Feira de Santana

Conheça o significado da Festa de Reis para os cristãos

Conforme destacou o padre Paulo Tarso ao Acorda Cidade celebrar o Dia de Reis ajuda a manter viva a tradição para as futuras gerações.

06/01/2023 às 10h00, Por Iasmim Santos

Compartilhe essa notícia

Festa de Reis em Tiquaruçu_
Foto: Reprodução/ Secom Feira

É celebrado, nesta sexta-feira (6), o Dia de Reis. A festa cristã representa a visita dos três reis magos ao menino Jesus. A chegada dos magos é indicada na Bíblia pelo Evangelho, segundo Mateus do Novo Testamento: “Tendo, pois, Jesus nascido em Belém de Judá, no tempo do rei Herodes, eis que magos vieram do Oriente a Jerusalém”, descrito em Mateus 2:1.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o pároco da Catedral Metropolitana de Sant’Ana, Paulo Tarso explicou que a Festa de Reis representa a grande manifestação de Deus ao mundo.

Padre Paulo Tarso
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“No dia 6 de janeiro celebramos a festa da epifania do Senhor. A epifania significa a manifestação, a festa da grande manifestação de Deus ao mundo. O menino Deus que nasceu em Belém de Judá se manifesta a todas as nações e ao mundo inteiro. Essa manifestação é representada pelos reis magos, por isso neste dia nós celebramos o Dia de Reis. Essa festa quer fazer memória para a visita dos reis magos ao menino Jesus. De acordo com a Bíblia, a Palavra de Deus, o Evangelho de Mateus vai mostrar para nós que Jesus recebeu a visita de três reis magos que foram guiados por uma luz, por uma estrela, e encontraram o Rei dos Judeus”, descreveu o pároco.

Tradição

A tradição vai dizer que os reis magos encontraram o menino Jesus no dia 6 de Janeiro, no entanto essa data não é bíblica, assim como os nomes dos reis também não são, revelou o pároco.

“Os nomes Gaspar, Baltasar e Melchior são acréscimos feitos pela tradição. Porém, na visita de cada rei trouxe um presente: o ouro representando a realeza, o incenso representando a divindade e a mirra fazendo referência ao sacrifício de Cristo, da cruz; morte e ressurreição”, pontuou.

Essa tradição chegou ao Brasil em torno de 1549 com os jesuítas.

“Porém, a primeira manifestação, a título de registro, é de 1560 a 1561, em São Paulo, na aldeia Piratininga, dos jesuítas se espalhando pelo Nordeste e para todo o Brasil”, relembrou o Paulo Tarso.

Como a festa acontece

A manifestação possui o objetivo de anunciar o nascimento do menino Jesus.

“Os grupos saem porta a porta cantando, com muita alegria, enfeites e fitas. Tudo para anunciar o nascimento do menino Deus. É importante entender que os reis magos são representados como um negro, um branco e um cor de jambo, representando a diversidade cultural que é o mundo”, destacou o pároco Paulo Tarso.

Segundo o Pe., celebrar o Dia de Reis é uma forma de manter viva a tradição.

“Celebrar essa festa ajuda a manter viva essa tradição que é com certeza um patrimônio cultural que devemos deixar para as futuras gerações. Os magos seguiram uma estrela, uma luz, trilharam um caminho e chegaram à grande luz que é Jesus. A festa de Reis quer nos falar que devemos sempre seguir essa estrela, que nos levará até Jesus, que é a fonte de todo o bem e felicidade. Que Deus abençoe a todos nós e que tenhamos uma festa abençoada de Reis com muita alegria. E que sejamos como os magos, iluminados por essa luz que é Jesus”, desejou.

Com informações da produtora e jornalista do Acorda Cidade Maylla Nunes

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ao menos deveria colocar uma banda moralizada pra tocar! Porque as que irão tocar cá pra nós, é uma piada. Que festa fuleira é essa Colbert? kkkkkkkkk

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade