Bahia

Censo 2022 já contou 12,3 milhões de pessoas na BA; Feira deve passar dos 600 mil habitantes

A Bahia mantém a 4ª maior população recenseada do Brasil, atrás de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

07/12/2022 às 15h08, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

marechal deodoro novo centro foto Wevilly Monteiro Secom
Marechal Deodoro | Foto: Wevilly Monteiro/Secom

Depois de quatro meses de coleta, iniciada em 1º de agosto, o Censo Demográfico 2022 contou 12.266.991 pessoas na Bahia. Esse contingente corresponde a 81,8% da população estimada pelo Instituto Brasieleiro de Geografia e Estatística (IBGE) no estado, que é de 14.985.284 pessoas. Os dados foram ontem (6), pelo instituto.

Na Bahia, a divisão dos moradores recenseados por sexo de nascimento mantém a predominância feminina, com 51,8% da população formada por mulheres (6.351.744, em números absolutos) e 48,2% por homens (5.915.247).

A Bahia mantém a 4ª maior população recenseada, atrás de São Paulo (33.028.816 pessoas), Minas Gerais (17.227.360) e Rio de Janeiro (13.301.093).

Em termos de ritmo de coleta, a Bahia é o 10º estado com maior percentual da população recenseada (81,8%). Embora siga acima do verificado no país como um todo (78,7%), perdeu uma posição em relação ao início de novembro, quando era o 9o estado, superado por Santa Catarina, que tem 85,6%.

Atraso

A pesquisa está em andamento, porém houve atraso, devido ao número de domicílios encontrados ser superior ao estimado e dificuldades na concessão das informações pela população.

 Thiago Pimentel coordenador do Censo Demográfico em Feira de Santana
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Em entrevista ao Acorda Cidade, Thiago Pimentel, coordenador do Censo Demográfico em Feira de Santana, informou que a previsão era de que 186 mil domicílios fossem visitados só no município. No entanto, o número já aproximou dos 240 mil.

“A quantidade de domicílios recenseados foi bem maior que o esperado. O último censo foi feito em 2010, a gente já está em 2022, então são 12 anos, e de lá para cá a cidade teve uma expansão urbana considerável. E levando em conta esse aumento, a gente atrasou um pouco para finalizar o prazo da coleta. Mas, na verdade, a maior dificuldade ainda são as pessoas que não estão colaborando”, afirmou o coordenador do IBGE em Feira.

Segundo Pimentel, a zona urbana da cidade já está sendo finalizada, mas ainda há muitos domicílios que não foram recenseados, sobretudo os que estão em condomínios.

“A esta altura já estamos quase terminando a zona urbana, o que ficou para coletar foi de pessoas que não ficam em casa porque trabalham muito ou porque a pessoa finge que não está, tem muitos condomínios que o síndico não permite que a gente trabalhe à noite, então a grande dificuldade nesse momento são as pessoas que não estão compreendendo a necessidade de responder o recenseamento do IBGE.”

Conforme o Censo foi avançando no município, também houve a necessidade de o IBGE dispensar uma parte dos entrevistadores, sendo que alguns deles desistiram do trabalho.

Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil

“Começamos em agosto com 500 recenseadores, e à medida que o trabalho foi acabando, ficamos com a metade, e cerca de 250 que estão em campo atualmente. A quantidade de desistências foi em torno de 10%, um percentual muito baixo. A grande maioria, nós fomos desligado por falta de setores.”

De acordo com o coordenador do IBGE, a estimativa é que Feira possua pouco mais de 600 mil habitantes.

“Estamos com uma estimativa de que existam 625 mil pessoas. Nós já recenseamos em média 486 mil. Mas como este é um número estimado, não tenho como dizer uma porcentagem exata. As regiões de condomínios têm sido o grande gargalo para o IBGE, e tem outras como aquelas dominadas pelo tráfico. Mas a dificuldade que o tráfico impõe pra gente, às vezes é menor do que um síndico de condomínio, porque ele fecha a portaria. E em Feira há muitos condomínios”, explicou o coordenador ao Acorda Cidade.

Ele destaca que para que o trabalho seja finalizado é preciso haver a colaboração por parte da população, pois algumas pessoas ainda se negam a responder o censo.

“Hoje a nossa maior necessidade é conscientizar a população, de que responder o censo gera grandes benefícios para a cidade, pois a gente consegue ter noção do nível de escolaridade, alfabetização, faixa de renda, dimensão do emprego, desemprego, fecundidade, religião, e são essas respostas que o Censo dá. Todos os dados que as pessoas passam pra gente são sigilosos, é seguro, e a gente não consegue fazer o censo sem o apoio da população.”

Aqueles que ainda não responderam aos questionários do Censo Demográfico, mas têm interesse em participar da pesquisa, podem entrar em contato com o IBGE através do 0800 721 8181 ou acessar o site ibge.gov.br.

“Pode colocar também a frase ‘respondendo o IBGE’ no Google e aparece lá o telefone ou no Google Maps e tem lá o telefone da nossa agência, pode ligar para cá e agendar uma visita. Temos 9 postos de coleta distribuídos pela cidade, como no bairro Cidade Nova, João Durval, Conceição, entre outros bairros. E quando o recenseador chega à casa, o morador tem várias formas de conferir se aquele é um agente do IBGE, como o crachá com QR Code. Quem realmente tem interesse em responder não faltam contatos para se comunicar com o IBGE”, ressaltou Thiago Pimentel.

A resposta ao Censo Demográfico é obrigatória, de acordo com a Lei 5.534/1968, que também garante o sigilo de todas as informações fornecidas ao IBGE.

Com informações do IBGE e do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Centro Dona Zazinha realiza Baile Dançante para homenagear Dia das Mães

Feira de Santana

Centro Dona Zazinha realiza Baile Dançante para homenagear Dia das Mães

A banda Karas e Bocas animaram os idosos na manhã desta quinta-feira(16).

16/05/2024 às 17h30

Inauguracao da Praca

Feira de Santana

Com investimento de R$ 6 milhões, Feira Livre do Tomba é oficialmente inaugurada

A revitalização iniciou em fevereiro de 2023 e teve o investimento de R$ 6 milhões.  A praça Macário Barreto também foi...

16/05/2024 às 17h30

Embasa

Feira de Santana

Embasa prevê distribuição de 3 mil litros de água por segundo para Feira de Santana

De acordo com Raimundo Neto, seis municípios e cerca de 800 mil moradores são beneficiados com o sistema de abastecimento...

16/05/2024 às 15h25

Projeto Vida é Saúde

Feira de Santana

Projeto Vida e Saúde atenderá população gratuitamente no centro de Feira de Santana

A Feira Vida e Saúde reunirá cerca de 80 profissionais voluntários e acontecerá nesta sexta (17) na Praça Bernardino Bahia.

16/05/2024 às 14h46

FSA Invisível

Feira de Santana

Voluntários do FSA Invisível levam ‘comida, escuta e dignidade’ para pessoas em situação de rua: ajude também na campanha Feira sem Frio

Os voluntários distribuem alimentos, cobertores, agasalhos, mas sobretudo, eles oferecem atenção, disposição e carinho para quem precisa. 

16/05/2024 às 12h15

gari limpeza ruas

Feira de Santana

Profissionais da limpeza pública exercem papel importante em zelar pela cidade

Seja dia ou noite, os agentes de limpeza não têm hora para trabalhar e não há tempo ruim: eles enfrentam...

16/05/2024 às 11h40

image

Rádio acorda cidade