Feira de Santana

Conferencistas explanam sobre a reencarnação e o livre arbítrio na 45ª Semana Espírita de Feira de Santana

Coordenador da Semana Espírita de Feira de Santana, Marcos Machado, avaliou o evento de forma muito positiva.

24/09/2023 às 10h30, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

45 semana espírita de feira de santana
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Iniciada no último dia 16 de setembro, a 45ª Semana Espírita de Feira de Santana encerra neste domingo (24) com um seminário, após conclusão do ciclo de palestras na noite de sábado (23) com os conferencistas de Minas Gerais, Victor Hugo Menino e Gustavo Silveira. O evento acontece no Ginásio do Colégio Castro Alves e tem como tema, neste ano, “A Reencarnação e a Vida”.

Considerada como uma explicação plausível para muitos aspectos da vida e da existência humana, a reencarnação é vista como um mecanismo pelo qual as almas têm a oportunidade de evoluir espiritualmente ao longo de várias vidas.

Quem falou sobre este aspecto na Semana Espírita foi o conferencista Mineiro, Victor Hugo Menino. Apesar de ter nascido em um lar espírita, ele disse ao Acorda Cidade que começou a atividade religiosa somente aos 15 anos. Atualmente, aos 24 anos, ele realiza palestras relacionadas à doutrina pelo Brasil afora, mas de forma humilde se autointitula como proseador.

Victor Hugo Menino
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Tenho procurado aprender, longe de me considerar um expositor. Sou apenas um proseador, gosto de conversar sobre a doutrina. Aprendi sobretudo a compreender a minha condição de encarnado, olhar para mim de uma maneira mais amorosa, mais compreensiva, a fim de assumir os compromissos e responsabilidades que a vida oferece”, disse.

É a segunda vez que Victor Hugo participa da Semana Espírita em Feira de Santana. Ele explicou ao Acorda Cidade que usa o “Menino” em seu nome para se referir a sua posição enquanto aprendiz da doutrina.

“Nosso objetivo é compreender os motivos da reencarnação. Por que a gente tem que descer a terra tantas vezes se a vida espiritual é a vida verdadeira no dizer de Allan Kardec? O que viemos fazer aqui?”, questionou o palestrante, que também destacou o compromisso que devemos ter com o bem.
A visão espírita da reencarnação sugere que o processo de evolução espiritual é infinito. As almas continuam a reencarnar até atingirem a perfeição espiritual e se unirem com o Criador.

Acredita-se que antes de cada encarnação, a alma faz um plano reencarnatório, escolhendo as circunstâncias e lições que deseja enfrentar na próxima vida. Essas escolhas são baseadas nas necessidades espirituais individuais.

Gustavo Silveira
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O cientista da computação e palestrante Gustavo Silveira participou do evento ministrando sobre o livre arbítrio, capacidade do ser humano que desempenha um papel crucial na visão espírita da reencarnação.

Segundo a doutrina espírita, as escolhas que os seres humanos fazem em cada vida afetam o progresso espiritual e o destino futuro de cada indivíduo.

“Quando a gente pensa em livre arbítrio na filosofia, há discussões, inclusive, se ele existe ou não. Já a doutrina espírita nos põe numa posição muito privilegiada, dizendo que há livre arbítrio, que há o determinismo divino acerca do progresso, até mesmo das questões biológicas do nosso corpo, mas há uma justiça divina que quer nos conduzir não pela imposição ou violência, mas pela liberdade de escolha e pela convicção do bem no caminho do bem.

marcos machado
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Coordenador do Conselho Regional Espírita III e da Semana Espírita de Feira de Santana, Marcos Machado, avaliou o evento de forma muito positiva, destacando a participação forte do público tanto nos e encontros presenciais quanto pela internet.

“É com muita alegria que estamos nos despedindo desta semana de grandes lições em que pudemos a luz do espiritismo, e baseado no tema central “reencarnação e vida”, fazer várias reflexões sobre esta grande verdade de que desde, que o homem é homem já se tem entendimento, mas colocando isso nas nossas vidas para que possamos através disso progredir, cada vez mais e difundir este pensamento, principalmente ao materialismo que ainda se faz tão presente em nossa sociedade. Fizemos diversas abordagens da reencarnação no campo científico, no campo da convivência familiar, observando os sentidos da vida, os planejamentos reencarnatórios, a construção de uma nova humanidade e também o encontro com a literatura espírita, que nos convida a aprender um pouco mais sobre a reencarnação.”, declarou.

45ª semana espírita de feira de Santana
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Nesta perspectiva de evolução constante, a Doutrina Espírita prega a Lei do Amor como um dos princípios supremos, em outras palavras, fazer o bem. Os espíritas acreditam que ajudar, amparar e cuidar dos outros é uma expressão de amor e caridade, independentemente de crenças ou origens.

Eles também enfatizam a importância do estudo e da reflexão sobre os princípios da doutrina, por acreditar que, ao compreender melhor as leis e os propósitos da vida, podem agir de maneira mais eficaz para fazer o bem. E neste sentido, eventos como a Semana Espírita e incentivo à leitura sobre o assunto são práticas em busca deste conhecimento.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Leia também:

Reencarnação e Vida é tema da 45ª Semana Espírita de Feira de Santana

Plínio Oliveira realiza show na 45ª Semana Espírita de Feira de Santana

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Vacinação contra a raiva

Feira de Santana

Até o final da campanha de vacinação contra raiva cerca de 55 mil animais devem ser imunizados

Vacinação contra raiva acontece em 15 bairros de Feira até às 16h; confira a importância de imunizar os bichinhos.

13/07/2024 às 11h15

Bandas de rock

Dia de Rock, bebê!

Dia Mundial do Rock: conheça três cantores que se destacam no gênero musical em Feira de Santana

A data, 13 de julho, é reconhecida no Brasil, como o Dia Mundial do Rock, apesar de apenas os brasileiros...

13/07/2024 às 08h00

Procon apreende e descarta 37 litros de álcool líquido 70

Alerta

Procon alerta sobre práticas que o Código de Defesa do Consumidor proíbe

Outra situação apontada pelo Procon é o constrangimento ao cliente, conforme estabelece o artigo 71. Veja mais.

13/07/2024 às 06h46

unidade de saúde

Feira de Santana

Beneficiários do Bolsa Família terão até dia 19 para fazer acompanhamento obrigatório de saúde

O beneficiário deve procurar a unidade de saúde na qual é atendido e ao chegar na recepção deve informar que...

13/07/2024 às 06h37

telemarketing

Vaga de Emprego

Empresa de telemarketing realiza Feira de Oportunidades na próxima terça-feira (16)

O evento é voltado para candidatos interessados em vagas de Operador ou operadora de Telemarketing em Feira de Santana.

13/07/2024 às 06h25

Policlínica do Feira X

Feira de Santana

IGM inicia pagamentos dos médicos de Feira de Santana e categoria cancela restrição de atendimentos

Médicos decidiram adiar a restrição de atendimentos por dois dias consecutivos, durante assembleias realizadas nos dias 10 e 11 de...

12/07/2024 às 18h13

image

Rádio acorda cidade