Natal

Conheça o significado e a simbologia da Coroa do Advento utilizada no período do Natal

Neste tempo, quatro velas são acesas anunciando o nascimento do Menino Jesus.

25/12/2023 às 11h55, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Coroa do Advento
Foto: Wesley Almeida/ Arquivo CN

Com a aproximação do Natal, a Igreja Católica se prepara para um dos momentos litúrgicos mais significativos: a celebração do nascimento do Menino Jesus. Ao longo dos quatro domingos que antecedem essa comemoração, a igreja convida os fiéis a se prepararem por meio do Tempo do Advento, repleto de simbolismo e significado.

Um dos elementos centrais desse período é a Coroa do Advento, que simboliza a eternidade de Deus, sem início nem fim, feita de ramos verdes que representam a continuidade da vida. As quatro velas, geralmente três roxas e uma rosa com fitas vermelhas, simbolizam a esperança, sendo considerada tradicionalmente como o primeiro anúncio do Natal.

A reportagem do Acorda Cidade conversou com Maria Anunciação Freitas de Souza, coordenadora de uma loja que comercializa produtos religiosos, e ela explicou o significado de cada vela.

Coroa do Advento
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Neste período do Tempo de Advento, são acesas quatro velas nos quatro domingos que antecedem o Natal, representando, respectivamente, a esperança, paz, alegria e o amor, nas cores vermelha, verde, roxa e branca. Por exemplo, a cor verde da primeira semana representa a esperança, chamada do profeta, recordando as profecias sobre a vinda de Jesus. Na segunda semana, a vela vermelha nos convida ao desejo de conversão, ao arrependimento dos pecados e ao compromisso. A terceira semana, com a vela roxa, representa a alegria, marcando a chegada de Jesus, e na quarta semana, a vela branca simboliza a pureza, a luz que vem da Virgem Maria na chegada de seu filho”, declarou.

Segundo Maria Anunciação, este tempo de preparação não deve ser apenas lembrado, mas também vivenciado.

Coroa do Advento
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Deus é fiel às suas promessas. O Salvador virá, daí a alegria e a expectativa que devem estar presentes nesse tempo, não apenas sendo lembrado, mas vivido, pois aquilo que esperamos acontecerá com certeza. A esperança da Igreja é a esperança de Israel, já realizada em Cristo.”

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade