Feira de Santana

Centro de Excelência em Zootecnia do Senar é lançado em Feira de Santana

O lançamento teve a presença do presidente do CNA, João Martins, responsável pelo cessão do terreno.

15/04/2024 às 19h08, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Senar
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Foi lançada na tarde desta segunda-feira (15), pelo Sistema CNA/Senar e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), a pedra fundamental da construção do Centro de Excelência em Zootecnia no Parque de Exposições João Martins da Silva Ferreira, em Feira de Santana.

O centro pretende promover o desenvolvimento econômico e social da região, com geração de emprego e renda, a partir da formação de novos profissionais com ênfase na produção de equinos.

Senar
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Em entrevista ao Acorda Cidade, o diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara, explicou o motivo de Feira de Santana ser escolhida como um polo.

Senar
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade | Daniel Carrara

“É um centro de excelência, e que tem a função de capacitar pessoas jovens, com mais idade para trabalhar no futuro agropecuário nacional. Eles são vocacionados por cadeia produtiva. Então, fruta em Juazeiro, pecuária de corte em Campo Grande, cana vai ser em São Paulo e Feira de Santana é um hub de Zootecnia, em que aqui se encontra não só a excelência em agropecuária, mas também suíno, também agropecuária. Tem uma localização privilegiada para daqui irradiar, seja da forma profissional, seja o desenvolvimento de materiais que vai servir para o país como um todo. É um mercado muito forte em termos de comercialização, empresários de excelência, uma concentração de pessoas grande, quase um milhão de pessoas aqui na região. Então, por todo o diagnóstico, nós escolhemos Feira de Santana porque é um lugar de excelência para um centro de excelência”, declarou.

Senar
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, durante discurso, também explicou o que motivou escolher o Parque de Exposições.

Senar
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade | João Martins ao lado de Colbert Martins

“Por que eu queria que fosse aqui nesse parque? Porque eu me chamo João Martins. Eu tenho aqui, eu mais meus irmãos, 700 mil metros quadrados nessa avenida que é a mais bonita de Feira Santana, a Noide Cerqueira. Se eu fosse outro, eu iria fazer isso que eu vou fazer aqui, lá no meu terreno. Eu iria doar esse terreno. Já pensou a valorização que eu iria ter, jogar um negócio desse, dessa magnitude, dentro do meu terreno? Mas eu tenho herança de família. Acima de tudo, herança de entender que, primeiro, a coletividade, e, lá depois, a individualidade”, afirmou.

Ao Acorda Cidade, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Humberto Miranda citou sobre a importância que o equipamento traz para Feira de Santana.

Senar
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade | Humberto Miranda

“A importância é muito grande, porque além de ser uma escola, uma escola de nível médio, vai formar técnicos de zootecnia, vai formar também técnicos de agronegócio, de infraestrutura. Ela tem o caráter de ser escola gratuita. Então já tem essa particularidade de ser um equipamento inclusivo onde as pessoas, como o presidente João Martins falou aqui, que é o melhor poder que a gente vai poder instalar nessas escolas. Ela vai ser um centro de difusão de tecnologia não apenas para Feira, mas para toda Bahia e para todo o Brasil. Aqui serão gerados pesquisas e conceitos da zootecnia, seja na Pecuária, seja no Equino, para que a gente possa estar distribuindo e melhorando essas atividades na Bahia e no Brasil, e a partir da quinta-feira é que a gente gerará esses novos conceitos que irão melhorar esse setor tão importante para a nossa Bahia”, disse.

Ainda de acordo com o presidente, o prazo para que todo o equipamento fique pronto, é de um ano e quatro meses.

Senar
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Forma de ingresso

Segundo Humbeto Miranda, será através de vestibular, sendo que os estudantes de origem da zona rural e filhos de produtores, possuirão um diferencial para ter acesso aos estudos.

O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins, evidenciou o Centro de Excelência, que no futuro, poderá render frutos não apenas para a região, mas para todo o Brasil.

Senar
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“O que nós estamos vendo aqui é a força do agro. O discurso do diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, é um discurso de educação. O tempo inteiro o que se tratou aqui foi de educação. O que se falou aqui foi em pesquisa, que esse centro não é um centro de feira de Santana, mas um centro nacional. É algo que nós estamos vendo, o grande salto que deu o agro lá no Brasil inteiro. O que nós vimos é o salto grande chegando aqui na nossa cidade. É importante que a gente veja, João, o que nós temos de presente agora. Ele está dizendo que daqui a 10 anos, Carrara avisa que nós vamos ter um outro momento. Daqui a 10 anos esse salto vai ser imenso. Porque o que está se investindo aqui nesse momento é em gente, em capacitação, em gente aprendendo”, declarou.

A presidente da Câmara, Eremita Mota também esteve presente no evento. Ela relembrou ao Acorda Cidade das discussões que foram feitas na Casa da Cidadania por conta da instalação do Centro de Excelência do Senar.

Senar
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade | Eremita Mota

“Toda vez que a Câmara recebe o projeto para beneficiar Feira de Santana, por que não ter um empenho? Agora era necessário que a gente fizesse a discussão com as pessoas. Hoje todo mundo já sabe o que é o Senar. Quem ainda não viu, mas acompanhou pelas redes sociais, acompanhou pela imprensa, acompanhou pelos programas de rádio. Então quando viram passar a propaganda na televisão em rede nacional, eles disseram: ‘vereadora o projeto que a senhora colocou em votação. A gente já está na propaganda da televisão’, então é muito bom. Esse foi o meu propósito, colocar o projeto em pauta, antes de colocar em pauta, nós fizemos toda a visita no Centro de Excelência de Juazeiro, levamos a imprensa, levamos os vereadores, enfim, fizemos esse contato todo lá, durante dois dias, e retornamos com o propósito da audiência pública. Fizemos a audiência pública para explicar para a população o que era realmente o Senar. A princípio houve uma demanda de não fazer na frente, tudo isso foi discutido, mas graças a Deus que tudo foi resolvido, o meu empenho valeu a pena, e estou aqui hoje colaborando, comemorando esse início e dizer que fico feliz, que Feira de Santana merece isso. Feira de Santana tem que pegar, captar as coisas boas e jogar para a população, que é assim que a cidade cresce”, concluiu.

Senar
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade