Feira de Santana

Após repercussão negativa por pedir minuto de silêncio para autor de feminicídio, vereador pede perdão: "fui bastante infeliz"

Após esse pedido, o vereador Jhonatas Monteiro expressou seu repúdio à proposta de homenagem ao acusado de feminicídio.

27/03/2024 às 18h09, Por Iasmim Santos

Compartilhe essa notícia

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Na última terça-feira (26), durante a sessão da Câmara Municipal de Feira de Santana, o vereador José Carneiro (MDB) solicitou um minuto de silêncio em homenagem a Mackeyb Oliveira, inspetor da Guarda Municipal de Araci, suspeito de matar sua esposa e posteriormente cometer suicídio. O pedido, no entanto, foi negado pela Câmara e repudiado pelo vereador Jhonatas Monteiro (Psol).

José Carneiro justificou sua solicitação alegando que o suspeito era uma figura querida na cidade e que o ato teria sido resultado de um “momento de fraqueza”.

“Eu queria pedir a vossa excelência, que no final desta sessão, a gente possa fazer um minuto de silêncio em homenagem ao cidadão Mackeyb, que infelizmente cometeu um crime, mas era uma pessoa querida nessa cidade. Todo ser humano tem momentos de fraqueza e eu tenho certeza que com Mackeyb foi um momento de fraqueza. E eu gostaria de prestar essa homenagem ao irmão do advogado Hércules, que infelizmente matou a esposa e se suicidou, Mackeyb Oliveira”, pontuou.

Após esse pedido, o vereador Jhonatas Monteiro expressou seu repúdio à proposta de homenagem ao acusado de feminicídio.

“Quero falar sobre um absurdo que aconteceu no início desta sessão, um colega pediu um minuto de silêncio a um sujeito que não vou nem sequer mencionar. Ele pediu um minuto de silêncio a um sujeito que assassinou a companheira, eu não acredito ser cabível, especialmente no mês de março, marcado pelo Dia Internacional das Lutas das Mulheres, a Câmara Municipal conceder um minuto de silêncio em relação a isso. Se houver minuto de silêncio deve ser em homangem a Geisa de Assunção Santiago, de 42 anos, barbaramente assassinada. Quero deixar meu repúdio. Felizmente, o minuto de silêncio não ocorreu, mas mesmo assim deixo meu repúdio”, concluiu.

Arrependimento

Entretanto, a repercussão negativa foi imediata sendo reproduzida por diversos veículos de imprensa, levando o vereador José Carneiro a se retratar na sessão. Em pronunciamento na Câmara e também por meio de um vídeo divulgado nas redes sociais, Carneiro reconheceu seu equívoco e pediu desculpas, especialmente à família de Geisa de Assunção Santiago, vítima do feminicídio.

“Fui bastante infeliz quando quis prestar homenagem a um cidadão que tirou a vida de sua esposa e em seguida tirou a própria vida. Quero ser solidário à família de Geisa. Sou casado, tenho filhas, tenho netas, tenho amigas. Quero nesse momento reconhecer o erro cometido, pedindo perdão, pedindo desculpas, em especial para as mulheres de Feira de Santana”, declarou o vereador em um vídeo.

Cofira também nota divulgada pela Câmara Municipal de Feira de Santana

Reconhecendo ter cometido um equívoco, ao solicitar um minuto de silêncio do Poder Legislativo para o guarda municipal de Araci, Bahia, autor de um feminicídio, em Feira de Santana, o vereador José Carneiro (MDB) pediu desculpas, em pronunciamento na sessão de hoje (27) da Câmara. Ele se dirigiu aos seus pares no Legislativo e a toda a sociedade, mas especialmente à família de Geisa de Assunção Santiago, vítima do assassinato e esposa do servidor público.

A homenagem póstuma, na verdade, não foi cumprida, mas gerou grande repercussão, mesmo assim, na mídia e redes sociais. “Quem me conhece, sabe que meu caráter jamais permitiria fazer alusão a qualquer ato criminoso. Mas errei e assumo o meu erro”, declarou o vereador. Ele explicou que o fato se deu devido a um histórico de boa relação com a família do acusado, muito anterior ao fato. “No afã de lembrar de alguém com quem tive convivência familiar, cometi este grande equívoco. Qualquer ser humano está sujeito a erros e acertos. E feliz é aquele que reconhece e sabe dar a mão à palmatória, quando erra. Por isso, peço perdão à todos”, disse o vereador.

O parlamentar agradeceu aos diversos veículos de imprensa que já cederam espaço e veicularam sua retratação pública. “Assim como comunicaram o meu erro em suas notas, deram o espaço para veicular minhas desculpas. Na vida pública estamos expostos a críticas e elogios. E ninguém erra querendo, mas tentando acertar”, explicou José Carneiro.

Leia também:

Guarda municipal mata a esposa e tira a própria vida em Feira de Santana

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Será que esses vereadores não têm o que fazer não? Tantos problemas na cidade e eles ficam pedindo minuto de silêncio!! A resposta vai estar nas urnas para esse tipo de agente público incapaz!

  2. Normal na câmara de vereadores de Feira, formado por vereadores cheio de ego, despreparados e incapazes de realizar um bom trabalho. O nome deveria ser câmara da vergonha de feira de santana. E gritaria, ofensas, agressões, esse é o nivel dos nossos vereadores. E se puder fazer algo p prejudicar a cidade, eles fazem!

  3. Essa turma é assim. Falam asneiras, alimentam o publico alvo, depois vem com videozinho de arrependimento.
    Infelizmente tem muita gente que pensa igual esse vereador, ele quis atigir esse publico pois as eleições está próxima. Agora vem com esse papinho manjado de ” sou casado, pai avo”.
    Me poupe vereador.

  4. Só não vê quem não quer. Esses vereadicos,***, voltados aos interesses próprios, sequer atentam para que estão nos cargos. Estão todos, *** andando pró município. Acorda, cidade. Nunca votei e nunca votarei ***.

  5. Bozolino não erra nunca. O script tá certinho. Faz *** e depois posta o videozinho de desculpas fafajutas.Fora esse bode e sua turma : Cobé e Zé Ronaldo.

  6. Com a reforma da casa, sugiro que escrevam, entre parênteses e ao lado da frase “Casa da cidadania”, a frase: “contém ironia”… Ou simplesmente substituam o nome para “Tenda circense”. 😒

  7. Gostaria de saber se essa mulher pertencesse ao núcleo familiar desse indivíduo, se ele também pediria um minuto de silêncio para o assassino. Olha o tipo dos representantes do povo na Câmara. Sem comentários…

  8. Parabéns Sr Vereador, essa é a prova inequívoca de que vocês não estão nem aí para o clamor público e nem, tampouco, sensíveis aos problemas da sociedade. Se o Sr tivesse vergonha de verdade, não pediria desculpas, mas renunciaria ao seu mandato e nunca mais seria candidato, mas… Viva a Terra Brasilis, pois a câmara de vereadores de Feira de Santana é um verdadeiro tablado de circo, sem ofender a todos que trabalham no circo, pois os palhaços estão fora do centro do picadeiro, os palhaços é a população feirense que vota e elege esses pesos inócuos que ludibriam e pouco produzem para a sociedade

  9. Esse e o brasil pais onde poucos tem personalidade ,se o cidadão cometeu uma loucura ,claro Q E repudiavel. Mas quem era esse cidadão antes ,,

    1. Homem de verdade não muda sua palavra,antes de agir devemos sempre pensar bem antes.
      Pois um homem falar uma coisa e depois retirar por que um ou outro achou ruim,não é homem de verdade.
      Sua opinião é sua,e não deve ser mudada por outrem,.
      A mídia é uma câmera focada na vida de todos hoje em dia,se errar já era.
      Ficou feio pra vc José Carneiro. Antes tivesse ficado calado. Homens de verdade sustentam tudo o que dizem,mas vindo de una classe de políticos tá tudo certo.

  10. “” a boca fala do que o coração tá cheio “”, poderia usar esse minuto de silêncio para ficar calado. Se arrependeu por causa das críticas, mas tinha conhecimento do que estava falando, é o típico pensamento mesquinho e machista.

    Minuto de silêncio para a VÍTIMA.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade