Feira de Santana

Apae retoma atendimentos à população de Feira de Santana

Os serviços estavam suspensos desde o dia 19 de junho.

27/06/2023 às 16h04, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Apae de Feira de Santana
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Feira de Santana, voltou a atender a população nesta terça-feira (27), após ter suspendido os serviços por falta de repasses de recursos do Ministério da Saúde, que são feitos pela prefeitura, e verbas de subvenção da Câmara de Vereadores.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o coordenador de prevenção à saúde da Apae, Deraldo Azevedo informou quem cerca de 10% já tinha sido repassado ainda na semana passada, mas o restante do montante está sendo transferido aos poucos.

Apae de Feira de Santana
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“A questão dos 10%, eles já tinham repassado na semana passada e foi correspondente ao mês de abril, em relação ao mês de maio, o pessoal do Fundo Municipal de Saúde já me ligou dizendo que deve estar realizando o crédito ainda hoje, tanto que ligaram para confirmar o número da conta, mas ainda existe um valor que é bem maior, correspondente ao período de março de 2019 até junho de 2020, o que totaliza em torno de 1 milhão e 840 mil reais, vamos verificar como vamos fazer para receber este dinheiro na conta”, informou.

Diante da falta de repasse, os atendimentos estavam suspensos desde o dia 19 de junho.

“Nós já nos reunirmos com a diretoria e resolvemos voltar com os atendimentos, lembrando que a partir da próxima segunda-feira, dia 3, é um novo mês, então já devemos estar encaminhando para o Fundo Municipal de Saúde com os recibos, todas as documentações e verificar se não vai ter atrasos com estas verbas que são enviadas mensalmente para a manutenção da instituição. Atualmente somos três unidades aqui em Feira, esta do Centro, temos uma no Jardim Cruzeiro próximo da AABB e uma outra que é o Centro de Atenção Especializado que atende as pessoas com 14 anos acima, com oficinas profissionalizantes”, informou.

Ao Acorda Cidade, Deraldo Azevedo contou que cerca de 2.500 atendimentos mensais são realizados na Apae.

“Nós não atendemos apenas o município de Feira de Santana, mas também outros 46 municípios que fazem parte da nossa relação, então é uma média de 2.500 atendimentos por mês que são realizados pela instituição”, finalizou.

Por conta da grande repercussão que isso causou, um grupo de funcionários da Apae esteve na manhã desta terça-feira (27) na Câmara Municipal de Vereadores, solicitando apoio, para que a prefeitura possa liberar todos os recursos.

Apae de Feira de Santana
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Segundo o vereador Emerson Minho (DC), a instituição deveria receber um dinheiro em uma única cota, mas a mesma foi dividida em parcelas.

“Esta é uma situação muito complicada, e por isso nós formamos uma comissão com alguns vereadores para tentar entender o que é que está acontecendo aqui na cidade de Feira de Santana. É uma verba carimbada, foi de R$ 2 milhões e 800 mil, e que segundo relato do senhor Cláudio, mais de R$ 1 milhão e 800 mil, foram divididos em parcelas, mas que as mesmas ainda não foram pagas. Esse dinheiro era para ser pago de uma única vez e agora nós queremos saber do prefeito por que isso não aconteceu. Vale salientar que a prefeitura é apenas um órgão intermediador, porque este dinheiro não sai do cofre da prefeitura, é um dinheiro do Ministério da Saúde”, argumentou.

Apae de Feira de Santana
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Ainda de acordo com o vereador, uma reunião será realizada com o prefeito Colbert Martins.

“Esta comissão se não me falha a memória, é composta por 8, 9 vereadores e a presidente da Câmara, Eremita Mota, já pediu ao líder do governo para agendar uma reunião com o prefeito. Caso nada seja resolvido, nós iremos acionar o Ministério Público Federal, já que se trata de verba federal”, concluiu.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Leia também: Sem receber recursos do SUS, Apae suspende atendimentos à população

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Rapaz que tragédia esse prefeito não gosta mesmo de pagar a ninguém, deixa as coisas chegarem ao colapso pra tomar uma atitude soltar as migalhas uma verba que nem da prefeitura é, era apenas repassar, todos sabem a importância que a APAE tem. Mas colbert é colbert inimigo da saúde, da educação e gerador de empregos e secretárias de enfeites!

  2. Triste Colbert que não gosta de pagar ninguém o dinheiro vem do ministério da saúde para repassar as entidades e o Sr Colbert atrasar ou pagar pacerlado nenhuma cidade merece um gestor desses Deus e mais.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade