Crime ambiental

Descarte irregular de entulho prejudica moradores nos bairros de Feira de Santana

Segundo a Secretaria de Serviços Públicos, somente em 2023, mais de 170 mil toneladas de lixo foram coletadas na cidade.

04/07/2024 às 15h20, Por Jaqueline Ferreira

Compartilhe essa notícia

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

De acordo com a lei municipal nº 2.438, jogar entulho nas ruas de Feira de Santana é crime ambiental, sujeito a penalidades. Entretanto, em muitos bairros da cidade, essa legislação vem sendo descumprida pela população. Nos bairros Jardim Cruzeiro e Pedra do Descanso são exemplos de lugares que as pessoas têm que conviver com o descarte irregular de lixo próximo às suas residências. Os moradores cobram mais fiscalização e limpeza por parte das autoridades públicas.

📲 NOTÍCIAS: siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp

Segundo a Secretaria de Serviços Públicos, somente em 2023, mais de 170 mil toneladas de lixo foram coletadas na cidade.

Foto: Encaminhada via WhatsApp

Jardim Cruzeiro

Na Rua Campo Formoso, no Jardim Cruzeiro, Vanessa Borges falou sobre um lixão que vem atrapalhando o cotidiano dos moradores.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Vivemos aqui no meio de um lixão, faz mais de 25 anos que essa rua é desse jeito, já fizemos vários ofícios para prefeitura, já solicitamos a limpeza, solicitamos a pavimentação e a gente nunca teve retorno. Nossa vida aqui é uma briga com carroceiro, com o pessoal que vem de carro, jogar o lixo aqui o tempo todo. Como você pode ver, a gente mora realmente no meio de lixão, descarte de ossos, descarte de lixo, resto de material de construção, móveis, tudo nesse lugar”, relatou a moradora.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

No local há um mau cheiro causado pelo descarte do lixo e que, acaba atraindo diversos animais, entre urubus, pombos, ratos, baratas, aranhas entre outros insetos peçonhentos. Segundo Vanessa, o descarte irregular chegava próximo às calçadas e para evitar que o lixo entre nas residências, foi necessário construir uma barricada de pneus.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Aproveitei uns pneus e coloquei pra evitar que o pessoal jogue lixo, mas ainda assim a gente vive numa briga com esse pessoal para não fazer o descarte aqui. Eles jogam tanto lixo que vai fechar a rua, daqui uns dias o carro não vai nem conseguir passar, então a gente colocou isso na tentativa de evitar que eles coloquem lixo”, pontuou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Ainda segundo a moradora, há diversas reclamações pelo aplicativo de denúncias da prefeitura, o Fala Feira (156), e investidas direta com os órgãos públicos, mas até o momento, nada foi resolvido.

“Tem várias reclamações na Prefeitura, através do Fala Feira, já procurei vereadores e não tivemos nenhum retorno. Nunca vieram aqui pra ver nossa situação. Estão descartando ossos de boi que está trazendo fedor absurdo e a gente está nessa vida o tempo todo”, acrescentou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Pedra do Descanso 

Já na Rua Miguel Farias, no bairro Pedra do Descanso, a situação também não é das melhores. A moradora Eliane Carvalho Rodrigues também buscou a reportagem do Acorda Cidade para denunciar o descarte irregular de entulho. No local, o lixo toma a calçada e a população fica exposta ao risco de acidentes.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A via que é transversal com Rua dos Expedicionários passa pelo mesmo problema, diante da falta de respeito por parte da população e de fiscalização dos órgãos responsáveis.

Eliane Carvalho Rodrigues | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Alguém passa pela noite e joga, fazem a limpeza aqui, continuam os entulhos. Também estamos necessitando de redutor de velocidade e que o prefeito dê mais atenção ao nosso bairro, porque está há muitos anos esquecido”, relatou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A moradora reforçou a necessidade de um redutor de velocidade no local para evitar acidentes, pois já presenciou diversas situações na região. Ela falou sobre outros problemas como buracos e a falta de limpeza rotineiramente que traz todos esses problemas para a região.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Tem mais ou menos quatro dias que quase fui atropelada porque são carros um atrás do outro. Vem parecendo que vai voar e, quando a gente fala, eles ainda xingam. Pedimos o redutor de velocidade e a retirada dos entulhos do acostamento A placa já pedi e já chegou, a placa PARE. O movimento aqui é intenso de carros, porque é saída também do bairro Feira X”, declarou.

O que diz a Prefeitura de Feira de Santana

NOTA

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos informa que diariamente realiza a retirada de entulho e lixo de vias públicas e terrenos na cidade. A SESP também está intensificando a fiscalização, além do trabalho educativo para conscientizar a população quanto ao correto descarte de resíduos.

A Superintendência Municipal de Operações e Manutenção informa que agendará uma visita da equipe de campo à Rua dos Expedicionários para solucionar os problemas da via.

Já a Superintendência Municipal de Trânsito encaminhará uma equipe técnica ao local para avaliar a instalação de um redutor de velocidade na localidade citada.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Leia também: Mais de 170 mil toneladas de lixo foram coletadas na cidade em 2023, afirma diretor da Sesp 

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O certo era para ter fiscalização por área, os valores pagos ao agentes seria por meio de multas aplicadas ao carroceiros ou proprietários de imóveis que fazem descarte irregular dos materiais, daria para pegar essas pessoas por meio de fotos vejo sempre placa de carro tipo frete fazendo descarte de lixo etc…

Mais Notícias

Lançamento da BYD

Feira de Santana

Segunda maior fabricante de carros elétricos do mundo abrirá concessionária em Feira de Santana

A concessionária da BYD em Feira de Santana terá uma localização privilegiada e consolidada por décadas pelo grupo proprietário do...

18/07/2024 às 22h06

Gestores do Shopping Popular realizam encontro com lideranças do comércio de Feira de Santana

Cidade das Compras

Gestores do Shopping Popular realizam encontro com lideranças do comércio de Feira de Santana

Alçando novos objetivos, como a implementação de um supermercado e uma grande loja de pisos no espaço, o grupo falou...

18/07/2024 às 18h40

Mostra de pesquisa HGCA

Feira de Santana

Abertas as Inscrições para a XI Mostra de Pesquisa do Hospital Clériston Andrade

A XI Mostra de Pesquisa é um passo importante para a divulgação de estudos científicos e práticas inovadoras desenvolvidas na...

18/07/2024 às 16h36

VACINAÇÃO ANTERRABICA

Feira de Santana

Confira os bairros com aplicação da vacina antirrábica neste sábado

A imunização dos animais também pode ser feita na sede do CCZ, localizada na avenida Eduardo Fróes da Mota, S/N....

18/07/2024 às 16h19

Mutirão da Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana

Saúde

Santa Casa promove 150 atendimentos para diagnóstico da osteoporose; próxima edição acontece em agosto

A previsão da Santa Casa era atender cerca de 60 pacientes, demanda que foi surpreendida e ampliada para 150 pessoas....

18/07/2024 às 15h00

Inauguracao da Escola Helena Assis Suzarte

Feira de Santana

Em entrega da Escola Helena Assis, prefeitura anuncia PPP para implementar 30 novas creches  

A Escola Municipal Profª Helena Assis Suzarte, na Rocinha, soma-se às mais de 60 unidades construídas ou reconstruídas na cidade....

18/07/2024 às 13h09

image

Rádio acorda cidade