Feira de Santana

Arquidiocese de Feira de Santana realiza I Simpósio Canônico contra abuso de menores em igrejas

Ao Acorda Cidade, o arcebispo metropolitano de Feira de Santana chamou a atenção sobre o papel da igreja.

30/10/2023 às 11h58, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Simpósio
Foto: Reprodução

Aconteceu entre os dias 23 e 25 de outubro, o I Simpósio de Direito Canônico sobre os abusos contra menores dentro de igrejas.

O evento foi promovido pelo Tribunal Eclesiástico da Província Eclesiástica de Feira de Santana.

Ao Acorda Cidade, o arcebispo metropolitano de Feira de Santana, Dom Zanoni Demettino Castro chamou a atenção sobre o papel da igreja.

Simpósio
Foto: Reprodução

“A igreja é chamada a cuidar, zelar, a proteger cada homem, cada mulher, toda pessoa humana. É preciso tocar as feridas, esse é o momento valioso e importante, não só para Feira de Santana, mas para toda a nossa província eclesiástica”, afirmou.

Segundo o presidente do Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de Feira de Santana, padre Gerson Figueiredo, o Simpósio também teve o objetivo de seguir o documento do Papa Francisco: “Vos estis lux mundi”, que na tradução, “Vós sois a luz do mundo”.

Simpósio
Foto: Reprodução

“Vivenciamos, o primeiro Simpósio de Direito Canônico com o tema dos abusos de menor e vulnerável na igreja. Na verdade nós estamos tratando do combate ao abuso de menor e vulnerável da igreja, a luz do documento do Papa Francisco, ‘Vos estis lux mundi’. O objetivo desse simpósio é portanto, tratar dos instrumentos que a igreja tem para enfrentar essas questões do abuso, essa questão tão dolorosa do abuso dentro da igreja, e um dos grandes instrumentos, é exatamente esse documento do Papa Francisco, que é inclusive o documento no qual, o Papa Francisco solicita que as dioceses criem as ouvidorias e tragam ali, portanto, uma legislação acerca do procedimento para a instituição dessas ouvidorias. A nossa realidade é de tribunal, propõe entre outros elementos que sejamos capazes de fomentar junto as nossas dioceses, as paróquias, aos padres, aos membros da vida consagrada religiosa, debates que tragam essa sensação e essa certeza de que a igreja de fato, com toda a coragem que ela tem, tem investido fortemente no combate ao abuso de menor e vulnerável”, concluiu.

O Simpósio foi transmitido pela plataforma do YouTube.

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade