descubra locais turísticos em 8 distritos de Feira de Santana

Os distritos de Feira de Santana possuem belíssimos locais para visitação que muitos ainda desconhecem.

18/09/2022 às 07h00, Por Iasmim Santos

Compartilhe essa notícia

Foto: Wevilly Monteiro | Bica de São Jorge, distrito de Humildes

Neste domingo (18), o aniversário de 189 anos de emancipação política de Feira de Santana, pode ser comemorado com muita diversão, cultura e lazer também nos seus 8 distritos.

Feira de Santana é uma cidade-sede que abre as portas do Sertão na Bahia para revelar suas tradições culturais associadas aos territórios rurais e também quilombolas.

Graça Cordeiro, Chefe de Atividades Turísticas de Feira de Santana, fez uma viagem com o Acorda Cidade pelos pontos turísticos localizados nos distritos da nossa “princesinha do sertão”: Bonfim de Feira, Humildes, Ipuaçu (Governador João Durval Carneiro), Jaguara, Jaíba, Matinha, Maria Quitéria e Tiquaruçu.

E se você está procurando o que fazer nos feirados e fins de semana, opção que não vai lhe faltar enquanto estiver pela cidade. Confira abaixo!

1.Distrito de Bonfim de Feira

Foto: Reprodução/Facebook

Conforme o relato de moradores mais velhos do distrito, a localidade de Bonfim de Feira era o caminho que boiadeiros e seus gados faziam quando vinham, normalmente, de Minas Gerais e Goiás e eram atraídos pelos festejos religiosos.

“Lá tem uma igreja muito bonita, a igreja de Senhor do Bonfim. Nós encontramos também muitas pessoas de religiões de matrizes africanas,” destacou.

“A festa de Senhor do Bonfim é uma festa muito bonita e o São Pedro de Bonfim é um São Pedro muito bonito. Também é um local que muitas fazendas bonitas, aprazível onde, inclusive, é possível assistir pôr do sol”, contou.

2.Distrito de Humildes

Foto: Jorge Magalhães/Secom

“Temos a festa de São Pedro de Humildes que é o maior São Pedro de Feira de Santana, bem visitado. Nos fins de semana tem a cultura da galinha caipira em vários bares na zona rural de Humildes, onde as pessoas vão comer e degustar uma excelente galinha caipira”, citou.

Foto: Wevilly Monteiro/Secom

“Tem a bica de São Jorge, uma bica interessante que recebe muita gente. As pessoas que fazem cavalgada param na bica de São Jorge para tomar banho, o local é bem estruturado. Tem uma parte com árvores onde muitas pessoas vão fazer piquenique por ser muito ampla, muitos levam comida ou compram por lá. Em Humildes também tem dois tanques onde se cria peixe, são peixes domesticados. Mas esses peixes não são para comer, são só para lazer,” ressaltou.

Foto: Wevilly Monteiro/Secom

“Tem um palco com apresentações de músicas, tem uma área muito ampla, com chuveiros onde as pessoas podem tomar banho. O local recebe muita gente que faz trilha, cavalgada, motoqueiros, recebe pessoas que vão para a cachoeira, na parte de Oliveira dos Campinhos e quando voltam passam por ali, é um espaço muito interessante no distrito de Humildes,” disse.

3.Distrito de Ipuaçu (Governador João Durval Carneiro)

Foto: Washington Nery/Secom

Em muitos distritos feirenses ocorrem festas do vaqueiro, e em Ipuaçu não é diferente. Os festejos relembram o ofício de vaqueiro e a diversidade da cultura sertaneja que está muito presente no imaginário da cidade.

“Neste distrito temos a Igreja de Santa Luzia, que fica no Km 7, é uma igreja de 1656. Essa igreja fica no alto. Contam que a imagem de Santa Luzia, a santa que cuida dos olhos, foi encontrada no Rio Jacuípe que passa por ali. A festa de Santa Luzia tem muitos fieis, e é comemorada no dia 13 dezembro. O distrito já chegou a receber 80 ônibus de romeiros em um povoado que quase não cabe nada, tudo pela fé a igreja… É uma igreja antiga, as paredes da igreja têm quase um metro de largura, tem uma área para os devotos, e vale a pena conhecer”, aprofundou.

“Lá as pessoas podem encontrar também a criação de Tilápias que é muito interessante conhecer. Do outro lado do rio as pessoas costumam acampar, armam acampamento e ficam ali pescando, apreciando a lua e o rio”, contou.

4.Distrito de Jaguara

Foto: Jornal Grande Bahia

O maior distrito da cidade de Feira de Santana abraça em seu território povoados como o povoado de Barra, Sete Portas, Lagoa D’Água, Rio do Peixe (antigo Lagoa da Onça), Morrinhos, entre outros.

“Tem a barragem de Jaguara, tem um grupo de quadrilhas. Tem uma igreja muito bonita. Além da festa do vaqueiro de Jaguara que é bem famosa.” A primeira festa do vaqueiro aconteceu em meados dos anos 1980.

5.Distrito de Jaíba

O povoado de São Roque de Jaíba abriga a Igreja de São Roque, construída no século XIX. Apesar dos poucos registros sobre a história da comunidade, antigos moradores contam que o povoado desenvolveu-se numa fazenda e as casas do entorno da Igreja fazem parte deste passado colonial de escravidão.

“O povoado de São Roque tem trilhas maravilhosas, assim como tem também na Matinha. Mas neste distrito existe um fluxo muito grande de desportistas que fazem a trilha no povoado de São Roque, principalmente nos finais de semanas,” contou.

Em Jaíba é onde tem também o tradicional Forró Jegue, no qual os moradores se organizam com camisas e saem ao som de forrós tradicionais, em um cortejo conduzido por uma carroça de jegue, que dá o nome ao evento.

6.Distrito de Maria Quitéria (São José)

Local no qual nasceu a heroína, Maria Quitéria, filha ilustre de Feira de Santana.

“No distrito nós podemos conhecer a Escola Quilombola que o município fez agora, que é uma referência, não tem outra igual, é recém-inaugurada. Você pode conhecer a comunidade, os descendentes do quilombo e pode conhecer a escola Quilombola implantada lá no município,” orientou.

“Lá no distrito de Maria Quitéria também tem o Antiquário São José, vale a pena conhecer Domingos Santeiro e ouvir muitas histórias. Temos o Museu da Capoeira que é muito interessante, aqui em Feira não tem outro, o único museu da capoeira é lá no distrito de Maria Quitéria, onde tem a biblioteca, um espaço muito interessante para se conhecer, principalmente para quem gosta de capoeira,” indicou.

“Tem o Morro de São José, onde já tivemos dois campeonatos de voo livre. Tem as festividades dos distritos… São João que vai retornar, por causa da pandemia parou, mas com certeza está retornando, é um São João muito famoso”, pontuou.

Foto: Luis Troina/Secom

7.Distrito de Matinha

“Lá nós encontramos a Quixabeira da Matinha que é famosa até internacionalmente. Encontramos também os Sambadores do Nordeste que é outro grupo de samba muito bom. Maravilhoso”, disse.

O grupo Quixabeira da Matinha possui suas origens em meados da década de 1970, a partir de um samba de roda anual, que era promovido pelo mestre Coleirinho, acompanhado de sua esposa Dona Chica do Pandeiro e seus familiares no terreiro de casa.

“No distrito de Matinha encontramos o Buraco do Joaquim, que surgiu quando aquelas áreas foram Quilombo. Joaquim foi um morador da região e dono do terra naquele local, e nesse buraco os escravos fugitivos se escondiam lá. E muito começaram a chamar de ‘buraco de Joaquim’. Nesse buraco não é fácil entrar, por enquanto, é necessário a ajuda e supervisão do Corpo de Bombeiros,” explicou.

8.Distrito de Tiquaruçu (São Vicente)

Foto: Washington Nery/Secom

“Terra em que Maria Quitéria foi batizada, a igreja de Tiquaruçu tem uma lápide falando que naquela pia batismal Maria Quitéria foi batizada e recebe muitos turistas”, informou.

“O São João de Tiquaruçu também atrai muitos turistas, muitas pessoas gostam de curtir aquele São João que as pessoas vão de porta em porta, fazer visitas, inclusive nas fazendas. A prefeitura oferece estrutura para o São João na praça, mas existe o São João tradicional que as pessoas não abandonam,” concluiu Graça Cordeiro, Chefe de Atividades Turísticas de Feira de Santana.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Belo informativo, muito interessante excelente, precisa ser mais divulgado ,de um grande teor cultural, parabéns,Sra. Graça Cordeiro.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade