Feira de Santana

Agentes comunitários vão à Câmara para cobrar aprovação de novo piso para a categoria

O projeto entrou na pauta para ser lido na manhã de hoje, mas ainda deverá sofrer alterações até ser votado.

02/08/2022 às 12h22, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

Agentes comunitários de saúde compareceram à Câmara de Vereadores, na manhã desta terça-feira (2), para cobrarem celeridade na aprovação do projeto de lei de autoria do Executivo, que pede a aprovação do piso salarial de dois salários mínimos para a categoria. O projeto entrou na pauta para ser lido na manhã de hoje, mas ainda deverá sofrer alterações até ser votado.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Feira de Santana, Nelson do Rosário, esclareceu que o governo federal aprovou em maio deste ano a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 120, garantindo aos agentes o piso nacional.

“O salário atual da categoria é R$ 1.550. Com a aprovação da PEC os agentes comunitários podem receber dois salários mínimos. E nós estamos aqui nessa busca ativa para aprovação desse projeto para termos o direito de receber dois salários mínimos aqui em Feira de Santana, fazendo valer a emenda constitucional 120, aprovada no dia 5 de maio. Nós já temos a lei 3614, que dá direito ao agente comunitário a receber o piso salarial nacional em Feira de Santana. Como esse reajuste veio onerando os encargos sociais, a prefeitura foi obrigada a fazer esse projeto para ter a liberação da Câmara”, informou.

Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

O sindicalista afirmou ainda que será preciso fazer algumas alterações e encaminhamentos dentro do projeto.

“O projeto veio seco tirando a insalubridade e o direito de aposentadoria especial, mais os incentivos. Então nós colocamos isso com os vereadores. Os da base do governo entenderam e também vão fazer emendas para que o projeto passe sem problema. O valor do piso nacional hoje é de dois salários mínimos e toda vez que o salário mínimo aumentar, nós teremos o nosso reajuste, que aí a gente entende que é nossa carta de alforria. Entrou na pauta para ser lido hoje, depois vai para as comissões, que nós já pedimos urgência, tanto a de Justiça quanto a de finanças, e eles vão acelerar o passo para tentar votar até o dia 8, em primeiro e segundo turno na Câmara e sairemos vitoriosos, visto que a folha fecha dia 10, e os agentes vão receber o novo piso dia 25 ou 30 de agosto”, explicou.

Ele destacou também que atualmente o município tem 1.800 agentes comunitários atuando, com a função de acompanhar a população em suas necessidades básicas de saúde.

“O agente comunitário de saúde acompanha desde a gestação até a terceira idade. Acompanhamos as mulheres grávidas desde primeiro trimestre, a criança em seu crescimento, desenvolvimento, como peso e altura, observamos a alimentação, a vacina, os adultos a gente direciona para tomarem as devidas precauções e também os idosos na questão de remédios e alguma possível patologia, para fazermos os encaminhamentos. Nós trabalhamos com o indivíduo, desde o nascimento até a morte.”

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Lembrando que essa PEC 120 se refere também aos Agentes de Combate às Endemias, que inclusive estavam presentes também nessa sessão!!! As Emendas serão necessárias e torcemos que nosso Gestor tenha a sensibilidade de sancionar esse Projeto após passar pela aprovação na Câmara de Vereadores!!

Mais Notícias

Cras Jardim Acácia

Feira de Santana

Moradores reclamam do atendimento no Cras Jardim Acácia: “sistema fora do ar e apenas 10 fichas pela manhã"

O serviço havia sido suspenso há dois dias por conta da indisponibilidade do sistema.

08/05/2024 às 09h37

Temporais no Rio Grande do Sul

Solidariedade

Campanhas Solidárias de Feira de Santana recolhem doações para ajudar Rio Grande do Sul

Estão recebendo água, roupas, alimentos, colchões, cobertores, agasalhos, itens de higiene e ração animal, sapatos, entre outros itens.

08/05/2024 às 09h28

Protesto

Feira de Santana

Moradores do bairro Pedra do Descanso realizam protestos após demissão de enfermeira no USF II

Segundo os moradores desde a segunda-feira (6), a unidade de atendimento está fechada devido aos protestos.

08/05/2024 às 09h18

Eleitores dormem na fila para garantir atendimento no último dia de prazo para regularizar o título no TRE

Feira de Santana

Eleitores dormem na fila para garantir atendimento no último dia de prazo para regularizar o título no TRE

Quem tem o cadastro biométrico pode realizar a regularização através do Autoatendimento Eleitoral até o prazo desta quarta (8).

08/05/2024 às 08h28

Igreja recebe doações para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul; veja como ajudar

Ponto de arrecação

Igreja recebe doações para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul; veja como ajudar

O recebimento de doações comecará nesta sexta-feira (10).

08/05/2024 às 06h25

Presidente do Sindesp rebate APLB sobre pagamento dos precatórios e dispara: "Os professores só querem receber o dinheiro deles"

Feira de Santana

Presidente do Sindesp rebate APLB sobre pagamento dos precatórios e dispara: "Os professores só querem receber o dinheiro deles"

Hamilton Ramos também rebateu a fala de que o sindicato, por conta própria, estaria tentando “vender” ao banco o valor...

07/05/2024 às 20h40

image

Rádio acorda cidade