Feira de Santana

Comércio de Feira de Santana vai abrir no sábado de Micareta

Conforme o presidente da entidade, Marco Silva, não há mais nenhum impedimento legal que proíba o comércio de funcionar durante as Micaretas.

12/04/2023 às 19h06, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

comércio de feira de Santana
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O Sindicato do Comércio de Feira de Santana (Sicomfs) emitiu um comunicado nesta quarta-feira (12), informando que os estabelecimentos comerciais estão autorizados a funcionar na sexta de Micareta, dia 21 de abril (Feriado de Tiradentes), de forma opcional e com pagamento de adicional, e todos deverão abrir normalmente no sábado (22), das 9h às 15h.

Conforme o presidente da entidade, Marco Silva, não há mais nenhum impedimento legal que proíba o comércio de funcionar durante as Micaretas. Portanto, não há mais necessidade de acordo entre os sindicatos patronal e dos comerciários, que regule esse funcionamento.

“No dia 21 de abril, está autorizado, de acordo com um termo que foi assinado com a Convenção Coletiva, então nesse dia pode funcionar com o pagamento de adicional. Nós entendemos que o centro da cidade, tendo em vista a Micareta, não será um dia favorável, mas o empresário é livre para escolher se vai querer abrir pagando ou não. No sábado, com a decisão do Ministro Alexandre de Moraes, que considerou o artigo 2º da Lei 2.299, que trata do funcionamento em domingos, sábados, feriados e micaretas, esse artigo proibia a abertura, deixando livre só shoppings centers e supermercados grandes. Esse artigo caiu pela decisão do ministro e ficou livre esse funcionamento”, explicou o presidente do Sicomfs.

Para ele, a abertura do comércio no sábado de Micareta irá favorecer os visitantes que virão prestigiar a festa.

“A gente entende que a abertura do comércio no sábado, das 9h às 15h, só vai melhorar a experiência dos visitantes que irão chegar a Feira de Santana, pois vão encontrar as lojas funcionando, restaurantes, bares, então só engradece. Já o domingo a gente sabe que não faz sentido o comércio no centro abrir, mas a gente sabe que nos bairros, as feiras, os shoppings têm vida própria”, avaliou.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Você com certeza deve ser um empresário ambicioso igual todos os outros, se ao menos desse valor aos funcionários para exigir tanto paga por obrigação pq se pudesse dava um misero valor. Na verdade os Comerciantes de Feira são todos exploradores e só pensam em si. Porque quando chega o dia de vocês se divertir vai e pronto tem o luxo de vocês é muita falta de respeito com o trabalhador o sindicato acha que um misero valor de R$ 70,00 vai dar solução, superar um descanso ou até mesmo uma diversão.

  2. Acredito que o Prefeito de Feira de Santana, não tem, e nunca terá o poder de tomar decisões assertivas. Ele não manda em nada. Os comerciantes fazem a festa e abrem e fecham como e quando querem. Mas as eleições estão chegando e ele vai tomar onde merece.

  3. Hoje temos uma ferramenta muito importante em nossas mãos, vamos postar nossa indignação no twitter, whatsapp, Instagram…e marcar @de toda a mídia, a hora é agora!

  4. O que é que o comércio de Feira oferece de diferente para os visitantes? Roupas diferentes das que vendem nas cidades dos mesmos? Calçados diferentes? Bijuterias diferentes? Quem é que vai vir para a Micareta e vai fazer tour pelo comércio de Feira que tem diversos produtos exclusivos? (Contém ironia)

  5. Eu acho incrível a forma do comércio de Feira funcionar, esta programado para abrir apartir das 09:00 da manhã, mas os donos das lojas que estão de acordo com a decisão do tal presidente, que deve ser Dono de 8 lojas na cidade, já abrem 8 da manhã, de que forma? Dividindo o quadro de funcionário, alguns entram 8 e outros meio dia, e ficam até às 17:00 , eu bem sei como funciona, infelizmente, nossa classe trabalhadora é humilhada, não temos outra fonte de renda, e temos que nos submeter a isso, por isso que muitos donos de loja não vão para frente.
    Você que é dono de Loja, meu email está disponível no acorda cidade, se quiser meu contato, podemos discuti, tô doido para treinar meu conceito de direitos nos artigos da Lei, e ganhar indenização.

  6. Dirigentes sem noção. A festa mais popular de Feira de Santana, já não era mais a mesma, desde que mudaram o calendário da festa que começava no sábado e acabava na terça feira, e o feirense gozava de 4 dias de feriado, tendo em vista que o folião cansado de noite perdida com a festa não produzirá da mesma forma que dias normais, pode vir até sofrer um acidente de trabalho, não faz sentido, uma festa dessa magnitude, o folião tem o direito a descanso para poder gozar da festa no dia seguinte. Essa decisão só faz afugentar mais o feirense da festa, pois o mesmo não irá querer curtir a festa para ter que trabalhar no dia seguinte, correndo o risco até de perder o horário. Quanto a visitantes, eu nunca fui para o carnaval de Salvador para fazer compras em lojas, o interesse do visitante é curtir a festa, e outra , bares e restaurantes já abrem normalmente, que é o período que eles faturam mais. Mais uma desculpa só visando faturamento. Lamentável essa decisão, acabaram de jogar uma pá de cau na festa mais importante de Feira de Santana.

  7. DEUS nos livre de Carlos Geilson na prefeitura, o cara está cansado, cara de sono, tem 60 anos , precisamos pra feira de Santana, um prefeito atual, que lute pelo povo

    1. Isso mesmo!! Chega dos mesmos, José Ronaldo e Zé Neto. Vamos colocar pessoal jovem para vermos o que acontece e não fazendo nada em 4 anos mudamos novamente. Temos o poder nas mãos que é o voto,4 anos para fazer algo.

  8. Fortalecer os sindicatos ATUANTES é importante, agora o que acontece aqui em FSA é vergonhoso, a anos não faço questão em ser associado do SECONFS, chega a ser uma vergonha chamar a entidade de Feira de Sindicato.

  9. Isso é uma vergonha para nós trabalhador do Comércio somos escravizado pelos patrões e pelos presidentes sindicato #impeachment do presidente do Comércio

  10. Infelizmente os comerciantes de feira são burros porque me perguntem querer comparar Feira de Santana com salvador há porque no carnaval o comércio abre eu pergunto onde há o carnaval o comércio abre não abre no norte porque no sul tá havendo festa em feira o norte e sul não existe é mesma região. Agora se o micareta de feira fosse na avenida Ayrton Senna por exemplo aí sim o comércio poderia até funcionar e outra se o folião são os próprios funcionários e poucos patrão.

  11. Se todos que trabalha no comércio já tivesse retirado essa taxa que pagamos eles defenderia mais os trabalhadores eu mesma ja cancelei a minha

  12. Hummmm! Vejam que interessante, agora vai seguir a convenção coletiva. Na sexta Santa não seguiu, mas agora como é conveniente ao patronal, ele vai seguir.

  13. Engraçado que qdo foi no carnaval , falaram q não tinha nada haver com feira.
    E agora , que a micareta é na cidade vão abrir ????????
    Ridículos esses empresários xxx
    A fiscalização tem q da uma passada aqui na senzala do comércio de Feira de Santana.

  14. Esse sindicato está uma vergonha para nós trabalhadores de feira de Santana, se o comércio é pra abrir nos feriados para favorecer os visitantes que nem vem pra cá pra comprar, só vem pra curtir a festa e as próprias pessoas de feira não pode curtir a festa porque precisava ficar trabalhando sem um movimento no comércio.

  15. Quero que tenha um grande arrastão nas lojas. Que visitantes que nada, Feira não tem nada pra oferecer a visitantes nenhum, uma cidade que não tem nada a não ser buracos e mais buracos. Visitantes e gringos aqui em Feira, faça me rir viu sindicato kkk. Tomem vergonha na cara, quem não cancelou essa taxa ainda vão cancelar, esses infelizes só pensam neles. Quer que Feira seja Salvador apulso kkkkkkkk, os visitantes kkk.

    1. A boca fala o que o coração está cheio, cuidado!
      Mesmo num momento de irritação, devemos procurar não desejar mal ao próximo, uma hora volta, eu imagino que você não seja uma pessoa amarga e pobre de espírito, só se aproveitou do anonimato. Você pode opinar sem desejar o mal a ninguém.

  16. Eleições municipais no horizonte… Já se pode avistar o PT assumindo a prefeitura da cidade.
    Já passou da hora de uma alternância de poder em Feira.

  17. Se depender de mim, as que abrirão fecharão as portas. Não vou falar o que penso sobre esses empresários da cidade pois não tenho dinheiro para pagar advogado.

      1. O seu modo de pensar meu irmão não leva a nada há não ser ter a certeza que concorda com a exploração dos trabalhadores. Se você tiver dinheiro, podemos afirmar que ele subiu a cabeça e não enxegar a necessidade do descanso dos irmãos. Se não tiver é a certeza que necessita com urgência de acompanhamento médico.

        1. Tinha que ter uma manifestação no centro da cidade era com todos os funcionários do comércio. Uma mega manifestação com todos. parando as lojas, ninguem trabalhando durante vários dias e reivindicando seus direitos como seres humanos para terem um descanso. Ai sim resolveria o problema

    1. Esse secretário é uma vergonha, nem morar em Feira ele mora, só vive no exterior agora vem pra cá impor a Lei dele. Porque não é a mãe dele que vai expor a vida nessas ruas em dia de festa

Mais Notícias

Arraiá da Catedrá

Prévia do São João

Catedral de Sant'Ana promove 15ª edição do "Arraiá da Catedrá" dia 1º de junho

O Arraiá será realizado a partir das 20h no Zilas Cerimonial, localizado na Rua Xingu, nº 555, bairro Capuchinhos.

24/05/2024 às 11h33

Apae - novas equipamentos

Feira de Santana

Após liberação da verba, Apae adquire 1.700 equipamentos; próteses e cadeiras de rodas já estão sendo distribuídas 

Os repasses federais de verbas que estavam retidos pela prefeitura foram liberados, o que possibilitou a distribuição dos equipamentos. 

24/05/2024 às 10h20

matagal rua 25 de maio

Feira de Santana

Moradores cobram limpeza de terreno usado como espaço de lazer no bairro Conceição: “Está uma vergonha”

O local que poderia estar sendo utilizado como espaço de lazer, está tomado pelo mato, lixo, além de trazer insegurança...

24/05/2024 às 10h00

Empresário perde dois pneus ao passar em buraco na BR-324 e reclama de condições da rodovia pedagiada

Bahia

Empresário estoura dois pneus ao passar em buraco na BR-324 e reclama de condições da rodovia pedagiada

Além da BR-324, o motorista também mencionou problemas na BR-116 Sul, que enfrenta buracos em vários trechos.

24/05/2024 às 07h52

Pontilhão

Feira de Santana

Pontilhão que liga os conjuntos Feira IX e Feira IV será reconstruído na próxima semana

A informação é do vereador Pastor Valdemir que, em pronunciamento na Câmara, comemorou a execução dos serviços pela Prefeitura na...

23/05/2024 às 17h04

Núcleo Agenda Bahia do Trabalho Decente

Feira de Santana

Núcleo da Agenda Bahia do Trabalho Decente é implantado em Feira de Santana 

A iniciativa do Governo do Estado, visa difundir os princípios do trabalho e obter contribuições para elaboração de políticas públicas....

23/05/2024 às 17h00

image

Rádio acorda cidade