Feira de Santana

Cachorros abandonados estão adoecendo e trazendo riscos à comunidade 

Moradores buscaram apoio em associações protetoras de animais, mas foram informados que não há espaços para os bichinhos.

11/10/2023 às 19h56, Por Jaqueline Ferreira

Compartilhe essa notícia

Animais abandonados no Jomafa ft Ed Santos Acorda Cidade2
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Moradores de Feira de Santana relataram na manhã desta quarta-feira (11), o abandono constante de animais na Rua Lopes Rodrigues, no Conjunto Jomafa. Ele relataram ao Acorda Cidade, que vários cachorros são deixados para trás, sob riscos de acidentes, perambulando entre os veículos e proliferando doenças, já que muitos deles não estão vacinados. 

Animais abandonados no Jomafa ft Ed Santos Acorda Cidade2
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Viviane Cardoso afirmou que muitos animais da rua estão doentes, necessitando de ajuda. Em uma rua há em torno de sete cachorros, em bando, que chegam a assustar os moradores.

Animais abandonados no Jomafa ft Ed Santos Acorda Cidade2
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Nós estamos de coração partido, os animais estão aqui expostos, causando acidentes, tem muitos animais que estão doentes, precisando de um auxílio, de uma ajuda, sem falar que, o pessoal que faz atividade física, aqueles que vão trabalhar de bicicleta, esses animais atacam essas pessoas, eles não estão vacinados, então estão causando grande risco para a comunidade, além das enfermidades que estão tendo”, relatou. 

De acordo com a moradora, dois cachorros já foram atropelados e estão bastante adoecidos, inclusive, um dos animais está com suspeita de cinomose. 

Animais abandonados no Jomafa ft Ed Santos Acorda Cidade2
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Ela contou ao Acorda Cidade, que já buscou apoio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), com a Associação Protetora dos Animais (APA), mas foram informados que não há vagas para receber os animais.

“Ele grita a noite inteira sentindo dor, então isso comove o coração da gente, esses animais de rua. Infelizmente já entramos em contato com vários setores responsáveis e a informação é que não tem espaço nesses abrigos para animais”, afirmou.  

Animais abandonados no Jomafa ft Ed Santos Acorda Cidade2
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Morador do bairro há 44 anos, Valtemir do Vale revelou que já presenciou muitas pessoas abandonando os animais na via. Ele explica que por haver um estabelecimento de Pet Shop próximo, estimula o abandono dos bichinhos. 

Animais abandonados no Jomafa ft Ed Santos Acorda Cidade2
Foto: Arquivo pessoal

“Aqui é um ponto que tem sempre alguém trazendo animais para vacinar, para medicar e muitos pegam e adotam, então é um espaço que eles abandonam cachorros mesmo que eu já presenciei várias vezes, camarada chega com grandes carros, solta os bichinhos e vão embora”, contou Valtemir. 

Vale ressaltar que no Brasil, desde de 1998, conforme a Lei Federal 9.605/98, o abandono de animais é crime, prevendo três meses a um ano de detenção, nesses casos de maus-tratos. A pena aumenta em casos de violência contra cães e gatos, de 2 a 5 anos de prisão, além disso, subindo de um sexto a um terço se o crime causar a morte do animal.

Com informação do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A sociedade deve agradecer aos protetores, sem os quais essa situação estaria bem mais grave. Graças aos protetores que resgatam, cuidam, alimentam e castram os animais com seus próprios recursos, a situação ainda está minimamente controlada. E ainda tem gente que rechaça a atitude nobre desses protetores que protegem não só a saúde dos animais não humanos, como também a saúde única. Os protetores oferecem um serviço de grande relevância e voluntario à sociedade.

  2. O poder público tem obrigação por lei federal de esterilizar os animais em situação de rua e tbm de pessoas de baixa renda.
    Sim. Existe lei pra abandono mas como pegar quem abandona? A prefeitura da cidade tem obrigação de esterilizar. O que vai diminuir drasticamente a quantidade de população canina e felina. ONGs, protetores independentes e sociedade em geral têm que ir na Câmara atrás dos vereadores pra poderem fazer esse projeto.

  3. A justiça tem muita culpa por não cumprir suas leis que só ficam no papel são covardes não prendem os responsáveis.
    Deveriam colocar várias câmeras no local para pegar os infratores.Gente desgraçada ds vontade de socar a cara.

    1. Também concordo que o poder público deveria se responsabilizar pela construção e manutenção de hospitais públicos veterinários em todo o país e que a força da lei fosse garantida para casos de maus tratos e abandono. A sociedade pode ajudar melhorando o processo de educação desde criança, ensinado a amar e cuidar dos animais e da natureza. Não é só uma questão de ser bonzinho, mas de cuidado com a vida, inclusive do próprio ser humano, pois doenças transmissíveis para os seres humanos é uma realidade. Outra questão é que a indústria farmacêutica veterinária é extremamente cara! Nem os cuidadores dão conta de arcar com os valores. Além disso, outra parte do poder público, é promover mutirões de castração, para a diminuição progressiva dessa população. Vejam que cada um tem seu papel, mas nossos altos impostos deveriam ser bem utilizados, pois o descaso com a natureza e suas criaturas é o reflexo de como a sociedade vem encarando o valor da vida de um modo geral: algo sem importância.

  4. Quero informar a vcs q em * Salvador não tem Hospital Veterinario*soube q esta em Construçao! Vivemos a mesma Revolta e Comoçao vendo os animais p aqui ,abandonados😔Mas digo tbm q podemos fazer nossa parte,cuidem deles.Até q se tenha uma soluçao definitiva.Eu ja tenho 3 gatos q trouxe da rua.🥰🙏

  5. Engraçado, os animais são abandonados e são eles que colocam a comunidade em risco!!!! Vdd mesmo? E quem os abandonou? Foi o ser humano e ele não coloca a sociedade em risco, com sua péssima atitude……..o ser humano tá virando um lixo! Desculpa, mas de ” ser humano” não tem NADA!!!!!

  6. É uma tristeza ler uma notícia desta! Estes cães não têm culpa de serem abandonados. Pior é qdo são atropelados como li, e um deles chorando de dor. Se não conseguem apoio de slguma entidade, que alguma família faça lar temporário e ajude.

  7. As pessoas sempre colocando os pobres animais em último lugar, se fossem pessoas não os deixariam!! É um absurdo criminoso!!!
    São as melhores criaturas, leais, fiéis e só dão amor e carinho, são anjos inocentes, de maneira alguma merecem o abandono!!
    Se eu pudesse adotaria todos!!
    Esta gente que abandonou os animais vai pagar muito caro!!!

  8. Em Bicas na cidade perto de Belo Horizonte os animais de ŕua são tratados pela prefeitura muito bem,até banho eles tomando.
    Sr
    Prefeito se é seu interesse por que não pergunta ao prefeito de Bicas o que ele é o sr.nao sabe fazer.
    Aprende com ele.

  9. Aqui em Simões filho não é diferente não, temos muitos animais cachorros, gatos até de grande porte como cavalo, burro muito triste vê-los feridos, revirando lixos e ainda sendo mal tratados pelos humanos incomodados com eles transitando, muito triste
    Infelizmente não temos política cuidando para isso nao acontecer

  10. Não precisa ser Protetor de Animais para ajudar esses animais abandonados. É necessário fazer um trabalho de conscientização sobre crimes de maus tratos e abandono de animais e implantação de micro Chips nos animais para controlar e descobrir os autores dos crimes de abandono desses inocentes. Outro detalhe é que as pessoas ao invés de jogar comida no lixo para favorecer o surgimento de ratos, devem alimentar esses cachorros vítimas do abandono, pois quem gosta de passar fome e sede??? Pensem nisso antes de condenar os animais vítimas do abandono, e lutem para punir criminalmente os verdadeiros culpados por abandonar, pois os animais não são brinquedos e muito menos, produtos descartáveis, pode ter certeza que eles tem sentimentos e amor.

  11. Os animais com sarna basta fazerem uma vaquinha e dar simparic os com dor os veterinarios da cidade podem ajudar e fome todos podem dar um prato de comida , agua ñ ajuda quem nao quer .
    Eles podem viver bem qdo todos ajudarem com comida agua e cadtracoes falem com o prefeito se unam , O povo unido é mais forte

  12. QUEM TEM QUE TOMAR ATITUDE É O MINISTÉRIO PÚBLICO DE FEIRA , ENQUADRANDO A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL PARA RESOLVER A QUESTÃO! CONSTRUIR CANIL , DAR ASSISTÊNCIA MÉDICA VETERINÁRIA E PROMOVER CASTRAÇÃO DOS ANIMAIS DE RUA!! PROTETORES E ONGS NÃO TEM CONDIÇÕES!! CABEM PROTETORES E OBG DE FEIRA ACIONAR O MINISTÉRIO PÚBLICO!

  13. As ONGS precisam de ajuda, estão superlotadas e o poder público não cumpre o seu papel, assim como a sociedade. Vamos nos unir, tem a ONG patinhas de rua que acolhe muitos bichos e está passando por dificuldades financeiras, vamos ajudar pq daí eles podem acolher mais animais , assim como as pessoas tem q aprender ter responsabilidade com seus animais

  14. Que comunidade egoísta!…Poderia praticar a solidariedade e ajudar essas pobres criaturas…que foram abandonadas por pessoas desumanas!

  15. A culpa é do municipio de nao faz campanha de castraçao gratuita, a unica maneira de diminuir os animais de rua ….cobrem do municipio e fazem valer a legislaçao de abandonar é crime e multa. Voces nao votaram no prefeito e vereadores ,? Cobrem . Castrar é um ato de amor e responsabilidade da administraçao que é responsavel.

  16. As pessoas precisam ter mais ATITUDE, ficam esperando protetores e ongs, que estão superlotados, ir lá é resgatarem. Qualquer um pode fazer isso, sei que as coisas são difíceis mas deixar o animal lá , sofrendo é que não dá. Como conseguem ver um animal uivando, chorando de dor e deixar lá ??? Pelo amor né?

  17. Os moradores podem se juntar para ajudarem esses animais. Ficar esperando os órgãos públicos ou protetores de animais que já estão abarrotados não ajuda em nada.
    Unindo forças podem castrar os animais e cuidar na rua mesmo promovendo o que é conhecido como “cão cidadão”. Cuidar dos animais é dever de todos. É possível conhecer uma comunidade pela forma como trata os animais. Pequenos passos de cuidados podem fazer muita diferença. Importante cobrar o poder público o que lhes cabe, mas não dá pra esperar eternamente.

  18. Ninguém é capaz de coçar o bolso , fazer uma vaquinha e tentar salvar pelo menos 1 animal? Vê sentindo dor, não é capaz de dar um comprimido de dipirona enrolado num pedaço de pão? O mundo é feito de AÇÃO, não de lamentação.

  19. Bom dia. Vocês que moram aí, se juntem, façam uma vaquinha e vão socorrendo os animais. Prestando socorro a esses que foram atropelado .

  20. Nossa ,e a Prefeitura não pode fazer nada pelos fofinhos?E vcs não se juntam e tratam esses que precisam de cuidados urgente?Amo os animais ,não consigo ver eles sofrendo,cidades próximas não tem ONGS?Respeitar e cuidar dos bichinhos é um ato de amor!!

  21. AS ongs estão cheias se unam construam casas ,levem o veterinário, vacinem,adotem os animais são vítimas desses sentem fome ,sede ,dor sejam “humanos” os animais são seres vivos e sentem tudo que nós sentimos.Se cada morador fizer um pouco já ajuda.

    1. Verdade Adriana o problema é que mais fácil reclamar do que agir. Ninguém faz nada. Se cada um adotasse um animal destes a realidade seria outra.
      Estás matérias são inúteis. Fazem mal aos animais.
      Tem alguém aí para ajudar ou só para reclamar?

  22. Essa população de Feira de Santana deveria tomar vergonha na cara e ajudar os animais abandonados. Tem medicamentos que vc pode comprar e medicar. É só ir num pet shop,casa de ração que as pessoas entendem e indicam a medicação. Não precisa ser veterinário pra indicar e nem ter faculdade. No meu bairro ja salvei vários medicando na rua e coloco água e raçao todo dia. Engraçado que bandido é menos perigoso que os pobres animais abandonados. Agente vê que a maioria é idoso. E quem esta metendo o pau nesses animais são pessoas que não gostam. Absurdo total. Eu não sei porque os templos religiosos vivem tão cheio de fiéis,porque a maioria não pode nem ajudar uns seres inocentes. Mas pra coisa errada todo mundo tem dinheiro. Inclusive umas puladinhas de cerca. Depois quando eu falo que prefiro os animais do que muitos seres humanos eu recebo o nome de doida. Prefiro ser doida do que viver em uma sociedade hipócrita que a maioria não sabe fazer o bem

    1. Concordo, daí sobe no altar e falam de Deus ,hipócritas, agora viver o verdadeiro evangelho ,ajudar os animais as pessoas isso eles não fazem

    2. Vc falou tudo. Se cada morador ajudar com um pouquinho alivia. Coloque ração e água p esses coitados. E leve o ao veterinário e comprem medicação. Agora como pode ouvir os bichinhos chorando e não fazer nada? Só de lê o ocorrido meu coração fica apertado. Coloque nas redes socias e pedem ajuda p quem puder, pode aparecer um veterinário de bom coração e outras pessoas q podem contribuir com medicação.

    3. Nada a ver, falou mer…”mãe de pet” cuidam muito bem de seus animais e castram.. justamente quem não é ” mãe de pet” é q desgraçam com a vida dos bichos ..n castram e abandonam

  23. É necessário que o prefeito crie um abrigo com hospital veterinário público mas para isso a comunidade precisa se mobilizar. Em Salvador existe! É uma questão urgente e necessário pois apesar da boa vontade e empenho as associações contam muito pouco com o apoio financeiro do poder público e da comunidade. São verdadeiros heróis e heroínas mas não podem dar conta de tantos animais abandonados e doentes

  24. Falta bastante apoio e colaboração dos setores públicos, só os protetores não dão conta, pelo alto custo financeiro, infelizmente não somos país de primeiro mundo

    1. Falta vergonha na cara, de quem abandona os animais. E como enxugar gelo. Essa gente infeliz nao leva os animais pra castrar! Gente ruim!

  25. No bairro Santo Antônio dos Prazeres é um inferno, muitos cães abandonados, outros com donos e coleiras, ou correntes arrastando pelas ruas. No bairro é muito lixo rasgado, odor fortíssimo de fezes contaminadas. Sinceramente?! Absurdo sem fim, o poder público n resolve, os donos cara de pau piorou, criam os bichos, n alimentam, n castram e os mesmos vivem nas ruas proliferando e rasgando lixos.

    1. Bom dia , e feira toda isso aí é por que não tem uma fiscalização não cumpre a lei que tem aqui no feira 7 não está diferente não é muito cachorro nas ruas muito gato abandonado aqui na minha rua chegou um tempo de ter quase 20 gatos e eu já vi muitos passar aqui nos carros e soltar a caixa com a família toda dos gatos mãe e filhotes os órgãos públicos precisam tomar uma providência os animais sofre e a população também

  26. Culpa dos “pais e mães de pet” que ficam alimentando, fazendo os animais se reproduzir e multiplicar. Pessoas carentes que ficam cuidando de animal como se fosse um filho. Castrem os animais de vcs pelo menos, façam o mínimo pela sociedade!

  27. Aqui era pra ser igual nos Estados Unidos, onde todos os animais de estimação possue chip! Se acontecer alguma coisa com o animal, o dono tem que prestar conta!!

  28. Malditos sejam os que abandonam e maltratam animais inocentes. Que Satanás corroa a alma deles (se é que esse tipo de gente tem) no inferno!

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade