Dia de São Pedro

Conheça a história de São Pedro, santo que é celebrado nesta quinta-feira (29)

O vigário informou que aqui no Brasil, a celebração é realizada no primeiro domingo após a data do dia 29 de junho, caso esta caia durante a semana.

29/06/2023 às 06h51, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Santo São Pedro
Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo

Nesta quinta-feira (29), é celebrado o dia de São Pedro e São Paulo, principais líderes no surgimento da Igreja Cristã.

Os apóstolos também são responsáveis pelas festividades típicas da Igreja Católica e, segundo tradição, os viúvos e viúvas acendem uma fogueira na porta de casa durante a noite do dia 29 de junho.

O Acorda Cidade conversou com o vigário padre Wilson Marques, da Paróquia Nossa Senhora dos Humildes, que fica no distrito de Humildes em Feira de Santana, que contou um pouco da história do santo.

Vigário
Foto: Reprodução

“O dia 29 o dia é dedicado a São Pedro porque é o dia do martírio, tanto dele, como o outro santo que é São Paulo, mas destacamos aqui São Pedro porque ele é o primeiro dos apóstolos, é o primeiro que Jesus chama juntamente com seu irmão André, enquanto pescador, e Pedro passa a seguir Jesus Cristo. A história de São Pedro se dá justamente quando Jesus está na sua vida pública chamando seus primeiros seguidores e São Pedro é aquele que mesmo com sua simplicidade, aquele que mesmo não tendo muitos estudos, mas acolhe esse chamado de Jesus. Em seguida é ele que também professa e reconhece que Jesus é o filho de Deus, e também aquele que pergunta quando Jesus vai dizer: ‘Olha, vocês também querem ir embora?’ E ele vai dizer: ‘Senhor aonde iremos? Só tu tens palavras de vida eterna.’ Então Pedro mesmo com toda essa realidade de que não tem esse conhecimento todo, não tem essa inteligência a nível intelectual, mas porém, Pedro é aquele que segue os passos no caminho do mestre. Ele é padroeiro dos pescadores justamente porque ele foi chamado quando ele estava no exercício do trabalho que é a pesca”, explicou.

O vigário informou que aqui no Brasil, a celebração é realizada no primeiro domingo após a data do dia 29 de junho, caso esta caia durante a semana.

“Neste ano, nós teremos a celebração no domingo, porque embora o dia da festa de São Pedro e São Paulo seja no dia 29, mas a igreja aqui no Brasil faz a transferência para o domingo, pra que mais fiéis possam estar participando da solenidade. São Pedro também é considerado como santo das viúvas e o distrito de Humildes abraça essa devoção a São Pedro a ponto de culturalmente acontecer a festa de São Pedro aqui no mês de junho”, concluiu.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade