Feira de Santana

Criança escolhe o fumacê como tema do seu aniversário de 4 anos

A festinha virou um momento de conscientização.

03/04/2024 às 19h05, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Criança escolhe o fumacê como tema do seu aniversário de 4 anos
Foto: Ascom/EJP
Combate ao mosquito da dengue vira tema de aniversário infantil
Foto: Divulgação

O estudante Pedro Fialho, que completou 4 anos nesta quarta-feira (3), surpreendeu a todos quando escolheu o fumacê, utilizado no combate à dengue, como tema da sua festa de aniversário. Evento foi realizado na escola onde ele estuda e com presença de representantes da Vigilância Epidemiológica (Viep), órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Questionado sobre motivo da escolha, o pequeno foi enfático: “Porque gosto!”. E acrescentou: “Sou o caçador de mosquito da dengue”. Orgulhosa, a mãe do aniversariante, Ana Clara Fialho, contou um pouco sobre como o filho teve essa iniciativa. “Ele viu o fumacê passar onde moramos, o que chamou a atenção dele. Ideia do tema foi única e exclusivamente de Pedro, que escolheu desde o ano passado. Quando o agente de endemias vai lá onde moramos, ele acompanha de perto a visita feita na nossa casa e na vizinhança”, contou.

Criança escolhe o fumacê como tema do seu aniversário de 4 anos
Foto: Ascom/EJP

Entre os representantes da Viep estava a agente Guilizerda Almeida. “Surpreendente ver uma criança de apenas 4 anos já com esse pensamento de prevenção. Pedro tomou essa atitude de levar essa mensagem aos coleguinhas e essa conscientização vai se expandir na sala dele, na escola, nas famílias e na comunidade”, destacou. A convidada disse ainda que ela e seus colegas de trabalho se sentem acolhidos pelo gesto do estudante, pois às vezes ocorre de agentes de endemias serem ignorados pelos moradores dos imóveis que visitam para realizarem ações preventivas.

Kleber Fialho, pai do aniversariante, destacou a função da unidade de ensino na conscientização sobre a dengue e outras questões sociais. “A escola é fundamental. Ela deve viabilizar todo processo educativo de modo mais natural possível. Comunicamos a direção sobre a ideia de Pedro e a escola logo acolheu essa iniciativa dele”, pontuou.

Criança escolhe o fumacê como tema do seu aniversário de 4 anos
Foto: Ascom/EJP

Com direito a presença da equipe que atua no Centro Municipal de Endemias, o menino chegou fantasiado de operador do carro fumacê, com um acessório nas costas que simulava uma bomba costal- equipamento utilizado para aplicação de inseticidas.

Integrante da coordenação pedagógica da Escola João Paulo I (JPI), onde o pequeno estuda, professora Samara Marques salientou que neste ano a unidade de ensino já promoveu vivências com os pequenos sobre o tema. “Eles tiveram momento coletivo com a enfermeira da nossa escola, Renata Bittencourt. Também enviamos textos informativos sobre dengue para leitura em família. Depois tivemos rodas de conversa em sala de aula”, declarou. Instituição realizou ações relacionadas à dengue também no Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), segmento educacional que atende.

Combate ao mosquito da dengue vira tema de aniversário infantil
Foto: Divulgação

Dessa forma, o que era apenas um festejo virou um momento de conscientização sobre os perigos causados pelo Aedes Aegypti. A equipe de educação em saúde, vestida de mosquitos da dengue, aproveitou a oportunidade para ensinar como não deixar água parada e distribuir panfletos.

“Recebemos com surpresa o convite feito pela mãe. O que chama nossa atenção é o fato de uma criança pequena ter ficado tão engajada com o nosso trabalho. Com certeza, foi um momento gratificante de perceber que as nossas atividades nas escolas, com peças teatrais e bonecos, têm surtido efeito nesse público”, destacou a coordenadora do Centro de Endemias, Síntia Sacramento.

Com informações da assessoria de comunicação da Escola João Paulo e da Secretaria Municipal de Comunicação Social

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Excelente atitude dos Agentes de Endemias de Feira de Santana em atender um pedido de uma criança e ao mesmo tempo divulgar sobre a importância do trabalho do fumacê e do bloqueio ( dedetização) na cidade.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade