Feira de Santana

Curso de capacitação a suporte jurídico: Conheça todos os serviços oferecidos pela Secretaria da Mulher em Feira de Santana

A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres está localizada na Rua Georgina Erisman, 185, Centro.

28/12/2023 às 14h28, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Secretaria da Mulher
Foto: Valdenir Lima

Implantada na pandemia com o objetivo de elevar a autoestima da mulher, além de garantir os seus direitos e deveres, a Secretaria Municipal de Política para as Mulheres, continua realizando um trabalho de excelência na proteção do público feminino e da família em Feira de Santana.

Localizada na Rua Georgina Erisman, no bairro Centro, a secretaria ainda conta com uma parceria, a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), e possibilita a capacitação do público da sede ou zona rural, que sofre quaisquer tipo de violência ou vulnerabilidade social e econômica.

Em entrevista ao Programa Acorda Cidade, na manhã desta quinta-feira (28), a secretária atual da pasta e vereadora licenciada, Gerusa Sampaio, contou com detalhes o propósito da implantação que tanto tem ajudado as mulheres de Feira de Santana.

“A Secretaria da Mulher foi criada através de um convite do prefeito Colbert em implantar uma secretaria de política para as mulheres e suas famílias em um ano de pandemia, sem orçamento. O prefeito me disse que tinha o compromisso de implantar, me chamou e eu disse que aceitava, já que sempre levantei a bandeira da mulher, da família. A mulher precisa acreditar cada vez mais nela, ela não pode naturalizar o sofrimento, que existe uma força nela e tentar coibir a violência. Essa foi uma oportunidade que eu consegui colocar em prática, já que criar leis, é ótimo, mas ver a aplicabilidade, ver a necessidade das pessoas, a garantia dos seus direitos, é um desafio. O nosso propósito, acima de tudo, é resgatar a mulher, elevar a autoestima dela e a capacitar para que não sofra qualquer tipo de violência. Existem violências, principalmente, as psicológicas, que faz com que a mulher aflore o merecimento. Muitas vezes, ela mantém um relacionamento abusivo porque ela não reconhece os seus valores. A mulher, ela precisa entender que ela é o sol do seu lar, ela é o alicerce de uma família e não pode deixar que o homem seja a referência de vida”, disse.

gerusa sampaio ft iasmim santos acorda cidade
Gerusa Sampaio | Foto: Iasmim Santos/Acorda Cidade

Além do apoio psicológico as mulheres que sofrem violência doméstica, a unidade também conta com um corpo jurídico, oferecendo serviços legais de direito, à exemplo de consultoria de pensões e divórcios.

“O que buscamos na secretaria é garantir os direitos porque temos uma rede de proteção, temos um trabalho sincronizado com a Deam, a quem eu deixo o meu agradecimento à Dra. Clécia Vasconcelos. Fomos inclusive aos distritos levar esclarecimentos a mulher da zona rural que muitas vezes, não sabe como denunciar. Levamos assistência social, psicológica, jurídica. Na nossa secretaria, o nosso departamento jurídico atendeu mais de 2 mil famílias. Totalizamos neste ano, 6 mil atendimentos, dentre o jurídico, uma equipe multidisciplinar. A mulher que chega na secretaria, ela busca todos os serviços, desde uma pensão alimentícia ao divórcio. Ela é atendida por uma psicóloga, assistente social, porque muitas vezes ela vai em busca de uma pensão, mas ela também precisa de uma escuta sensível, humanizada, não é o dinheiro que ela está precisando”, destacou Gerusa.

Capacitações

As mulheres que integram a Secretaria da Mulher também são contempladas com cursos de capacitação para a ingressão ao mercado de trabalho. Segundo Gerusa Sampaio, o objetivo desse projeto é oferecer não só a inclusão deste público na sociedade, como também, a independência financeira.

“Promovemos também cursos, capacitações, porque é fácil dizer a mulher para ela denunciar, mas não entendem a dependência financeira que ela possui. A mulher renuncia pelos filhos. Então, a gente capacita essas mulheres, formamos na semana passada 50 mulheres no curso de corte e escova. Estamos buscando ajuda em salões que convidem, deem oportunidade a essas mulheres que estão pontas para o mercado de trabalho”.

Outros suportes

Outros suportes realizados pela unidade é a proteção e atendimento aos idosos e comunidade LGBTQIAPN+.

“Toda denúncia do 156, principalmente de maus tratos em idosos, passam por nós e fazemos uma busca ativa. A violência patrimonial está aflorada nos idosos, filhos que esquecem que aquele que tanto fez, é um tanto faz na vida deles. Já encontramos idosos amarrados para não saírem de casa. O trabalho é feito com uma equipe criteriosa, uma diretoria em que atendemos também a população LGBTQIAPN+. Temos que respeitar e estamos para garantir o direito dessa população. Existe uma discriminação e temos um núcleo também de igualdade racial”, completou.

Atendimento para homens

Apesar de focar no atendimento à mulher, a Secretaria comandada por Gerusa também realiza a ressocialização e tratamento psicológico de homens agressores. De acordo ela, cerca de 16 homens estão sendo atendidos pela unidade.

“Temos ainda o Núcleo de Ressocialização do Homem Agressor. Claro que para cada ação, existe uma reação, então a punição se faz necessária, mas por outro lado, esse homem precisa ressocializar, retornar a sociedade. Eu acredito muito no machismo estrutural, onde o menino viu a mãe sendo agredida pelo pai na infância e na idade adulta, sem perceber, ele também agride a mulher que ele escolheu como companheira. Ele precisa ser tratado. Estamos com 16 homens que procuraram nosso serviço, que pediram ajuda, reconheceram e estão sendo acompanhados pela nossa psicóloga”, explicou.

Serviços disponíveis

Além dos serviços citados, a Secretaria Municipal de Política para as Mulheres se estende a outras atividades. Confira:

  • Órfãos do feminicídio: Visitas às famílias das vítimas e suporte psicossocial e jurídico;
  • Cursos de capacitação: Certificação de mais de 50 mulheres que fizeram curso de corte e escova;
  • Núcleo Transformando Caminhos: Acompanhamento psicológico para homens;
  • Implantação junto a Deam e algumas ONGs de um varal solidário: Apoio as mulheres assistidas que muitas vezes chegam somente com a roupa do corpo;
  • Núcleo de Direitos Humanos: Atendimento a denúncias de maus-tratos para idosos, queixas de discriminação racial e população LGBT;
  • Departamento Jurídico que atende a mulher e sua família.

Como buscar atendimento

Caso tenha interesse em buscar um desses serviços, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres está localizada na Rua Georgina Erisman, 185, Centro. O telefone para contato, é o (75) 3602-8675.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade