Feira de Santana

Câmara Municipal adia votação do reajuste de servidores para esta quarta-feira (27)

Eremita Mota, presidente da Câmara, destacou que não houve justificativa plausível para o cancelamento da votação nesta terça.

26/03/2024 às 15h05, Por Jaqueline Ferreira

Compartilhe essa notícia

Eremita Mota ft paulo josé acorda cidade-
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

A Câmara Municipal de Feira de Santana adiou para amanhã (27) a segunda votação sobre o reajuste dos servidores da saúde e da educação. A decisão foi tomada durante a sessão desta terça-feira (26), após vereadores da bancada esvaziarem a reunião, gerando falta de quórum, consequentemente, no cancelamento do pleito nesta manhã. 

Ao Acorda Cidade, Eremita Mota, presidente da Câmara, destacou que não houve justificativa plausível para o cancelamento da votação nesta terça e que espera, nesta quarta, que não haja ‘boicote’ durante a sessão.  

“Ele [vereador José Carneiro] fez com que a bancada toda se retirasse da sessão. Mas nós provamos através do artigo 197, parágrafos 6º e 7º do regimento, que projetos dessa natureza contivessem pauta, colando com essa lei eleitoral, nós não pudemos adiar de pautar os projetos. Foi lido aqui por mim, nós fizemos a primeira votação, eles tomaram um susto. Como iria ter a segunda votação, porque eu convoquei extraordinariamente as sessões até que votasse a segunda, a bancada preferiu se afastar, se retirar do plenário para não ter a votação. Ficamos só com oito vereadores e não deu para tocar a segunda votação”, relatou. 

Segundo a presidente, não houve justificativa para o líder do governo na Câmara, José Carneiro Rocha, solicitar o adiamento da votação.  

“Ele não deu nenhuma justificativa, chegou aqui na mesa, muitos vereadores ouviram ele dizer, eu sinceramente vou dizer a vocês, ó presidente, eu não queria fazer isso. Mas eu fui obrigada a fazer”.

Ainda segundo Eremita, José Carneiro ressaltou diversas vezes que não queria cancelar a votação, mesmo assim, a fala dele foi motivo para implodir a sessão. 

“A gente questionou, mas ele não disse. Ele repetiu aqui várias vezes, eu não queria fazer isso. Eu olhei para o rosto dele, como se estivesse até um tanto arrependido da situação. Mas não posso falar por ele. Foi um semblante que li, que eu fiz a leitura. Eu expliquei que hoje seria a pauta dos servidores, que era justo que nós tivéssemos duas ou três sessões, o que fosse necessário para aprovarmos, já que a gente está nesse prazo que antecede a lei eleitoral, que o prefeito pode ficar se baseando nisso e não passar o aumento dos servidores. Discutimos também sobre o ponto facultativo de sexta-feira e, quando nós fazemos uma reunião dessa, também questionaram sobre a questão judicial do empréstimo”.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Heremita está fechando as torneiras,em ano de eleições esse empréstimo : claro que é pra se estranhar ainda mais sabendo que ele vai deixar a dívida pra outro pagar. Boa Heremita

  2. Bom dia
    A senhora (Eremita Mota) Está brincando com a cidade de Feira de Santana!
    Se coloque no lugar de quem necessita dos benefícios, se coloque no lugar de gestora que é!
    Espero que essa mensagem seja lida pela senhora.
    Função do vereador: “Enquanto agente político, ele faz parte do poder legislativo, sendo eleito por meio de eleições diretas e, dessa forma, escolhido pela população para ser seu representante. Esta noção de representante da sociedade está entre as noções mais caras dentre suas funções, pois as demandas sociais, os interesses da coletividade e dos grupos devem ser objeto de análise dos vereadores e de seus assessores na elaboração de projetos de leis, os quais devem ser submetidos ao voto da assembleia (câmara municipal). Dessa forma, são responsáveis pela elaboração, discussão e votação de leis para a municipalidade, propondo-se benfeitorias, obras e serviços para o bem-estar da vida da população em geral. Os vereadores, dentre outras funções, também são responsáveis pela fiscalização das ações tomadas pelo poder executivo, isto é, pelo prefeito, cabendo-lhes a responsabilidade de acompanhar a administração municipal, principalmente no tocante ao cumprimento da lei e da boa aplicação e gestão do erário, ou seja, do dinheiro público.”

    Veja mais sobre “Qual é a função do vereador?” em: https://brasilescola.uol.com.br/politica/funcoes-vereador.htm

  3. Infelizmente a maioria desses vereadores ja tem vários mandatos contribuindo principalmente para interesses próprios e de grupos aliados deixando de votar projetos de interesses coletivos, desrespeitando seus eleitores que infelizmente nao sao reconhecidos pelos seus votos.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade