Dia das Apaes

Cerca de duas mil pessoas buscam vagas para serviços oferecidos pela Apae em Feira de Santana

Estas instituições trabalham em busca de conquistas e da manutenção dos direitos das pessoas com deficiência.

11/12/2023 às 06h28, Por Jefferson Araújo

Compartilhe essa notícia

Apae feira de Santana
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Nesta segunda-feira, dia 11 de dezembro, é comemorado o Dia Nacional das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Esta data faz homenagem a fundação da primeira unidade no Brasil que ocorreu na mesma data no ano de 1955. Ao longo do tempo as associações se multiplicaram em todo o território nacional e se transformaram em sinônimos de acolhimento e fraternidade.

As unidades prestam assistência integral a pessoas com deficiência intelectual, múltiplas e do espectro autista. Várias atividades são desenvolvidas nas áreas de assistência social, educação especializada e saúde. Estas instituições trabalham em busca de conquistas e da manutenção dos direitos das pessoas com deficiência. A inclusão e a acessibilidade são as principais bandeiras das Apae.

Apae em Feira de Santana

A primeira unidade da associação em Feira de Santana foi fundada em 1984, hoje a cidade já conta com três unidades. O Centro Especializado em Reabilitação (CER) é responsável por prestar vários serviços em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS) cobrindo a macrorregião da cidade, atendendo pessoas de 46 municípios.

Apae feira de Santana
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Cláudio Rios, supervisor de projetos e captação de recursos da Apae em Feira de Santana, destaca a importância da presença das instituições na cidade. “Pelo CER nós fazemos atendimento de zero ano de idade até a expectativa de vida. Nós fazemos o teste da linguinha, do pezinho, da orelhinha, eletroencefalograma, além da concessão de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção”, comentou o supervisor ao Acorda Cidade.

Rios ressaltou como as atividades são desenvolvidas e que cerca de duas mil pessoas aguardam vagas para os serviços oferecidos pela unidades de Feira de Santana.. “Nós temos uma atuação em todas as áreas, tanto na assistência social, saúde como na área da educação. Nós temos uma equipe multiprofissional e interdisciplinar para atender o público”, disse.

A Apae é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), portanto desenvolve suas atividades sem fins lucrativos e de maneira filantrópica. Cláudio falou sobre as dificuldades enfrentadas pela instituição. “Precisamos de recursos provindos de diversas áreas, temos inúmeras dificuldades e a principal delas é a receita para arcar com os custos operacionais, técnicos e do funcionamento do atendimento ao público assistido.”, disse.

Em entrevista exclusiva ao Acorda Cidade, o supervisor Cláudio Rios destacou os esforços de todo o setor de captação de recursos da Apae em Feira de Santana. “Nossa principal carência é com a receita, por este motivo sempre estamos buscando captar recursos de diversas fontes, sejam de origem privada ou parcerias públicas.”

Formas de contribuir

A Apae em Feira de Santana desenvolve várias campanhas de contribuição financeira. Os interessados podem ligar para a central de telemarketing da instituição pelo telefone (75) 3321-7330 e se informar sobre as campanhas em vigor.

“Doações podem ser coletadas por um mensageiro da Apae, nós temos o programa Apae Energia que através da sua conta energia você pode contribuir, nós temos a possibilidade do CPF na nota que é em parceria com a Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz BA), o troco solidário e entre outras formas de contribuição”, comentou Cláudio.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade