Feira de Santana

Árvores serão manejadas no canteiro da avenida Fraga Maia

Intervenção necessária para o avanço das obras de implantação da ciclovia.

30/09/2023 às 11h55, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Fraga Maia
Foto: Valdenir Lima/Secom

As obras de implantação da ciclovia na avenida Francisco Fraga Maia se aproximam da etapa final. Mais de 60% dos serviços de pavimentação já foram concluídos. Os próximos passos são dar continuidade à relocação de postes para atender o projeto luminotécnico e a implantação das sinalizações vertical e horizontal.

Nesta fase dos trabalhos, se faz necessário o manejo de algumas árvores do canteiro central. Algumas espécies, como Sibipiruna e Flamboyant serão transplantadas para outros trechos da própria avenida ou para o Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho, no Feira VII.

Fraga Maia
Foto: Valdenir Lima/Secom

“Entre as 15 árvores que precisam ser manejadas têm também Ficus e Nim, que são espécies exóticas, e a acácia mimosa. São árvores que o sistema radicular causa danos ao pavimento e já dão sinais que podem afetar as vias devido as suas raízes”, explica João Falcão, engenheiro agrônomo e diretor do Departamento de Manutenção de Áreas Verdes.

Fraga Maia
Foto: Valdenir Lima/Secom

João Falcão destaca que a ciclovia está sendo construída com alguns desvios necessários para preservar a arborização já existente. 

“São árvores de importância botânica e ambiental. E assim que as obras forem concluídas, mais 60 mudas de árvores serão plantadas no canteiro da Fraga Maia, sendo elas das espécies Escova de Garrafa e Felício”, acrescenta.

Fraga Maia
Foto: Valdenir Lima/Secom

MOBILIDADE 

A ciclovia está sendo implantada com piso em concreto armado e será dotada de sinalizações horizontal e vertical. Os investimentos do Governo Municipal vão garantir aos ciclistas um ambiente muito mais seguro para a mobilidade e prática esportiva.

O novo espaço de mobilidade tem no total 2,2 quilômetros de extensão. A ciclovia tem início nas proximidades do viaduto e segue até o cruzamento da avenida Fraga Maia com a rua Tijuca.

As informações são da Secretaria de Comunicação Social

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ciclovia chegando e não se vê um semáforo na Fraga Maia, o trecho da Academia Excise e que é próximo a escola Thiane precisa urgente de um semáforo alí.

  2. Espero que não morram, igual as que plantaram na semana passada na Nóide, e que passando de carro dá para ver que muitas já morreram desidratadas. Nota-se falta de planejamento para melhor época para o plantio, sem contar o desleixo, deixando mudas recém plantadas sem rega. É o dinheiro público mais uma vez indo pelo ralo. Não vou nem comentar a atrocidade que é a remoção dessas árvores tanto na Nóide quanto na Fraga Maia.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade