Feira de Santana

Pessoa com deficiência se arrasta para entrar em ônibus com elevador quebrado em Feira de Santana

Além de ter que se arrastar pelo chão do veículo, em muitos momentos o passageiro precisou ser carregado por outras pessoas

03/07/2024 às 15h20, Por Jefferson Araújo

Compartilhe essa notícia

Deficiente Físico
Foto: Enviada via WhatsApp

Um passageiro PCD (Pessoa com Deficiência) teve que se arrastar para entrar em um ônibus do transporte coletivo de Feira de Santana. O elevador do veículo, que serve para garantir acessibilidade e impedir que situações como esta aconteçam, não estava funcionando. O fato ocorreu por volta das 16h da última segunda-feira (1º), em um trecho da BR 101, no Distrito de Humildes.

📲 NOTÍCIAS: siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp

No vídeo gravado por uma passageira, é possível observar Cleber Ferreira Amorim, de 48 anos de idade, enfrentando uma situação constrangedora ao ter que descer da cadeira de rodas e se sentar nos degraus do ônibus. Além de se arrastar pelo chão, em muitos momentos Cleber precisou ser carregado.

Deficiente Físico
Foto: Enviada via WhatsApp

O passageiro contou ao Acorda Cidade que este é um problema recorrente. “Não é a primeira vez que isso acontece, é a terceira vez que este ônibus dá problema no elevador. O motorista é muito educado, ele me ajuda muito. Como eu sou PCD, ele me ajuda a subir minha cadeira e a sentar aqui na poltrona, como descer também. O motorista não tem culpa, quem tem culpa é a empresa”, finalizou Cleber.

Ao Acorda Cidade a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de Feira de Santana informou, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) que já solicitou a substituição do ônibus. Leia a nota na íntegra:

Nota

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Feira de Santana (SEMOB) esclarece que na última segunda-feira (1°) determinou a imediata substituição do ônibus da linha 12 – Humildes após apresentar mau funcionamento da plataforma elevatória durante o embarque de um cadeirante.

Entretanto, o equipamento de acessibilidade do veículo havia sido devidamente testado pela equipe de fiscais da SEMOB antes de entrar em operação e encontrava-se funcionando normalmente. Ao longo do percurso, após já ter embarcado outros dois passageiros com deficiência, o elevador apresentou uma pane e o motorista auxiliou o cadeirante no embarque seguindo orientações operacionais de acessibilidade.

Todos os ônibus da frota de transporte público urbana do município recebem manutenções e revisões periódicas, bem como os operadores (motoristas e cobradores) são capacitados para, nestes casos, ativarem o sistema da plataforma elevatória manualmente e embarcar o cadeirante com comodidade.

É importante ressaltar que Feira de Santana possui 100% da frota de ônibus adaptada com elevadores.

A SEMOB lamenta pelo incidente e segue atuando para oferecer um serviço de transporte público de qualidade aos usuários.

SECOM PMFS

Reportagem escrita pelo estudante de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão do jornalista Gabriel Gonçalves

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O desrespeito com as pessoas com deficiência não é só com transporte público, crianças com autismo e outras deficiências sem cuidadores nas escolas como Ildes Ferreira de Oliveira, escola nova, com 28 crianças no espectro e só tem duas cuidadoras para o dia inteiro, sem nem uma especialização, e as crianças estão sem ir pra escola pois não tem auxiliar, a direção e as professoras não tem o que fazer a não ser, mandar de volta pra casa ou dizer que a criança tenha que ir só quando tiver auxiliar, desde o início do ano letivo, meu filho e muitas outras crianças sem ir a escola, Seduc empurra para intereduc e vice versa, é uma vergonha!!

  2. SE FOSSE SÓ ISSO QUEBRADO, CADEIRAS QUEBRADAS, ÔNIBUS SUJO, NA LINHA 72 PAPAGAIO, RETIRAM O ÔNIBUS DOS HORÁRIOS DAS 7;20 DA MANHÂ , E O DAS 18;20 DA NOITE, TRÊS , QUATRO VEZES NA SEMANA, E NUNCA AVISAM PREJUDICANDO OS TRABALHADORES . MAS VAI ISSO NUNCA VAI MUDAR,POIS, SABEM QUE NÃO TEM PUNIÇÃO PARA ELES .

  3. A modernização do transporte público de Feira de Santana, elevadores quebrados, são carros sem manutenção o tempo todo, sem contar que os ônibus não faz acesso a rodoviária da Cidade, como um cadeirante atravessa a Av. Presidente Dutra? Isso é um absurdo!

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade