Feira de Santana

Cooperativa envolvida em acidente continua atuando em Feira sem fiscalização, alerta secretário

Por ordem judicial, nenhum veículo pode ser apreendido.

12/12/2022 às 20h20, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Na manhã do último sábado (10), uma van que faz parte da Cooperativa de Transportes Alternativos de Passageiros da Bahia (Cootafalg) se envolveu em um acidente na Avenida de Canal, próximo ao Terminal de Transbordo Central em Feira de Santana.

O veículo atropelou e matou a condutora de uma motocicleta, Karine Cordeiro da Silva, 33 anos. O condutor evadiu-se do local, e segundo populares, havia garrafas de cerveja dentro do carro.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o secretário de Transporte e Trânsito, Saulo Figueiredo, relembrou que o município está impossibilitado de fiscalizar a cooperativa, como também apreender os veículos.

“Esta van é do transporte clandestino, essa cooperativa chegou aqui em nossa cidade em setembro de 2019, através de uma decisão judicial, foi uma chegada contra a vontade da prefeitura e o juiz determinou que o município não poderia fiscalizar porque a lei era inconstitucional. No último levantamento que fizemos, tinha aproximadamente 150 carros, mas por conta dessas limitações impostas pelas autoridades competentes, o município não tem mais um controle sobre isso. Se esta tragédia tivesse acontecido com um veículo do sistema regular do município, tenho certeza que neste momento, tanto a cabeça do secretário quanto do prefeito teriam rolado na guilhotina”, informou.

De acordo com o secretário, os condutores trafegam utilizando uma liminar afirmando que a lei de fiscalização é ilegal.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Eles atuam com uma liminar da mesma forma que o clandestino. Por muitas vezes nós fizemos apreensões, porém o poder judiciário vai e solta. Essa liminar diz que a lei é inconstitucional, é um entendimento jurídico, e na semana passada, por exemplo, nós tivemos um Fórum realizado aqui em Feira, e colegas nos mostraram que existem as milícias, existem as ligações destes transportes com o tráfico de drogas. O problema do transporte clandestino não é só do município, desta vez agora que envolveu vida humana, precisa ser apurado com a Polícia Civil também”, informou.

Ainda segundo o secretário, será necessária uma perícia no veículo para constatar se realmente faltou freio.

“Segundo relatos, o veículo perdeu o freio, então para a gente realmente confirmar isso, a perícia do Departamento de Polícia Técnica irá investigar. Eu também vi relatos que tinha garrafas de bebidas dentro do carro, e só mesmo a Polícia Civil irá dizer. Ainda no dia de hoje, terei uma reunião com o CPRL, porque nós não conseguimos fazer o nossa papel de fiscalizador, se não tiver a presença da PM. Já houve casos deles conseguirem tirar os carros de cima do guincho, então é uma recomendação do próprio Ministério Público que precisa ser revista”, concluiu.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Leia também: Van perde o controle na Avenida de Canal, atropela e mata condutora de uma Biz

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Simples, muito simples, só é fazer uma blitz e ver que a maioria das vans ñ tem condições nenhuma de trafegar e principalmente conduzir vidas, prendem todas que estão irregular e só solta quando estiver em dias, começando pelos motoristas que quase todos dirigem sem habilitação para conduzir passageiros, as blitz ñ faz pra carros pequenos pq as vans ñ entram nessas blitz

  2. O Filho de menos de 2 anos de idade dessa Mãe que foi assassinada, está chorando todos os dias com saudade dela. Quem vai contar para ele que um Juiz proibiu que uma empresa clandestina fosse autuada? Como vai ficar a indenização para essa criança? Quem é o culpado? Mais uma vez o povo terá que pagar por um crime que não foram eles que cometeram? Pois caso seja responsabilizado algum órgão público, quem paga é o povo. Será que não haverá nenhum CPF culpado por isso?

  3. Incompetência do jurídico da prefeitura. É preciso reunir as provas que essa cooperativa atua sem respeitar as leis e apresentar ao Ministério Público para revogar a tal liminar que proíbe a apreensão dos veículos. Basta vontade, mas isso o governo municipal não tem!

  4. A prefeitura de feira de santana e conivente com tudo isso, o secretário de transporte transito e um boneco de pano, que ano fez nada a respeito do ligeirinho e das vans irregular, todo mundo sabe quem são, mais ninguém tem coragem de agir, mas a população também tem sua parcela de culpa que quando a prefeitura corria atrás dos ligeirinhos a população ficava contra.

  5. Aí pessoal da reportagem, faltou pedir a ele mais informações sobre essa lei ou essa liminar, tenho certeza absoluta que o secretário tá mal informado e tá vacilando pois em nosso país a hierarquia das leis, nenhuma liminar ou decisão judicial pode sobrepor as leis maiores e que nesse caso são o código de trânsito e o código penal.

  6. Essa conversa já tá cansada pq em salvador essa msm cooperativa a prefeitura de lá está combatendo e apreendendo os carros deles a justiça de salvador e uma e aqui e outra sr secretário pelo amor de Deus larga de incompetência e vamos agir VCS só vão tomar uma providência quando for uma tragédia maior ainda pq acho q VCS acharam pouco uma jovem mãe de família perder a vida dessa forma por irresponsabilidade desses caras dessa cooperativa

  7. A melícia na cidade são os próprios políticos,as polícias,muitos desses carros clandestinos que rodam na cidade são dessa gente,não há qualquer tipo de fiscalização, blitz da polícia militar pra coibir isso aí,até parece piada!

  8. Enquanto isso outras pessoas correm o risco de perder a vida por causa de uma liminar absurda que já passou da hora de ser revogada.
    Que Deus conforte o coração da família de Karine e que o Senhor coloque ela em um bom lugar.
    Mais um filho que vai crescer sem a mãe por causa da irresponsabilidade e da certeza da impunidade desses bandidos.

    1. Porquê será?
      Pq nunca se viu a prefeitura cumprir uma única medida judicial e justamente essa Colbert e a trupe do Ex cumprem zelosamente?
      Pq povo de Feira?
      Pq prá pagar o fundeb dos professores não tem esse zelo todo de cumprir ordem judicial?
      Pq eleitores de Feira ? Pq ?

  9. Essas vans estão dominando a cidade, na avenida senhor dos passos e em frente a Câmara de vereadores é uma verdadeira bagunça! Feira virou casa de mãe Joana, onde quem quer manda! Pra isso o prefeito Colbertvírus cumpre a lei, mais para arrumar a cidade, para pagar o que deve aos professores, para concluir a bagunça que virou a cidade com o tal projeto novo centro, a lei quem faz é ele! Palhaçada!

  10. Quando a vítima for esposa, Mãe, filha, neta ou algum outro ente querido de um promotor ou Juiz, aí esta decisão arbitrária é revogada. Más enquanto as coisas forem decididas no “Quem Paga Mais” vamos convivendo com estas tragédias.

  11. Como já é comum no governo Cobé a culpa sempre é dos outros. Está cooperativa está atuando na cidade ilegalmente faz anos e o governo municipal nunca sentou com ela para pelo menos tentar organizar a bagunça. O governo não fiscaliza o transporte público na cidade, tanto faz ônibus, lingueirinho, mototaxi e qualquer coisa ligado à mobilidade da cidade.
    Se eu fosse o prefeito e o secretário teria vergonha de vim a público falar uma coisa dessa, será que eles pediram desculpas a família da jovem que morreu?

    1. Na verdade o secretário foi muito corajoso em dar essa entrevista do jeito que deu. A vida dele agora corre perigo. Agora a dúvida é, por que Juízes permitem que uma empresa atue ilegalmente? Será que pagam impostos? Por que atacar a prefeitura nessa hora? Será que esse ataque é para proteger os culpados?

  12. NA VERDADE ESSAS VANS NÃO PASSAM POR FISCALIZAÇÃO NENHUMA. VEÍCULOS COM BANCOS ADAPTADOS, EXCESSO DE PASSAGEIROS, MOTORISTAS FAZENDO PEGA NA BUSCA DE PASSAGEIROS, ULTRAPASSAGENS PELO ACOSTAMENTO. A PREFEITURA DEVERIA FISCALIZAR MAIS ESSE TRANSPORTE ALTERNATIVO….

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade