Feira de Santana

Aplicativo que promove saúde em Feira Livre é o vencedor do X-Mission

O aplicativo dos alunos da Unex incentiva a consciência sanitária dos feirantes e clientes em Feira de Santana.

10/12/2022 às 09h59, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Promoção da saúde através de melhorias nas condições sanitárias e educação na Feira Livre da Estação Nova em Feira de Santana, esse é o objetivo da equipe “Higieniza Feira” que conquistou o 1º lugar no projeto integrador de saúde X-Mission do Centro Universitário de Excelência (Unex).

O resultado foi divulgado na quarta-feira (07), pela banca avaliadora formada por profissionais de saúde, empreendedorismo e desenvolvimento, após as equipes participantes realizarem as apresentações.

Foto: Divulgação

Em segundo lugar ficou a equipe “Mapeando Animais de Tração” e classificado em terceiro “Farma SUS”, também projetos que inovarão e solucionarão problemas relacionados à saúde do município.

O líder da equipe ganhadora, Demétrius Soares Lima, estudante do curso de Educação Física da Unex, explica um pouco sobre a iniciativa inovadora da equipe. “A alimentação saudável influencia na saúde das pessoas, como por exemplo, com a ingestão de frutas e verduras de qualidade; então decidimos que seria a feira livre, um ambiente super importante no município, na qual identificamos que os maiores problemas são a limpeza e higienização, sendo o principal o descarte inadequado do lixo”.

Após a identificação da situação, a equipe formulou as propostas para solucionar esse transtorno do local. “A limpeza é feita pela prefeitura sem eficiência porque os feirantes descartam de forma inadequada o lixo, dificultando a higienização correta. A ideia é incentivar os feirantes através de um aplicativo, já que hoje todos usam as redes sociais, a realizarem o descarte num único local de forma correta e organizada para facilitar o recolhimento do material descartável e perecível pela prefeitura”, disse.

Aplicativo ‘Nossa Feira’ traz mais qualidade de vida

O aplicativo ‘Nossa Feira’ tem o objetivo de conscientizar sobre a higienização da feira, cuidados com os alimentos, manutenção do espaço e minimizar o aparecimento de doenças. Funcionaria como uma vitrine virtual para o feirante e segundo as informações do estudante, teria duas modalidades: uma para o vendedor contendo um checklist focado em higienização e limpeza e, outra para o comprador, que teria um perfil fiscalizador, com comentários e curtidas.

“Quando o cliente fosse comprar no feirante poderia dar sua pontuação confirmando se o local é limpo e vende materiais de qualidade. O proprietário teria espaço para fazer seu cadastro, fazer a descrição do negócio e de seus produtos e colocar os dados da banca. O importante é tratar e vender bem num espaço organizado para conseguir mais curtidas da população. Se a banca não for atrativa, ninguém vai dar uma qualificação boa. Estaremos promovendo o bem-estar para os feirantes, clientes e moradores ”, comentou.

Demétrius aproveitou para agradecer a Unex, aos professores e à orientadora do projeto. “A proposta do X-Mission é excelente, pois estimula desde a graduação a busca por soluções de problemas, o pensar em saúde e no coletivo. Geralmente na faculdade os estudantes focam apenas em estudar e tirar uma nota boa para ser aprovado e se formar. Tenho certeza que vamos ser profissionais mais humanos, cuidadosos e que não pensam apenas em dinheiro. Teremos uma visão multidisciplinar e multiprofissional”, destacou satisfeito o profissional do futuro.

“Estou satisfeito com o desenvolvimento dos alunos que demonstraram preparação para cuidar da saúde da população, que será impactada com o projeto tanto no âmbito social, ambiental e econômico. Estamos incentivando o empreendedorismo, novas ideias, o aprendizado em ambiente tecnológico e preparando os profissionais do futuro com Skills de inovação”, disse o embaixador do X-Mission e coordenador do curso de Sistemas da Informação da Unex, faculdade em Feira de Santana, Fabrício Oliveira.

A equipe que ficou em primeiro lugar é formada pelos alunos Demétrius Soares Lima, Flávia do Rosário, Guilherme Reis, Janaina Fernandes, Pedro da Mata, com a orientação da professora Verena Pires Leal Libe. Eles conseguiram desenvolver o projeto através de uma pesquisa de campo qualitativa focada em observação, análise e interpretação dos resultados. Foram realizadas visitas ao local com aplicação de questionários, pesquisas e estudos.

Como funciona o X-Mission

O X-Mission, lançado pela Unex em setembro deste ano, tem o objetivo de reunir acadêmicos, mentores, profissionais de saúde e comunidade em um projeto inovador com foco na melhoria da qualidade de vida e saúde da população feirense. O projeto X-Mission será realizado em três grandes etapas. Esta, intitulada Maratona de Ideias, foi a primeira com a competição de geração de ideias criativas. Hackathon (desenvolvimento de ideias inovadoras) e Innovation Talk (oportunidade de captação de investimento para ideias/soluções) estão previstas para acontecerem no próximo ano.

Estão envolvidos na ação alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Biomedicina, Fisioterapia, Farmácia, Psicologia, Nutrição, Odontologia, Medicina Veterinária e Educação Física. De acordo com Marcly Amorim Pizzani, reitora da Unex, “o projeto reflete o compromisso da instituição na formação de profissionais éticos, humanos e inovadores que buscam entender os desafios da sociedade”, ressaltou.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e TelegramPauseUnmute

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade