Feira de Santana

Atividades da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla são realizadas em Feira de Santana

De acordo com a vice-diretora da unidade, vários estudantes que fazem parte do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual, foram aprovados em instituições de ensino superior.

22/08/2023 às 16h33, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Caminhada da Apae
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Teve início ontem (21) e segue até a próxima segunda (28), a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

A data foi instituída pela Lei nº 13.585/2017 e visa o desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional, combatendo o preconceito e a discriminação.

Caminhada da Apae
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Em Feira de Santana, duas atividades foram marcadas na manhã desta terça-feira (22). Estudantes da Escola Municipal do distrito de Bonfim de Feira, juntamente com os assistidos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), desfilaram pelo calçadão da Sales Barbosa.

Caminhada da Apae
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Em entrevista ao Acorda Cidade, o coordenador da Apae, Deraldo Gomes destacou a importância do desfile, como forma de mostrar que é necessário também, incluir na sociedade, as pessoas que possuem algum tipo de deficiência.

Caminhada da Apae
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Neste ano, o tema é ‘conectar e somar para construir a inclusão’, e o nosso objetivo é mostrar para a sociedade de Feira de Santana e cidades circunvizinhas, a importância da pessoa com deficiência, o trabalho que é realizado com eles, e da potencialidade que estas pessoas com deficiência tem. A gente não pode descartar simplesmente uma pessoa com deficiência, não devemos excluir da sociedade”, informou.

Caminhada da Apae
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

De acordo com Deraldo Gomes, a caminhada é uma realização da própria Apae.

Caminhada da Apae
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Esta é uma caminhada promovida pela própria Apae, junto com seus colaboradores. Somos todos nós que juntos, fazemos a Apae acontecer. Este é um evento nacional, e hoje aqui, estamos com o apoio da Fanfarra da Escola Municipal de Bonfim de Feira e dos nossos assistidos, além de colaboradores. Devemos ter aqui em média de 350 até 400 pessoas envolvidas direta ou indiretamente”, disse.

Caminhada da Apae
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Além da caminha no centro da cidade, o coordenador da Apae informou que outras atividades já estão programadas para acontecerem durante a semana.

Caminhada da Apae
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Nós vamos ter um passeio no shopping, teremos um passeio no Parque da Cidade, atividades internas com os nossos assistidos dentro da instituição, além de uma programação no clube do Sindicato dos Bancários, eles nos cederam o espaço para levarmos todos os nossos assistidos e fazer uma bacana programação. E no dia 28 de agosto, teremos ainda uma palestra exclusiva com uma profissional falando da importância da tecnologia assistiva, para o desenvolvimento e a melhora das pessoas com deficiência. Hoje no Brasil existem várias leis em prol das pessoas com deficiência, uma das coisas que a gente cobra, é justamente que estas leis sejam cumpridas. Existe a lei de cotas, a lei de vagas nas escolas, a lei que diz que as pessoas precisam de apoio e que isso seja garantido através dos governos, então tudo isso é o que a gente busca como objetivo”, concluiu.

Caminhada da Apae
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Uma outra programação também foi realizada no Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP-DV). Em entrevista ao Acorda Cidade, a vice-diretora da unidade, Gisélia Eloi informou os principais objetivos das atividades.

CAP-DV
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“O principal objetivo é incluir estas pessoas na sociedade, assim como as outras deficiências, é um público específico ‘DI’, que são pessoas com Deficiência Intelectual. A deficiência múltipla inclui as diversas deficiências, desenvolve uma deficiência visual mais uma deficiência intelectual. Nós aqui do CAP-DV Jonatas Teles de Carvalho, além de atendermos pessoas com deficiência visual, nós temos o público com deficiência física e auditiva. Este evento é justamente para mostrar a visibilidade também destas pessoas com deficiência múltipla ou intelectual, como mais um público que precisa ser incluído dentro da nossa sociedade”, explicou.

CAP-DV
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Segundo Gisélia, ao mesmo tempo que se torna um benefício ter a integração na sociedade, existe um desafio, que é da população enxergar a pessoa, como um ser humano normal, não diante das limitações.

“Nós temos inúmeros benefícios, principalmente na questão da integração, o próprio desenvolvimento de cunho pedagógico, mostrar as potencialidades que estes indivíduos possuem, mas ainda assim, perpassam pela sociedade, deles enxergarem como um público que possui esse potencial a ser desenvolvido, não apenas voltar com o olhar exclusivamente para a limitação”, disse.

CAP-DV
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Mercado de trabalho

Ao Acorda Cidade, a vice-diretora do CAP-DV, informou que o mercado de trabalho está abrindo as portas, mas é necessário que sempre haja uma parceria com as instituições.

“O mercado de trabalho está se abrindo. Nós estamos agora por exemplo com um professor do IFBA, e ele está abordando o empreendedorismo inclusivo, justamente para pessoas com deficiência, ele trata de uma inclusão digital, que é uma temática, uma efervescência nesse período de pandemia e que é oportuno. Embora tudo isso precisa ser realizado em parcerias, parceria com as universidades, instituições que desenvolvem um trabalho de atendimento educacional e especializado. O ambiente de trabalho também precisa estar acessível, seja com recursos computacionais, recursos de materiais, pessoas capacitadas que posam preparar estas outras pessoas, para que assim, elas possam entrar no mercado de trabalho”, enfatizou.

De acordo com Gisélia, vários estudantes que fazem parte do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual, foram aprovados em instituições de ensino superior.

“O acesso acadêmico também tem se aproximado cada vez mais destas pessoas. Há pouco tempo, logo no início do ano letivo, nós tivemos aprovação de vários estudantes aqui do CAP-DV em instituições de ensino superior, como UFRB, FTC, Uefs, então nós estamos também estreitando as relações, para que juntos, possamos facilitar ou tornar acessíveis estes alunos a ingressarem em instituições, até porque os materiais também precisam ser adaptados, os alunos precisam de um acolhimento mais próximo destas instituições”, informou.

Com informações dos repórteres Ed Santos e Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Praça da Matriz

Feira de Santana

Sindicatos e movimentos sociais realizam programação em comemoração ao Dia do Trabalhador na Praça da Matriz

O evento acontece a partir das 8h30 e contará com feira de produtos oriundos da agricultura familiar e apresentações musicais....

30/04/2024 às 17h05

Rua Tupinambás - Mangabeira

Feira de Santana

Buracos deixam ruas nos bairros Mangabeira e Conceição interditadas há mais de um mês

Nos dois bairros, muitas residências estão correndo risco de desabar devido às estruturas comprometidas. Os alagamentos romperam as manilhas.

30/04/2024 às 12h49

Ex-vendedor ambulante e ex-jogador de futebol, realiza palestra motivacional de como conquistar clientes nesta terça (30)

Evento Gratuito

Ex-vendedor ambulante e ex-jogador de futebol, realiza palestra motivacional de como conquistar clientes nesta terça (30)

O evento gratuito será realizado às 19h desta terça-feira (30) na sede da Acefs.

30/04/2024 às 11h55

Imposto de renda

Feira de Santana

Universidade em Feira de Santana oferece serviço gratuito para Declaração de Imposto de Renda

Ação acontece às segundas-feiras, das 15h às 17h, e às quartas-feiras, das 9h às 12h, por ordem de chegada.

30/04/2024 às 11h47

Card

Feira de Santana

I Quermesse Solidária do Dispensário Santana será realizada neste sábado (4) em Feira de Santana

O Dispensário Santana é uma instituição sem fins lucrativos que tem a missão de evangelizar, educar, proporcionar saúde e promoção...

30/04/2024 às 11h15

Secretaria de Saúde - Foto - Ney Silva - Acorda Cidade

Feira de Santana

Dez mortes por gripe Influenza foram registradas neste ano em Feira de Santana

Uma das principais formas de evitar a doença é através da vacinação.

30/04/2024 às 10h48

image

Rádio acorda cidade