Outubro Rosa

Ceparh estima atender 2 mil mulheres na campanha de prevenção ao câncer de mama

Para participar é necessário comparecer levando RG, CPF e Cartão do Sus. O agendamento também pode ser realizado nas UBSs.

03/10/2023 às 06h46, Por Jaqueline Ferreira

Compartilhe essa notícia

Exame de Mamografia
Foto: Reprodução/Imagem ilustrativa/Secom Pará

Outubro começou no último domingo e com ele o reforço nos serviços de prevenção ao câncer de mama também já iniciaram com a Campanha Outubro Rosa. Em Feira de Santana, o Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana (Ceparh) já iniciou a oferta de mamografias gratuitas pelo Serviço Único de Saúde (Sus) neste mês. O exame de raio-x das mamas é essencial para detectar sinais da doença, sejam eles em estágio inicial ou avançado.”

O serviço é destinado para mulheres a partir dos 50 até os 69 anos. Elas não devem ter realizado o procedimento há pelo menos um ano.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Durante a campanha o Ceparh vai ofertar 50 vagas por dia para a realização de mamografias. O atendimento começa por volta das 7h da manhã, por isso, é necessário chegar cedo para pegar uma senha. As interessadas já podem se encaminhar para o órgão, levando RG, CPF e Cartão do SUS.

Natália Oliveira, gerente do Ceparh, disse ao Acorda Cidade que o serviço também será estendido.

“Em função da campanha Outubro Rosa, estaremos abrindo exceção, atendendo também 50 pacientes aos sábados, somente para mamografia”, afirmou.

Além da opção de ir diretamente ao Ceparh, de segunda a sábado, o serviço também pode ser agendado através da Unidade Básica de Saúde do bairro, basta ir até o posto solicitar a marcação.

O mutirão tem o apoio da Secretaria de Saúde de Feira, em parceria com Centro Municipal de Diagnóstico Por Imagem (CMDI). A gerente explicou que há muitos anos o Ceparh trabalha em conjunto com outros órgãos sendo referência na campanha.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Estamos sempre trabalhando, participando, fazendo essa parceria e esse esse ano nós estaremos realizando em torno de 2 mil mamografias”, afirmou em entrevista ao Acorda Cidade.

De acordo com Natália, o serviço é rápido e eficaz. A depender da demanda da unidade, o resultado do exame sai de três a cinco dias.

A gerente fala que muitos outros serviços específicos para mulheres são realizados no Ceparh, mas reforça que apenas a mamografia faz parte da campanha. Para outros serviços é necessário se informar com a equipe ou no posto do seu bairro.

Mamografia no HIPS
Foto: Fátima Brandão

“Pela campanha tem a mamografia, mas além dela também trabalhamos com outros serviços de mastologia, ultrassom de mamas, ginecologia que são vários exames que as pacientes podem se cuidar de modo geral, mas para a campanha é somente a mamografia”, concluiu.

O câncer de mama é a doença que mais atinge as mulheres em todo o mundo, inclusive levando a morte. De acordo com o Relatório Anual de 2022 do Instituto Nacional do Câncer (Inca), foram estimados 66.280 novos casos, o que significa uma taxa de incidência de 43, 74 casos para cada 100 mil mulheres no Brasil.

Foto: Rawpixel.com/Freepik

Ainda segundo o relatório, a Bahia lidera o ranking na região nordeste com o maior número de casos. Por isso, um mês inteiro é dedicado para alertar a população em geral para a importância de se prevenir maiores avanços da doença, através do autoexame, que pode ser feito pela própria mulher, com toque nos seios e a confirmação médica que é o ideal, pela mamografia constante, de ano em ano.

“A partir do momento em que elas passam a fazer o autoexame, se cuidarem, o índice de recuperação, aceitação é melhor. A cura ela é muita mais rápida e isso depende da paciente, a cada momento, cada toque, alguma irregularidade que ela perceba da mama, um nódulo, um cisto, um caroço, uma irregularidade da pele. É importante às pacientes darem atenção, porque cada vez mais não podemos deixar passar despercebido, é preciso se cuidar, se tocar”, enfatizou.

As mamografias no centro seguem até 31 de outubro.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade