Entrada franca

Cuca realiza Festival de Violeiros no dia 25 de outubro

A programação contará com um desafio de repente com cinco duplas de violeiros de diferentes locais do Nordeste.

21/10/2023 às 22h22, Por Agenda Cultural

Compartilhe essa notícia

Festival de violeiros
Foto: Ascom/Uefs

Preservar e difundir a cultura do repente de viola é o objetivo principal do Festival de Violeiros de Feira de Santana, edição 2023, promovido pelo Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), em parceria com a Associação dos Violeiros e Trovadores da Bahia (AVTB). A programação, no dia 25 de outubro, contará com um desafio de repente com cinco duplas de violeiros de diferentes locais do Nordeste.

De acordo com a organização do evento, o repente de viola é uma das mais tradicionais expressões da cultura popular nordestina e tem em Feira de Santana um de seus pólos difusores há décadas. A importância dessa manifestação foi reconhecida em 2021, com a inserção do repente no rol do Patrimônio Imaterial Cultural do Brasil, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

“Atenta a tal relevância e ciente da necessidade de incentivar a preservação e difusão do repente de viola, a Uefs, através do Cuca, realizará o Festival de Violeiros de Feira de Santana, retomando o protagonismo regional da cidade na promoção dessa manifestação”, ressaltou Aldo Morais, diretor do Cuca.

O festival acontecerá às 19 horas, no Teatro do Cuca. A entrada é franca.

Fonte: Ascom/Uefs

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade