Feira de Santana

Construção das novas ciclovias atinge 50% e previsão de entrega é novembro, diz superintendente

Ao Acorda Cidade, o engenheiro destacou os benefícios que a comunidade feirense terá quando os equipamentos forem entregues.

09/09/2023 às 08h44, Por Gabriel Gonçalves

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Ciclovia
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Teve início no dia 25 de abril, a construção de uma ciclovia de aproximadamente 8km de extensão na Avenida Noide Cerqueira, e de 3km na Avenida Fraga Maia.

Cerca de quatro meses depois, o estágio da obra já atingiu 50%, segundo o superintendente de Operações e Manutenção do município de Feira de Santana, João Vianey.

Ciclovia
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Ao Acorda Cidade, o engenheiro destacou os benefícios que a comunidade feirense terá quando os equipamentos forem entregues.

“É uma estruturação nos canteiros, a ciclovia ela tem uma característica de mais segurança para estes ciclistas, no caso da Nóide Cerqueira nós tínhamos uma ciclofaixa que está no bordo direito sentido BR-324, então a ciclovia ela garante mais segurança por estar no canteiro central, é mais elevado, está protegida em uma condição bem melhor do que uma ciclofaixa, então é uma condição de mais conforto para todo mundo que tem a sua atividade ou seu lazer nas avenidas, tanto na Nóide Cerqueira quanto na Fraga Maia”, explicou.

Superintendente da Soma
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Questionando se os locais podem servir como espécie de treinos para atletas profissionais, João Vianey destacou que a ciclovia será utilizada de forma compartilhada.

“Existe um questionamento de fato de uma ciclovia em uma condição dessa urbana para um uso de competição, ela termina não sendo adequada porque você vai ter todo este movimento das pessoas que estão fazendo suas atividades físicas, de caminhada ou as pessoas que estão em lazer. Você percebe uma frequência de crianças, adolescentes, famílias, então configura o uso mais de diversão, de lazer, compromete um pouco para essas pessoas que fazem este uso mais profissional”, enfatizou.

Ciclovia
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Segundo João Vianey, as obras da Avenida Noide Cerqueira já atingiram cerca de 50% de evolução, mas foi preciso fazer a relocação de algumas plantas.

“Na Noide Cerqueira nós já passamos de 50%, é importante mostrar que a Noide Cerqueira no canteiro central, você tinha o primeiro segmento que já tinha uma calçada mais ampla, então aquele trecho está sendo reformulado, nós estamos configurando tanto uma calçada com uma própria ciclovia e após aquela região da Lagoa Salgada depois do retorno que acessa o Corredor dos Araçás na Noide Cerqueira, nós temos exclusivamente uma ciclovia que vai chegar até a direção da Escola da Amizade ali antes do viaduto com a BR-324. As obras estavam um pouco adiantadas, as chuvas obviamente comprometem esta fase que nós estamos em alguns segmento de demolição, em outros de terraplanagem, mas nós já temos segmentos consolidados, a gente teve uma dificuldade no caso da Noide por conta do transplantio de algumas árvores, nós estamos realocando estas árvores para permitir esta configuração, existem alguns pontos também de drenagem que precisaram ser ajustados, valetas que estavam inicialmente abertas que comprometeriam o fluxo e nós estamos substituindo por rede, para que a gente possa ter uma fluidez como máxima segurança naquele trecho”, informou à reportagem do Acorda Cidade.

Ciclovia
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Interligação

Segundo o superintendente de Operações e Manutenção, existe um projeto para fazer as interligações das ciclovias, mas destacou que alguns trechos, este processo não é possível.

Ciclovia
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“O município tem um plano cicloviário que foi conduzido pela secretaria de Planejamento, tem algumas situações que já são discutidas, alguns investimentos já são previstos, e a Noide e a Fraga Maia foi uma decisão de governo em virtude do uso que ela já tem. Mas já existem várias configurações, planejamentos que tem sido feitos, mas nem todos os locais são possíveis de fazer uma ciclovia. Então tem que ter avaliação de ciclofaixas, adequação de alguns segmentos, esses estudos estão em andamento e obviamente, nós temos um planejamento de execução. O primeiro passo já foi dado com estas duas, mas a intenção do governo é dar continuidade logo que concluído estes pontos, a gente possa ter outros pontos também configurando tudo isso”, contou.

Retornos

De acordo com João Vianey, um trabalho educativo será realizado por parte da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT).

“Isso já está sendo estudado junto com a SMT, foi feito agora aquela implantação do semáforo que de certa forma já garante uma condição de segurança maior, então está se avaliando os retornos que existem, uma possível adequação destes pontos, um reforço de sinalização, porque a própria ciclovia no trecho dos retornos, ela tem uma sinalização específica delimitadora, então isso também vai ser feito, mas a SMT já vem fazendo os estudos nesta parte e vai sim fazer um trabalho além do educativo, um reforço de sinalização. E pelo cronograma, nós temos uma previsão de novembro, estamos até buscando antecipar estes trechos para a gente dar condição melhor, mas o cronograma da obra é o mês de novembro”, concluiu.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

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  1. Pior secretario de obras e manutenção disparado. A cidade tá uma vergonha de tanto mato e não tem calçada nos bairros pras pessoas andarem. Não vemos equipes pra dar manutenção e fazer reparos. Cidade de Feira de Santana tá feia, suja e cheia de matos. Vergonhoso.

  2. Boa noite, ainda tem puxa saco pra defender esse governo, a ciclovia custa mais que a estada asfaltada até Bom Jesus dos Pobres. Feira de Santana vive uma tragédia anunciada. Gestão DESASTROSA.

    1. Meu amigo, o custo da ciclovia da Fraga Maia é extraordinariamente alto, chegando a superar o custo da pavimentação asfáltica de 5km entre as praias de Bom Jesus e Monte Cristo! É por aí que está indo nosso dinheiro dos precatórios, do corte de nossos salários durante a pandemia… só o povo b***o e a justiça c****Ada não querem enxergar, de conveniência! E segue o baile!

  3. A maior parte da Fraga Maia era só fazer a manutenção e corrigir a pista de corrida (que era a de areia/brita), mas é melhor gastar esse dinheiro ali do que em outros locais mais necessitados.

  4. Ciclovia de 700 mil rrais cada km e matança exacerbada de árvores… O povo estúpido de Feira de Santana eleitor desse grupo nefasto de Zé Roubaldo e Cia que tá destruindo a cidade há quase 25 anos merece, e como merece!

  5. Deveria aproveitar a obra e recuperar o meio fio que tem vários lugares abertos, permitindo que motos e bicicletas passem, aumentando os riscos de acidentes.

  6. Boa iniciativa! Só precisam resolver, a questão das motos (motociclistas), que estão quebrando os canteiros da Noide, para darem uma “roubadinha”! É uma questão de educação, no trânsito, assunto esse… Que de desconhecimento da maioria dos motociclistas feirenses!

  7. Falta você com sua “competência” diferenciada para consertar o que está errado e fazer o planejamento de excelência. Você já viu?!

  8. A obra da av fraga maia, é tão recente e já tá sendo reformada. Gastando dinheiro público no mesmo lugar.
    Enquanto isso, outras partes da cidade ficam sem investimentos.
    O planejamento da prefeitura e seus engenheiros são ridículos, os caras não tem capacidade de fazer um planejamento de ponta, que termine em algo que realmente seja bom pra cidade, só faz merda.

    1. Governo gastando com ciclo via enquanto a rua principal do campo do gado necessitando de um asfalto rua toda esburacada uma vergonha quem transita ali fora o campo do gado q passar vários caminhões e carreta carregada de bois vergonha prefeito

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