IBGE

Censo 2022: com 616.279 habitantes, Feira de Santana é maior que 8 capitais

Em termos absolutos Feira de Santana teve um acréscimo de +59.637 habitantes.

28/06/2023 às 11h28, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Feira de Santana
Foto: Andrea Trindade/Acorda Cidade

Os primeiros resultados de população e domicílios do Censo Demográfico 2022 foram divulgados nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o Censo, Feira de Santana, continua sendo a segunda maior cidade do estado da Bahia com 616.279 de habitantes. O estado possui 14.136.417 habitantes – a quarta maior população do Brasil.

Conforme levantamento feito pelo Acorda Cidade por meio de dados do IBGE, Feira é maior que as capitais: Aracaju (SE) 602.757; Florianópolis (SC) 537.213; Macapá (AP) 442.933; Vitória (ES) 322.869; Palmas (TO) 302.692; Porto Velho (RO) 460.413;Rio Branco (AC) 364.756 e Boa Vista (RR) 413.486.

Em termos absolutos Feira de Santana teve um acréscimo de +59.637 habitantes enquanto Vitória da Conquista aumentou em mais mais 64.002 pessoas, indo a 370.868 habitantes.

Vitória da Conquista, Feira de Santana e Camaçari (+56.609, indo a 299.579 habitantes) são as cidades baianas que mais agregaram população ao estado. Luís Eduardo Magalhães veio logo em seguida, com o quarto maior aumento absoluto de população, na Bahia, entre os Censos de 2010 e 2022 (+47.804 pessoas).

Pouca mudança em número habitantes

Segundo os dados dos Censos, oito dos dez maiores municípios baianos, em termos de população, permaneceram praticamente os mesmos em 2010 e 2022. Eles foram liderados em ambos os anos, por Salvador, com 2.418.005 habitantes, Feira de Santana (616.279), Vitória da Conquista (370.868) e Camaçari (299.579), que também mantiveram as quatro primeiras posições.

O censo revela que 6 em cada 10 cidades baianas tinham até 20 mil habitantes: 257 das 417 ou 61,6% do total. Cerca de 3 em cada 10 municípios baianos tinham mais de 20 mil até 100 mil habitantes: 142 de 417 (34,1%). E apenas 18 municípios (4,3% dos 417) tinham mais de 100 mil moradores, 2 dos quais tinham mais de 500 mil: Salvador e Feira de Santana.

A distribuição dos municípios por porte populacional praticamente não mudou em relação ao Censo 2010. Houve crescimentos muitos discretos nos totais de cidades nos extremos: as pequenas (até 20 mil habitantes) passaram de 248 para 257 (mais 9), enquanto as maiores (mais de 100 mil moradores) passaram de 16 para 18 (mais 2). Por outro lado, o grupo dos municípios de médio porte (mais de 20 mil e menos de 100 mil habitantes) se reduziu, de 153 para 142.

Entre as mudanças de faixa populacional, frente ao Censo 2010, destacam-se as entradas de Luís Eduardo Magalhães (107.909 habitantes em 2022) e Santo Antônio de Jesus (103.055 habitantes em 2022) no grupo dos municípios com mais de 100 mil habitantes; e as quedas de Cravolândia (4.415 moradores em 2022), Santa Cruz da Vitória (4.681 habitantes) e Firmino Alves (4.873 habitantes) , para o grupo de menores municípios, com até 5 mil habitantes.

Brasil

Foto: Arte/ Agência Brasil

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nasci nos olhos D’água, onde nasceu Feira de Santana. Rodo Ifood pela cidade e a buraqueira está em todos os bairros e falta de pavimentação asfáltica, também. Cercada por várias lagoas grandes, em vários bairros, que poderiam ser revitalizadas com ciclovias, academias, pista pra caminhadas. Feira de Santana está abanada, sim. Vou continuar falando a verdade.

  2. Engraçado que eu moro no centro e fora de condomínio já mais de 30 anos e nunca um recenseador apareceu lá em casa kkkk. Censo fake. Não tem lógica

  3. O pessoal tem síndrome de vira lata, ao qual muitos enaltecem o que é de fora sem nem ao menos conhecer. De fato Feira tem problemas, assim como muitas outras cidades tem, porém é uma boa cidade para morar aqui é onde muitos encontram oportunidades profissionais e fazem suas vidas! Precisa cuidar da segurança que é um papel que cabe ao governo do estado, responsável pela segurança pública. Amo minha cidade e não trocaria nunca por vitória da conquista, me poupe kkk

  4. Pra quem está reclamando de Feira, sugiro uma breve visita em Rio Branco – AC, Macapá-AP, Porto Velho-RO, Santarém-PA e até Belém-PA e muitas outras cidades do norte-nordeste com população superior a 250.000 habitantes. Tenho certeza que após essa comparação vai agradecer e enaltecer a qualidade de vida em Feira de Santana.

  5. Reconheço que Feira tem muito, mais muito mesmo a evoluir, porém visito outras cidades (geralmente a trabalho) e sinceramente não vejo muita diferença em questões de infra estrutura, a única diferença absurda que consigo identificar é no quesito EDUCAÇÃO, principalmente no transito, em Feira vejo muita oportunidade de melhorias nas pessoas que aqui vivem. E pra finalizar aqueles que menosprezam a nossa cidade e engrandessem as outras na maioria das vezes nunca saíram de Feira.

  6. pra que adianta ser maior que algumas capitais e não ter qualidade de vida
    Saúde
    Transporte urbano
    Saneamento básico
    tudo isso deixa a desejar com esses governantes.

  7. Vanessa
    28 de junho de 2023 às 13:11
    Feira é uma vergonha em diversos aspectos, o povo daqui é retrógrado, para a cidade evoluir precisamos começar com a mudança interna… Isso ai Vanessa. As pessoas quem vem morar em Feira trás os maus hábitos e costumes. Feira não evolui nunca, cidade mal educada, que só da valor a bens materiais. Péssimo trânsito, péssima educação, não tem lazer, nem cultura.

  8. Vitória da Conquista é, uma excelente cidade… Muito agradável! Uma cidade, voltada para o futuro, Feira deveria ser espelhar nela.

  9. Só o senso do bozo msm, onde alguns recenseadores tavam pagando para trabalhar. kda dia vemos a cidade crescer mais e a população diminui? Gatam-se milhões para fazer um senso fajuto desse. O pior que as verbas destinadas as cidades diminui.

  10. O que precisamos é de um boom prefeito para cuidar da cidade, pois está abandonada.
    Tem o número de habitantes maior do que algumas capitais, mas não chega aos pés de nenhuma.
    Feira de Santana não é uma cidade turística, mas nem por isso deveria ser tão mal cuidada.

  11. VITORIA DA CONQUISTA COM METADE DE HABITANTES E MUITO MAIS EVOLUIDA QUE FEIRA, ISSO É UMA VERGONHA PARA FEIRA DE SANTANA, A CIDADE ESTA ENTREGUE AS BARATAS, RUAS DE PÉSSIMA QUALIDADE, NÃO EXISTE UMA RUA EM FEIRA QUE SE POSSA DIZER QUE É BOA, FAZ VERGONHA OS BURACOS QUE TEM, MORADORES SOFREM EM DIA DE CHUVA, A CIDADDE ERA PRA SER TODA ASFALTADA, DINHEIRO PRA ASFALTAR A CIDADE NÃO TEM, MAS PRA FAZER FESTA TEM, ENGRAÇADO, MAS O POVO GOSTA DISSO !

    1. Porque não pega tuas coisas e vai morar em Vitória da Conquista então?
      Ficar aqui chorando não vai te engrandecer em nada.

    2. Concordo com tudo o que falou.
      A cidade, infelizmente é um péssimo exemplo de como “crescer”. Toda desordenada, sem manutenção em todas as áreas, sem infraestrutura. Andar por Feira de Santana ta sendo um absurdo! Crateras… NÃO TEMOS MAIS BURACOS, temos CRATERAS! nas vias públicas, sem contar que quando chove, alaga tudo.
      Um verdadeiro absurdo, descaso. A cidade está entregue! Não conheço uma pessoa que esteja satisfeita com Feira de Santana.
      IPTU altissimo pra que? Eu quero que alguém possa me explicar, de preferência os secretários que não fazem absolutamente nada, ou até mesmo o prefeito que faz menos ainda, pra onde está indo a arrecadação do IPTU que é acabando um carnê e chegando outro….
      Sou Feirense mas infelizmente o meu orgulho de ser dessa cidade já foi por agua abaixo.
      A cidade ta feia, esquisita, eu to com ranço de morar em Feira.
      Não vejo a hora de ser um morador a menos nessa contagem do censo ai.

    3. Vitória da Conquista não é mais evoluída, a cidade também toda esburacada, suja, dezenas de bairros sem pavimentação, não tem parques, praças abandonadas nos bairros, zona rural abandonada. Feira gera mais empregos, tem mais renda per capita, mais PIB, mais atração de investimentos e infra-estrutura. La só tem melhor que Feira o aeroporto que aqui não desenvolve por motivos políticos.

    4. Feira é uma vergonha em diversos aspectos, o povo daqui é retrógrado, para a cidade evoluir precisamos começar com a mudança interna…

    5. Conheço bem Vitória da Conquista e posso afirmar que não chega aos pés de Feira. O comércio é bem mais fraco, não tem avenidas largas e bonitas e a qualidade de vida é pior. Basta ver o IDH do próprio IBGE, Feira 0,712 e Vit 0,678. Então lá é melhor em quê?

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade