Flifs 2023

Alunos do Colégio Santo Antônio participam da 16ª Flifs 2023

O Colégio se destacou ao montar uma exposição no mês de julho em homenagem a Juraci Dórea.

25/09/2023 às 18h13, Por Jaqueline Ferreira

Compartilhe essa notícia

Feira do Livro 2022
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

O Festival Literário de Feira de Santana (Flifs), começa nesta terça-feira (26) e segue até o domingo dia 1º de outubro, na Praça Padre Ovídio. Em sua 16ª edição, a feira traz múltiplas linguagens da literatura e da arte, através do tema ‘Literatura e Sertão: o bicentenário da Independência da Bahia no Brasil’.

Este ano, o evento vai homenagear através desse universo o artista plástico da terra Juraci Dórea e Chico Pedrosa, poeta popular brasileiro. Uma das novidades nessa reverência é a participação do Colégio Santo Antônio, unidade particular que também integra a feira e que estará contando a vida e a história do artista feirense.

Poliana Magalhães, coordenadora do colégio, contou que o convite para participar da Flifs veio através da organização do evento, por conta da excelência do trabalho realizado durante a quermesse em julho, que homenageou Juraci Dórea e contou também com a sua presença.

Foto: Brenda Filho/Acorda Cidade

“Alunos do grupo 2 ao 5º ano, estudaram cada série um tema e produziram releituras, cordéis, esculturas a partir do trabalho de Juraci, expomos internamente e teremos a partir desta semana a honra de expor para Feira de Santana e região. Professores e alunos estudaram, trabalharam e a partir das obras de Juraci, recriaram”, relatou.

Ao Acorda Cidade, na manhã desta segunda-feira (25), a professora contou que a participação dos alunos tem o objetivo de comungar entre diversos leitores, dar visibilidade ao trabalho de arte realizado na escola e principalmente resgatar o valor do Sertão, das belezas do lugar e mostrar o quanto deve-se valorizar a cultura da região.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“A nossa missão é sempre desenvolver habilidades, formando esses cidadãos para entender, conhecer essa cultura e em cima disso produzir conhecimento, esse trabalho para gente é um grande orgulho, porque o que nós produzimos vai ser mostrado a um nível muito maior do que foi internamente na escola. E vai ajudá-los perceberem que o que eles aprendem na escola, tem uma função social para o conhecimento produzido dentro da escola”, avaliou.

No dia de abertura da Flifs, os estudantes do ensino médio já irão participar com apresentação de palco, às 14h15, com o tema ‘O Quinze pelo Sertão de Juraci Dórea’. Segundo Poliana, os estudantes já estão ansiosos para contribuir, desta vez, não como visitantes, mas como expositores.

“Participar de uma feira como essa é sempre muito importante e isso gera ansiedade, vontade de estar, mostrar e compreender a partir de outro olhar, porque uma coisa é a gente participar da Flifs como visitante, como apreciador e outra coisa é participarmos como expositores, então estamos mostrando um trabalho que foi produzido com muito cuidado, muito carinho por eles. O lugar muda e quando muda, isso gera uma expectativa muito grande”, contou em entrevista ao Acorda Cidade.

Durante todos os dias da Flifs, um estande estará montado com as produções feitas pelos próprios alunos do colégio. A professora explica que as aulas não param nestes dias, pois foram selecionados em torno de dois estudantes por turno.

“Os meninos entraram numa campanha de doação de livros para a feira e a gente reitera o convite, não somente para as famílias de quem vai expor, mas às famílias em geral para visitar a Flifs que tem uma programação muito diversificada”, pontuou.

Foto: Reprodução

Carinhosamente chamada de ‘Feira do Livro’, a Flifs traz uma vasta programação nos espaços, como a Fliquinha e a Praça do Cordel, além das apresentações culturais e lançamentos de livros, como também exposições, contação de história, apresentação de documentários, espetáculos teatrais, entre outras atividades que é possível conferir neste link aqui.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade