Pôr do Sol feirense

Confira os melhores lugares para apreciar o pôr do sol em Feira de Santana

A cidade feirense e seus distritos possuem tesouros históricos e belezas naturais únicas que merecem ser conhecidas e desfrutadas.

18/09/2022 às 17h00, Por Iasmim Santos

Compartilhe essa notícia

Foto: Paulo José/Acorda Cidade | Cobertura do Shopping Popular

Neste domingo (18), comemoramos o aniversário da nossa querida “Princesinha do Sertão”. Feira de Santana, o segundo maior município da Bahia com mais de 600 mil habitantes, celebra hoje 189 anos de emancipação política. E nada melhor do que conhecermos mais sobre as maravilhas desta preciosa terra.

A chefe de Atividades Turísticas do município de Feira de Santana, Graça Cordeiro, revelou ao Acorda Cidade os melhores lugares para quem deseja contemplar os melhores pores do sol da cidade. E além disso, apresentou os principais pontos turísticos escondidos em Feira de Santana e nos seus distritos que muitos ainda desconhecem.

Rio Jacuípe

Foto: Brenda Filho/ Acorda Cidade

O Rio Jacuípe nasce na Chapada Diamantina, em Morro do Chapéu e desemboca no Paraguaçu. Ele passa por 36 municípios, que compõem a sua bacia hidrográfica e impacta diretamente em toda riqueza desses municípios. 

“O Rio Jacuípe tem uma parte navegável e antes da pandemia, lançamos o  Ponto Náutico Maria Quitéria, para que, junto a iniciativa privada, pudéssemos explorar um roteiro de Feira de Santana até Cachoeira: Caminhos de Maria Quitéria, os caminhos que Maria Quitéria fez antes de se alistar em Cachoeira,” revelou.

Parque de Exposição

“O parque de exposição recentemente reuniu 200 pessoas de várias cidades para praticar tiro. Pessoas de Santo Estêvão, de Água Fria, de Salvador, de Santo Antônio de Jesus, de Serrinha, Baixa Grande, tinha gente de vários locais de Santo Estevão, de Itaberaba, de Amélia Rodrigues fazendo esse esporte aqui em Feira de Santana”, informou.

Distrito Governador João Durval Carneiro (Ipuaçu)

“No Distrito de Ipuaçu temos a igreja de Santa Luzia, uma igreja que é do século XVI. As paredes da igreja são de um metro de largura e infelizmente ela ainda não está tombada pelo IPAC. Essa igreja, na festa de Santa Luzia antes da pandemia, no mês de dezembro, já chegou a atrair 80 ônibus de romeiros,” disse.

Distrito de Maria Quitéria (São José)

A modalidade de voo livre atrai muitos turistas que buscam praticar o esporte em São José, região que tem a seu favor elevados graus de temperaturas que acabam gerando bolhas de ar quente que ajuda a asa delta ou parapente ganharem altura, o que lhe permite cobrirem maiores distâncias.

“No Morro de São José já tivemos dois campeonatos de voo livre,” contou.

Comunidade Quilombola

No distrito de Maria Quitéria é possível visitar uma comunidade quilombola e conhecer mais detalhes da rica história desse povo.

“No distrito de Maria Quitéria tem uma comunidade quilombola, tem uma escola quilombola que pode receber visitação turística, é a única da região.”

Nesta comunidade, as pessoas podem conhecer não só as escolas, como também os descendentes do quilombo e vivenciar as histórias dos seus ancestrais e toda diversidade cultural.

Casa dos Viegas

“No distrito de Maria Quitéria temos o Museu da Capoeira. Temos também uma casa que é da família dos Viegas, que foram um dos primeiros habitantes de São José das Itaparocas,” detalhou.

Os exploradores de plantão poderão descobrir as curiosidades em torno da construção antiga e desvendar o passado histórico dessa casa que carrega memórias dos povos que foram escravizados.

“A casa está lá ainda, abandonada, no meio do mato. Ela tem inclusive uma solitária. É uma casa toda estruturada onde tinha a parte dos escravos e a parte do senhor. Isso tudo no distrito de Maria Quitéria”, disse.

No distrito de Maria Quitéria é possível encontrar na região os produtores de castanha.

“As pessoas podem conhecer como é feita a castanha de forma artesanal. E como a castanha é distribuída para toda a região.”

Distrito de Tiquaruçu

Foto: Washington Nery/Secom

O município é muito visitado principalmente na época do São João.

“No município de Tiquaruçu você encontra a igreja que batizou Maria Quitéria,” descreveu.

Distrito de Jaíba

“No distrito de Jaíba nós temos trilhas, inclusive pequenos campeonatos de trilhas, ainda sem estruturação, mas já recebem pessoas de outros lugares,” abordou.

A cidade de Feira de Santana engloba muitos patrimônios culturais e locais de visitação que representam a história do município, suas lutas e representações que são marcas de um passado de memórias, da identidade, da criatividade dos povos e da riqueza das culturas.

“Em Feira de Santana você encontra o prédio da prefeitura belíssimo, a Igreja Senhor dos Passos, Igreja dos Remédios, com sua cúpula de porcelana, não tem outra igual no Brasil, a Igreja da Matriz”, disse.

Além dessas riquezas históricas, não podemos deixar de falar sobre as riquezas naturais. O pôr o sol é uma arte natural que acolhe e abraça não só os feirenses mas todos que chegam ao berço desta cidade.

“A cidade tem esse presente de Deus. Feira tem, Feira oferece.”

Praça do Pôr do Sol da Uefs

Foto: Thiago Freitas/Reprodução

Na Universidade de Feira de Santana (Uefs) existe uma beleza que atrai todos que chegam a instituição, o pôr do sol intenso e único transmite calma e eleva as vibrações de estudantes e visitantes que desfrutam da paisagem.

Olímpio Vital – Shopping das Compras

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Todos os dias tenho a felicidade de apreciar esse pôr do sol, seria muito interessante se o pessoal do Shopping das Compras fizesse no terraço um espaço para apreciarmos o pôr do sol,” observou.

“Indo para São Gonçalo, próximo ao posto, também podemos admirar um lindo pôr do sol.”

Lagoa Grande

Foto: Valmir soares/Google Maps

“É muito bonito você vê o reflexo do sol na água, é lindo! Ali realmente você aprecia o pôr do sol de uma forma diferente. você olha para o sol e olha para o reflexo dele na água. São dois presentes que Deus nos deu e que ninguém faz igual,” ressaltou.

Jardim Brasil

“Ele fica em um local alto, privilegiado, ainda não é um local com tanta habitação, você tem o contato com o verde. Apreciar o pôr do sol com o contato mais próximo com o verde é muito prazeroso,” descreveu.

Sky Box Rooftop

Foto: Sky Box/Instagram

Na Avenida Senhor do Passos, o pôr do sol que pode ser desfrutado na cobertura do bar Sky Box Rooftop, atrai muitos visitantes que se encantam com a paisagem e apreciam a beleza natural.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Seguinte no Urba Mais depois do condomínio Jardim das tulipas existe o melhor pôr do Sol da cidade eu posso provar
    @evandroguerreiroweb

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade