Feira de Santana

Comitê realiza reunião emergencial para socorrer população após alagamentos desta terça (20)

Diversos pontos de alagamento foram causados pela chuva forte que começou por volta do meio-dia desta terça.

20/02/2024 às 20h25, Por Jaqueline Ferreira

Compartilhe essa notícia

alagamentos em Feira de Santana
Foto: Encaminhada via WhatsApp

O Comitê de Gerenciamento de Crise da Prefeitura se reuniu em caráter de urgência na tarde desta terça-feira (20), após Feira de Santana registrar 42 milímetros de chuvas em uma hora. Diversos pontos de alagamentos foram causados pela chuva forte que começou por volta do meio-dia. Moradores de vários bairros e localidades sofreram transtornos. 

Em quatro horas foram 65 milímetros de chuvas que não estavam sendo esperados pela Defesa Civil. O engenheiro da Superintendência Municipal de Obras e Manutenções (Soma), João Vianey, falou em coletiva sobre as ações emergenciais que o comitê já está executando em conjunto com outras secretarias. 

“O comitê coordena com a Sesp e a Soma, nas ações de limpeza das drenagens, a limpeza das vias públicas, retomando a condição de trafegabilidade. Nós estamos focados também em recuperar as caixas, recompor grelhas que porventura foram levadas pela chuva e foram vandalizadas. Então, esse trabalho todo ocorreu”, afirmou. 

Segundo João Vianey, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso) está trabalhando no apoio às famílias, fazendo o cadastramento daquelas que estão em vulnerabilidade social.

O responsável pela pasta, Denilton Brito, esteve presente na reunião e informou sobre ações emergenciais para cuidar das pessoas mais afetadas pelos alagamentos. 

“Na questão da assistência social, fazer o acolhimento das pessoas que precisam da alimentação, que precisam do aluguel social, quando ela tem a casa invadida ou numa situação de não se tornar habitável. Na questão dos colchões, a gente tem essa acomodação. Já estamos estruturando hoje a possibilidade de ter um colégio para deixar de prontidão para um abrigo de quem necessitar com cozinha pronta, com dormitórios, com toda estrutura e alimentos”, explicou. 

Além disso, ele ressaltou que a chuva de hoje não era esperada, o que dificulta a publicação de um decreto de emergência. Conforme os dados oficiais, não estava previsto esse volume de água. 

“Para que a gente possa ter um reconhecimento e apoio, inclusive, a nível estadual e federal, em função dos indicadores apontarem que se teriam chuvas ocasionais, mas não é isso o que está ocorrendo. Hoje tinha apenas um alerta amarelo, com chuvas rápidas e um tempo nublado, mas, de repente, nós fomos surpreendidos com uma chuva muito forte, apesar de rápida, mas que choveu mais de 30 milímetros, que normalmente é uma chuva suficiente para o dia inteiro”, pontuou. 

Segundo Denilton Brito, comparando as chuvas de hoje com as do último sábado (17), mais bairros de Feira de Santana foram afetados. 

Outro ponto discutido na reunião foram as causas para tantos alagamentos e transtornos em tão pouco tempo. 

“Nós temos bocas de lobo. Por mais que se limpe, na hora em que a chuva vem com velocidade, ela termina entupindo as bocas de lobo e prejudica o escoamento da água com maior rapidez, e é por isso que gera esse alagamento na cidade”, disse o secretário da Sedeso.

Ainda segundo o engenheiro João Vianey, o prefeito Colbert Martins Filho, convocou os engenheiros e arquitetos municipais para que ações referentes às bacias, lagoas e córregos da cidade sejam executadas, a exemplo de limpezas para facilitar a vazão da água.  

“Vamos reforçar a ação nesse ponto para poder ter o escoamento e além da elevação, as cotas de elevação dessas áreas sejam menores e também o tempo de escoamento seja muito mais rápido. A ideia é fazer essa discussão ampla entre as secretarias para que a gente possa tomar essas ações. O prefeito já está sinalizando, com toda a equipe do Comitê de Crise, uma ação muito enfática no aspecto de ampliação de máquinas, o reforço dessa limpeza, que é o que, de forma imediata, gera um resultado e gera uma segurança para todo mundo. É o que o comitê está criando agora e tomando as ações cabíveis”, declarou.

Ele explicou ainda que apesar de algumas redes de drenagens estarem limpas, o lixo acumulou com as chuvas e travou o escoamento. Equipes da Superintendência Municipal de Trânsito e a Soma, já conseguiram liberar o tráfego em alguns túneis que a situação de alagamento ocorreu, como o da Avenida João Durval. 

“A questão do lixo, não só na microdrenagem, que é o corriqueiro e nós temos essa incidência rotineiramente, também a condição das macrodrenagens, que têm ocupações irregulares, você tem lixo de grande porte. Até foi citado na reunião a questão de sofás, a questão de colchão, eletrodomésticos lançados na rede após a quebra. Isso compromete a vazão e agrava num momento de chuva desse. E, infelizmente, com a recorrência de chuvas concentradas que o município está tendo, tudo isso agrava a situação para toda a população”, relatou Vianey.

Leia também: Chuva forte desta terça-feira (20) causa vários pontos de alagamento em Feira de Santana

As informações são da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Uma vergonha ver a ”princesa do sertão” embaixo d’água. Não esqueçamos que isso é reflexo de um grupinho político que há muito governa a nossa cidade, e nesse há muito só defendeu os seus interesses, deixando a sociedade em segundo plano. O atual prefeito é apenas mais um partícipe desse grupinho. Que a população, em outubro, possa dá-lhes a resposta à altura, fazendo com que toda essa corja desapareça da administração municipal. Observação: independe em quem você queira votar, só não vote nos integrantes desse grupinho de coronéis.

  2. Cadê o governo do estado que não se junta com o governo municipal e faz a drenagem de feira , pra que né somos aniversários políticos o povo que se ferre , sem falar na câmara de vereadores por que não vota o empréstimo pra fazer a drenagem , se bem que se o estado ajudasse não precisava , o estado não ajuda feira essa é a verdade

  3. Não está tendo colégio para as crianças estudarem imagine pra servir de abrigo, Sr Denilto o prazo de validade do seu cargo está chegando, kkkkkkkkkkk

  4. Haja reunião, autoridade, emergência…mais a realidade é que a cidade vai continuar como está,essas reuniões aí são apenas pra dizer q estão fazendo alguma coisa,hoje deve chover novamente e o povo que se apegue com Deus viu!

  5. É muito triste ver a situação de tantas famílias que perderam o pouco que tinham. E chega ser inacreditável o tamanho da incompetência das autoridades em resolver esses problemas, ainda tem boa parte da POPULAÇÃO mal educada que faz questão de jogar lixo e entulho nas ruas. Tá tudo errado em Feira de Santana. Condomínios sendo construídos em todos os cantos sem escoamento das águas, as obras do anel de contorno da mesma forma e por aí vai. Bairros como Baraúnas, campo limpo e Santo Antônio dos prazeres são gastigados a décadas e nada é feito pra resolver. Só vejo entrevistas bem insaiadas que estão fazendo estudos pra resolver. Os ” estudos ” nunca acabam e nada é feito. Enquanto isso o povo sofre!

  6. Toda a drenagem precisa ser troca. As manilhas estão ultrapassadas, pagamos rede de esgotos caríssimo e TB pagamentos IPTU então seus gestores por gentileza, utilizem o nosso dinheiro de forma coerente com o que a população paga. Servindo o povo do que é necessário cavar rua por rua e trocar as manilhas pois a que possue no Campo Limpo msm nunca deu conta e depois da rede de esgotos doa viadutos que foram construídos próximo ao bairro serem lançados para os bairros a situação agora é alagamento em todas as chuvas.

  7. Se em epoca de chuvas ,e preciso ter os garos na rua varrendo,tirando os lixos ,acoes como esta ajuda a orevinir os alagamentos,na adenil os moradores se juntam para limpar os bueros entupidos por lixo , para completar so chove dia de lixo e a maioria dos moradores cocam seus lixos logo pela e o carro so recolhe a partir das 20 horas,precisa de uma campanha de conscientização, ontem as casas foram invadidas muita luta

  8. Só vejo falar em boca de lobo entupido vegetação, porque ninguém fala das construções ilegais na beira da lagoa Chico maia na altura da tupinambás que vêm prejudicando os moradores entre o João Paulo é mangabeira

  9. Essas em mais uma pura realidade que estamos presenciando em nossa cidade de feira de Santana sem pavimentação e esgotamento caixa de esgoto para escoa água de chuva este momento é de enchente com grande inundações e prejuízo a população dinheiro para se gastar em educação e construções de escolas municipais tem de sobra sem precisar de aprovação de empréstimo na Câmara de vereadores agora para pavimentação e esgotamento não se têm dinheiro para fazer e desde do não retrazado que o povo de feira veem sofrendo com grande enchente e alagamentos provocado por chuvas envadindo suas casas aponto de perderem móveis e casa ficar totalmente perdidos com envasão de água de chuva lembrando que quando o saudoso Pai Colbert era prefeito no seu tempo de governo não deixava essa situação acontecer porque o saudoso Pai Colbert vazia pavimentação com escoamento de água de chuva e redes de esgoto mais a realidade que estamos presenciando em nossa cidade de feira de Santana e como médico e prefeito prefere envestir na educação com construções de escolas municipais nem na saúde não compre seu papel de prefeito não envestir na saúde deixando faltar remédios nos postos de saúde UBS e Policlínica funcionários enfermeira e médicos com salários atrasados esse é o prefeito médico e sempre será

  10. Toda vez que você tem reuniãozinha. Solução pra população que é bom, aí nunca tem. Enquanto isso a cidade vira um aquário, a população perde o pouco que já não tem, e o prefeito na maior paz na sua casa chique.

  11. Essa defesa civil nunca espera nada tanta incompetência meu Deus acorda pra vida, os políticos urubus gosta de ver a mísera do povo pobre para dá cesta básica com feijão podre e ano de eleições.

  12. BOTA ESSE PREFEITO *** PRA IR TIRAR A ÁGUA DAS CASAS DAS PESSOAS. NÃO TEVE UM BAIRRO QUE NÃO ALAGOU, E O PREJUÍZO DAS PESSOAS? QUEM VAI PAGAR? ESSE PREFEITO É O PRÓPRIO ***

    1. Cara você reclama do governo municipal blz , de certa forma tem razão porém cadê reclamar da câmera que barrou o empréstimo pra fazer a drenagem de feira , cadê o governo do estado que está no poder a 20 anos e só trabalha em salvador , em feira faz quase nada

    2. Incompetência verdade , mas a verdade mesmo é que a incompetência é do município e do estado e da câmera de vereadores , cadê o estado pra ajudar feira ? Só faz obra em salvador ? Agora vim reformar centro de convenções aí sabe , querem é drenagem na cidade

  13. Tomar ações emergencial depois que tudo acontece de ruim, é falta de competência e respeito por quem paga impostos em Feira de Santana.
    Leite derramado não se chora de limpa. Mais limpeza não é e nunca foi o forte dessa equipe. Muito triste

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade