Feira de Santana

Barista representará a Bahia em Campeonato Brasileiro de Latte Art 

Latte art é um método de preparação de café derramando microespuma em uma dose de café expresso e resultando em um padrão ou desenho na superfície do café com leite. 

12/07/2023 às 14h30, Por Jaqueline Ferreira

Compartilhe essa notícia

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O barista Uanderson Bastos Barbosa foi classificado para a segunda etapa do 4º Campeonato Brasileiro de Latte Art com Deleite Naveia. Especialista em café, ele foi escolhido entre os 32 selecionados da primeira etapa, sendo o primeiro representante da Bahia a participar (Veja no final da matéria como ajudá-lo). 

Ele contou que o trabalho do sommelier é a especialização no mundo gastronômico, que cuida, separadamente, da harmonização de alimentos e bebidas e que, a prática também atende a parte dos destilados, como água, azeite e café.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Anderson explica como funciona a arte de realizar desenhos sobre o café e como foi participar da seleção. “A competição de latte arte é uma técnica avançada do barista, ele desenvolve os desenhos dentro de um xícara usando um leite específico. Nessa competição foi feita uma peneira no Brasil todo, eu fiz minha inscrição e foram selecionados 32. Hoje a gente foi selecionado entre esses 32. Represento a Bahia. Agora na segunda etapa, eu vou mandar três trabalhos de desenhos e a votação será online pelo insta da empresa patrocinadora”, explicou.

Foto: Arquivo Pessoal

Após a segunda etapa, onde serão enviados três desenhos para a equipe técnica avaliar, restarão somente quatro finalistas que irão disputar o título em uma avaliação presencial. “São três fases, a primeira já passou, agora a segunda que é mata-mata, vou mandar 3 desenhos e passando de fase, vai para a final. Eu estou tendo suporte de um barista renomado no mundo, Emerson, ele é dono de uma cafeteria no Rio de Janeiro e dá consultoria no Brasil todo. Hoje estou desenvolvendo três desenhos com uma complexidade maior. Então são desenhos que estou fazendo escondido, para não apresentar. Vou lançar semana que vem”, disse.

Contando com apoio da cafeteria onde trabalha, de amigos, colegas e familiares, Anderson agradece pelo incentivo, fala sobre a premiação e o reconhecimento dos trabalhadores da área. “O prêmio eles deixam como surpresa, mas um desses prêmios é levar para o Mundial de Latte arte, esse ano vai ter na Grécia. A ideia também é fazer com que o nosso Nordeste seja visto. Que temos profissionais capacitados e prontos para competições fora do mundo”, diz o sommelier ao Acorda Cidade. 

“Saber corretamente a torra do café, uma extração correta, uma máquina calibrada, a gente extrair um café no tempo certo. Ainda mais o café da Chapada Diamantina, de Piatã, cafés maravilhosos”, explica o barista trazendo boas dicas para se preparar um bom café no capricho.

Vote em Uanderson

Para finalizar ele convoca as pessoas para votarem na sua arte nos próximos dias através do Instagram @NAVEIA e finaliza trazendo sua expectativa para essas próximas etapas do concurso. “Estou animado, motivado, muito feliz por estar entre os 32. Já venci uma barreira. Eu já venho trabalhando há muitos anos, mas o que me motivou foi minha família, minha esposa e as outras pessoas que eu admiro no mercado de trabalho. Eu venho me preparando há muito tempo. Esse ano é o momento de ganhar experiência na competição, se for campeão, consequência, mas aí a gente só tem que aprender”, finalizou. 

Foto: Divulgação

Para acompanhar o trabalho desenvolvido poir Uanderson, siga o Instagram @wansommelier. Por lá também serão divulgadas as datas, a votação e os resultados das etapas.

Com informações do Repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade