Feira de Santana

Casa de animais abandonados é incendiada e moradores cobram justiça

Segundo Noélia Cardoso da Silva, na sexta-feira (5) pessoas solicitaram que ela retirasse a casinha dos animais.

08/07/2024 às 10h39, Por Jaqueline Ferreira

Compartilhe essa notícia

Casa de animais abandonados é incêndiada
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Moradores da Rua do Amanhecer no bairro Conceição I, em Feira de Santana, buscaram a reportagem do Acorda Cidade para denunciar um incêndio da casa de acolhimento de cachorros que elas improvisaram para receber animais abandonados. O fato ocorreu na noite de domingo (7).

📲 NOTÍCIAS: siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp

Segundo Noélia Cardoso da Silva, na sexta-feira (5), algumas pessoas solicitaram que ela retirasse a casinha dos animais, mas enquanto resolvia onde iria colocar os animais, houve o incêndio. Ela cuida de oito animais abandonados.

Casa de animais abandonados é incêndiada
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Veio o pessoal sexta-feira aqui, pediu para retirar a casinha e eu estava resolvendo onde iria colocar a casinha onde meus animaizinhos de rua dormem. Quando foi no domingo, eu dei uma saidinha para fazer a doação de alguns animais. Quando eu cheguei na praça, a casinha dos meus animais estava em chamas, não teve como recuperar nada. Queimaram lençol, toalhas”, relatou.

Também foram queimados as casinhas usadas para transportar os animais.

“Eu consegui fazer a casinha com ajuda de protetores aqui de Feira de Santana. E ontem destruíram a casinha. Estou muito indignada, revoltada, peço apoio, peço justiça para que isso não venha acontecer em outros lugares. Peço ajuda, peço até pelo amor de Deus, justiça, quero justiça, quero outra casinha, melhor do que o que ganhei. O prejuízo foi quase uns R$ 1.500 porque tinha objeto dentro e meus animais, meus bebês ficaram no tempo”, disse Noélia.

Casa de animais abandonados é incendiada
Foto: Arquivo Pessoal

A moradora Sandra de Jesus Santana destacou sobre o trabalho de acolhimento e cuidados com os animais abandonados prestado por Noélia.

“Estou indignada porque esse trabalho que ela faz, a maioria não faz. Ela dá comida, bota para os animais lá dentro da casinha e isso não se faz, se fazer a praça vai ser bom para os moradores, mas o que fizeram, não se faz, porque pelo menos tirava a casinha dela e botava em outro lugar. Quando eu saí já estava em chamas. Isso foi um vandalismo”, disse.

Casa de animais abandonados é incêndiada
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

As moradoras informaram que a prefeitura pretende criar uma praça no local, mas até o momento não sabe ao certo quando será realizada. Os animais encontram-se desabrigados.

“Eu procuro apoio das autoridades que venha pegar os animais ou veja um local que eu possa estar cuidando deles, não são animais agressivos, são animais cuidados, de muito amor. Não há risco em momento algum, são filhotes, cachorros idosos abandonados que eu faço esse lindo trabalho de cuidar deles”, declarou Noélia.

Márcia Araújo também estava indignada e prestou solidariedade a Noélia. “Eu sou uma apoiadora da causa animal e ajudo Noélia assim como outras pessoas da vizinhança, há algum tempo e tem alguns anos que ela agoniada com os animais que ela cuida, que ela resgata de rua abandonados, eles sem um teto, sem um cantinho para ficar porque eles ficavam alojados todos no passeio dela e ela agoniada com aquilo, com chuva, frio, agora mesmo está chovendo e os animais estão dormindo no local das cinzas da casinha porque já era costume deles dormirem”, disse.

A casa dos animais foi construída graças à solidariedade de alguns vizinhos que fizeram doação de materiais e da mão de obra para montar o espaço. As moradoras agora cobram o reembolso pelos danos causados pelo incêndio, até mesmo para criar outro espaço.

“Prefeitura por mais que vai fazer uma obra não chega no local com seus funcionários queimando coisas das pessoas, queimando trailers, casas, objetos. Primeiro se conversa, se negocia, se dá um tempo para pessoa resolver a situação. Não é chegado dessa forma. Ela vai me pagar centavo por centavo que é o que a gente colocou aqui na construção da casinha. Não por valor material, mas principalmente pelos animais, por respeito ao ser humano”, declarou Márcia.

O que diz a prefeitura

Ao Acorda Cidade a prefeitura de Feira de Santana enviou a seguinte nota:

A Prefeitura Municipal esclarece que não realizou qualquer ação para retirada de estrutura no local mencionado e tampouco assume responsabilidade pelo ocorrido. De fato, há um planejamento em curso para a revitalização do espaço público em questão. No entanto, até o presente momento, nenhuma intervenção foi iniciada.

Informamos ainda que as obras de revitalização estão programadas para terem início ainda neste mês, conforme planejado pela administração municipal. A Prefeitura reitera seu compromisso com a transparência e com o bem-estar da comunidade, buscando sempre realizar melhorias que beneficiem todos os cidadãos.

Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais que se façam necessário.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Já liguei várias vezes para o centro de zoonoses e não estão nem aí, pois faço entregas pela cidade e levo comigo ração para alimentar cachorros famintos e nunca fui atacado. Outro dia vi um doente com cinomose sofrendo e pessoal do bairro me disse que já ligaram várias vezes para o centro de zoonoses e nada de serem atendidos. Precisa de um hospital público veterinário na cidade urgente, em um local mais afastado e grande para receber os animais que também são filhos de Deus. Quem fez isso é uma pessoa com alma podre e espírito maligno.

  2. A pouco tempo também ocorreu uma situação parecida na Rua Araújo Pinho, no Bairro Olhos D’ Água. Um vandalo destruiu a casa dos cachorros que alguns moradores cuidam com amor.

  3. É triste ver os animais abandonados, mas eked precisam mais do que uma casinha: esterilização, vacinação, consulta veterinária, cuidados de higiene e prevenção de ataques aos seres humanos, que sempre podem ocorrer. O mais certo é cobseguir um local de acolhimento e pefir doações e auxílio dos poderes públicos para cuidar de verdade.

  4. Constrói outra e coloca uma câmera se acontecer de novo . Denuncia esse animal como mais tratos a animais. Pra ele tomar vergonha na cara!

  5. Só pode ser um enviado do mal pra fazer um desserviço desse, os cachorros quietos e infeliz vai e acaba com a casinha dos cachorros, deixem os animais em PAZ !!!

    1. Quem fez isso é um covarde e logo logo vai pegar um *** daqueles, pois quem aqui faz o mal, um dia vai pagar.

  6. Os seres
    Deixaram a palavra humano de lado, descendo a camada mais satânicas, diabólica, terrivelmente miseráveis sem amor, sem respeito as vidas.

    Que monstros,

    Pessoas que não são dignas de serem chamadas de humanas. São capazes de colocar até fogo na casas de seres humanos.

    Depois quando tá sofrendo, lá vai a família pedir orações e rezas, e Deus não ouve, deixa lá pagando o preço pelo mal que fez.

  7. Seria bom, formar uma comissão e irem ao setor que realizará a obra de revitalização e solicitar a inclusão do abrigo no projeto. Os animais precisam ser contemplados e ficaria, a comunidade responsável pelo zelo com os animais e o espaço deles.

  8. Nossa, que descaso da Prefeitura!
    Emite nota a respeito do ocorrido, menciona que irá revitalizar a praça, mas em momento algum refere-se ao fato de destinar os animais para algum lugar ou que iria fazer na própria praça abrigo para os animais.
    Descaso total!!! Lamentável!!

  9. Não adiantou em nada procurar a prefeitura, eles estão pedindo uma ajuda por que os animais que estão nas ruas também é de responsabilidade do estado, cadê o órgão responsável pela captura e zelo dos animais ????quem é que vai ver isso seu prefeito???

  10. Miseráveis,os animais tem vida,assim como nós seres desumanos.E eles tem corações,que alguns desumanos miseráveis,parece não ter.😡

  11. Errado tocar fogo, além de ser crime. Também convenhamos que a Prefeitura nada faz pelos animais de rua abandonado, inclusive na UEFS. Esses cachorros quando estão embando intimidam e podem atacar seres humanos, eles em vias públicas é algo ruim, mas também a prefeitura precisa criar alguma ação para controle e cuidado desses seres. Mulher para de adotar esses bichos e vai pra rua lutar por um centro de Zoonoses que ajude por meio de profissionais. Gastou dinheiro atoa agora, kkk.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade