Bando Anunciador 2023

Bando das Baraúnas confecciona chapéus de palha para festejar no próximo domingo (9)

"Até quinta vamos dar uma palhinha aqui no bairro, para poder fazer o esquenta”, conta organizador.

06/07/2023 às 06h58, Por Jaqueline Ferreira

Compartilhe essa notícia

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

No próximo domingo (9), acontece o Bando Anunciador, manifestação cultural e popular da cidade de Feira de Santana, onde as pessoas se reúnem para festejar, fantasiadas ou não. A festa profana marca os festejos da padroeira da cidade, Nossa Senhora Santana e une pessoas de vários bairros nas principais ruas do centro da cidade. A concentração acontece a partir das 6h da manhã, em frente ao Centro Universitário de Cultura e Arte de Feira de Santana (Cuca).

Um dos organizadores do Bando das Baraúnas, Edilson Barbosa Ribeiro comentou em entrevista ao Acorda Cidade sobre a expectativa para festejar no domingo. “Estamos na espera de que venham muitas pessoas enfeitadas de fantasia e também com as camisas e chapéus do nosso bando. A gente colocou o bando como um grupo de caipiras, então a gente vem com camisas quadriculadas e com o chapéu de palha”, explicou. 

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

A organização das camisas e a confecção dos chapéus personalizados já estão a todo vapor. Edilson conta que todo ano a produção cria uma música para embalar a festa. “Todo ano a gente faz uma música e esse ano ela vem buscando à saudade do Bando anunciador. Porque teve essa pandemia, então ficamos suspensos por três anos. Até quinta vamos dar uma palhinha aqui no bairro, para poder fazer o esquenta”, conta.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

De acordo com ele, entre músicos e foliões a estimativa é de 800 a mil pessoas saindo do bairro. “A gente sai na micareta, geralmente fazemos algumas atividades aqui no bairro, temos também alguns grupos que fazem muito pelo bairro”, disse.

Ainda de acordo com Edilson, a prefeitura encaminhou informações essa semana com regras do que pode e o que não pode ser realizado durante os festejos. Como a presença de carroças e de vendas de algumas bebidas, à exemplo.

O grupo buscou patrocínio para produzir o evento e o café reforçado que será servido antes da saída do bairro para o centro da cidade. “A parceria com o Cuca não tem, eles dizem o dia e nós corremos atrás para poder fazer a nossa festa. Eles dizem que não tem apoio de nada, porque o governo da Bahia não entra nisso e a prefeitura ajuda muito pouco”, disse em entrevista ao Acorda Cidade.

De acordo com o diretor do Cuca, Aldo Morais, não existe por parte dos órgãos públicos um repasse de recurso direto, mas que a sociedade e os órgãos em geral são convocados e atuam juntos para a produção da festa. “Muito recurso é empregado para que o Bando aconteça, como a contratação de banheiros químicos, a mobilização do pessoal técnico, guarda municipal, fiscais, corpo de bombeiros, Samu e tudo isso é recurso. Nós temos 120 policias militares no dia dando suporte as atividades. O que nós não temos e nunca houve é recurso passado diretamente aos grupos. Isso tem haver muito com a característica dos festejos, que é um evento de participação espontânea; por isso a gente não tem recurso direto”, explica.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O diretor ainda reforça a participação de várias secretárias da cidade no planejamento do evento. “A gente chama os diferentes órgãos, Polícia Militar, Samu e secretarias de Prevenção a Violência, de Saúde, de Cultura, dentre outras. Tentamos reunir esse grupo de entidades para pensar em conjunto e planejar o Bando”.

Para finalizar, Edilson convocou as pessoas que participarão dos festejos no domingo. “Eu vou pedir ao nosso grupo que venha com alegria. São três anos sem o Bando, como fala a música, muita saudade. Eu creio que venha todo mundo com muita alegria, para gente fazer do nosso Bando o melhor de todos. Com certeza, o bairro vai parar, vamos tomar nosso café da manhã e vamos subir a partir das 6h da manhã”, finalizou.

Leia também: Suspenso por três anos, Bando Anunciador será realizado no próximo domingo (9)

Com informações do Repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

dia das mães

Centro comercial

Presidente do Sindicato do Comércio diz que horário especial para o Dia das Mães ainda não está definido

Segundo o presidente do Sindicato do Comércio, o Feiraguay já confirmou o horário especial. Restam as lojas do centro comercial....

29/04/2024 às 22h53

Paróquia Nossa Senhora de Fátima

Feira de Santana

Católicos iniciam festividades do Dia de Nossa Senhora de Fátima

Nesta terça-feira, dia 30, iniciam as missas e durante esse período festivo estão programadas diversas atividades religiosas.

29/04/2024 às 22h03

Amfa - Associação de Mães e Filhos Autistas

Abril Azul

Associação presta serviço com multiprofissionais para crianças autistas em Feira de Santana

No mês da Campanha Abril Azul, o Acorda Cidade conversou com os especialistas, mães e pessoas que fazem a organização. ...

29/04/2024 às 20h39

menino vende sequilhos para comprar bicicleta

Feira de Santana

Garotinho de 9 anos, do distrito da Matinha, vende sequilhos para comprar bicicleta

Atualmente, Hebert vende sequilhos a pronta entrega e também recebe encomendas, com o objetivo de realizar os sonhos.

29/04/2024 às 20h26

Velório

Luto

Sob forte comoção, vítimas de trágico acidente em Ribeira do Pombal são veladas em Feira de Santana

As vítimas retornavam de um evento de motocicletas que aconteceu neste final de semana na cidade de Paulo Afonso.

29/04/2024 às 18h00

O livro dos espíritos

Feira de Santana

Câmara promove solenidade em homenagem ao Dia Municipal do Livro dos Espíritos, nesta terça (30)

O evento contará com palestras de representantes que farão exposição sobre os aspectos que formam o Espiritismo.

29/04/2024 às 15h59

image

Rádio acorda cidade