Feira de Santana

“Água não tem não, mas o nosso recibo já está na mão”; moradores fazem mais um protesto contra a falta de água na Matinha

Os moradores relataram que já estão com o recibo de novembro.

20/10/2023 às 07h36, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Moradores da comunidade de Jacu no distrito da Matinha em Feira de Santana realizaram uma manifestação desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feira (20), para reclamar sobre a falta de água no local.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O distrito tem sido alvo de muitas queixas da falta de água e segundo os moradores do Jacu, há 30 dias que não cai água nas torneiras. Eles estão passando muitas dificuldades e até a escola está liberando as crianças mais cedo devido a falta de água.

Uma moradora relatou que durante todo este tempo somente dois carros pipas foram enviados, mas que a água não foi suficiente para atender a todos.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Os manifestantes protestaram com garrafas, baldes e também versos sobre a situação enfrentada: “Embasa, água não tem não, mas o nosso recibo já está na mão”, “Embasa, cadê a nossa água; a escola do Jacu, já está quase parada”.

A moradora Maria Eunice salientou ao Acorda Cidade que mesmo sem água, os recibos não deixam de chegar.

“Já temos o recibo de novembro e água nada”, declarou.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

A moradora Arlinda Vitória disse que mora há mais de 50 anos na comunidade, que o local é tranquilo, mas que a falta de água dificulta muito o dia a dia.

“Tive que pegar água para fazer o café na casa do vizinho, sem água fica muito difícil”, declarou.

O que diz a Embasa:

Em atenção à reportagem, informamos que o sistema integrado de abastecimento de Feira de Santana está operando em sua capacidade limite e, com a antecipação das altas temperaturas e o consequente aumento do consumo, em outubro, a empresa tem registrado a ocorrência de falta de água por período prolongado em algumas localidades rurais da zona norte de Feira e em alguns municípios atendidos.

Atualmente, a empresa está executando a última etapa da ampliação do sistema que abastece Feira e região que consiste na ampliação da captação em Pedra do Cavalo e estação de tratamento de água, em Conceição da Feira. O investimento é de R$ 75,6 milhões e vai aumentar a capacidade produção de água tratada em 50%. No entanto, este empreendimento estruturante não produzirá seus benefícios neste verão. Por isso, a Embasa está atuando para conter perdas na rede distribuidora, combatendo o roubo de água pelas ligações clandestinas e agilizando a correção de vazamentos na rede pública.

Nos distritos rurais, a Embasa vem ajustando a distribuição de água e realizando o abastecimento alternativo através de carros-pipa em pontos mais críticos. Especificamente para Matinha, a empresa está implantando uma nova linha distribuidora de reforço. Também já está em andamento a avaliação das contas dos usuários da área, com vistas a efetivar suspensão de cobrança nos casos pertinentes.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Leia também:

Deputado esclarece a falta de água recorrente em diversos bairros de Feira de Santana

Altas temperaturas: Embasa afirma que vai direcionar recursos de abastecimento para as localidades mais necessitadas

Ao som de samba de roda, moradores da Matinha protestam contra falta de água: “Dona Embasa para de desculpinha”

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Essa empresa é uma piada! Absurdo o que acontece com a embasa e sempre com as mesmas desculpas de anos que nunca é resolvido! As contas, se eles pudessem mandava até a do próximo ano pq é sempre assim. Paga a conta de outubro e já tem a de novembro e dezembro pra pagar…
    Tem que fazer manifestação mesmo. Como que pode a escola ter que liberar as crianças porque não tem agua? Isso é absurdo! a empresa ganha milhões em faturamento e não investe em quem precisa? Podem reclamar mesmo! Vão pra porta da sede da embasa em Feira de Santana fazer panelaço la na frente!

    1. Player wey,vc está certo,e depois se não conseguisse resolver com a empresa,levava todos os documentos pra justiça,eles se dizem corretos na cobrança e o povo errado em não pagar,como é que a pessoa vai pagar por um serviço em que eles nao estao tendo por que a empresa já deixou a desejar?,e é obrigação da empresa no cumprimento do serviço?,pra aumentar as taxas de serviço foram rápidos,mas pra o serviço em que todos pagam estão fazendo isso?,lamentavel,tá uma vergonha.

    1. Você sabe quem é o prefeito de Feira de Santana? Não sabe né mesmo? Outra informação pra você ficar atualizado e não passar vergonha, ele foi reeleito ganhou do candidato do PT, então as pessoas já sabiam quem era ele, portanto passei as informações pra você, é só pesquisar, deixa o Lula fora disso, ele não governa a cidade de Feira de Santana. Estou te falando já que você não sabe a diferença entre presidente, governador e prefeito.

  2. A Embasa tem o monopólio estatal da distribuição de água, portanto não tem o que fazer. É nisso que dá quando o serviço é prestado pelo Estado. É pagar calado mesmo sem o serviço, e rezar pra água voltar um dia.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade