Feira de Santana

Defesa Civil monitora chuvas em áreas mais críticas de Feira de Santana

Bairros como Mangabeira, Campo Limpo e Baraúnas são os que demandam mais atenção do órgão.

17/08/2022 às 06h44, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Ana Caroline defesa civi
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A coordenadora da Defesa Civil de Feira de Santana, Anna Karoline Rebouças, informou na última segunda-feira (15) que, em decorrência das últimas chuvas que incidiram sobre o município no último final de semana, está monitorando os bairros da cidade, sobretudo aqueles que costumam registrar maior número de ocorrências. Bairros como Mangabeira, Campo Limpo e Baraúnas são os que demandam mais atenção do órgão.

Apesar disso, Anna Karoline ressaltou que no fim de semana não houve registros de ocorrências no município, apenas alguns pontos de alagamentos, que são considerados normais.

“As chuvas que caíram no sábado e domingo foram de inverno, mais fracas, mesmo a gente tendo a previsão de ventos e chuvas mais fortes, como as de Salvador, mas aqui em Feira a gente não teve nenhuma ocorrência, nem árvores que caíram devido ao vento. A gente percebeu que ontem (domingo) teve um vento mais forte, choveu o dia todo, mas nada que a gente tenha preocupações no órgão, não houve nenhuma ocorrência. Tivemos pontos de alagamento, porque é normal, a chuva caiu o dia inteiro, e a tendência é de um pouco de acúmulo de água, sim, mas nada de gravidade”, informou.

córrego no Feira X
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Ela ressaltou que o órgão está sempre em alerta para qualquer emergência que possa acontecer dentro do município.

“A gente faz o processo de monitoramento com a questão da previsão, e conseguimos a doação de três pluviômetros pelo governo federal, e já temos um instalado. Esses dados a gente vai utilizar para fazer o monitoramento das chuvas no município e conseguir dar uma atenção maior para a população. São mecanismos que a gente está buscando trazer para o órgão, com dados melhores para nossa atuação.”

Em relação aos bairros de maior preocupação da Defesa Civil, a coordenadora destacou que a população pode entrar em contato através do canal 156.

“Quando tem as ocorrências que a gente verifica que necessita ir a campo com mais rapidez a gente faz esse atendimento, com menos de 24 horas às vezes, e temos situações que a gente já encaminha para os órgãos competentes como de drenagem, processo de limpeza, fiscalização mais intensiva. Então temos uma boa parceria com as outras secretarias e não temos dificuldades em relação a esse atendimento.”

córrego no Feira X
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Previsão do tempo

De acordo com a previsão feita pelo órgão, as chuvas devem diminuir até o fim do mês de agosto, que geralmente é mais frio.

“A gente já obteve informações que o tempo vai ficar assim com um pouco de chuva, mas nada com que a gente tenha com que se preocupar. A temperatura tende a cair mais, e as manhãs podem ser com neblinas, e ao longo da tarde o sol pode aparecer. A gente está praticamente no final do mês, e a tendência é de pancadas de chuvas. Chegando ao final de agosto, a gente começa a entrar na questão da primavera, que é em setembro, aí já muda o clima do município, e vem a preocupação das chuvas de trovoadas, que geralmente ocorrem no final de setembro e início de outubro e se estendem até o mês de novembro, e com as chuvas de verão que o município sofre mais. O final do inverno será um pouco mais frio, no finalzinho da tarde e início da noite, as chuvas vão diminuir”, avaliou, acrescentando que além da central 156, a população tem à disposição o aplicativo Fala Feira 156.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade